Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFilemon, Orley Olavo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1906268385763602eng
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170eng
dc.contributor.referee1Chaveiro, Eguimar Felício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540141505352914eng
dc.contributor.referee2Alves, Miriam Fábia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002600044640352eng
dc.contributor.referee3Garcia, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831714384003160eng
dc.contributor.referee4Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.date.accessioned2019-11-22T18:11:18Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationFilemon, Orley Olavo. Centro de ensino em período integral (CEPI) em Goiás: o enisno médio de tempo integral em Goiânia. 2019. 346 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4391-
dc.description.resumoEsta tese analisa a implantação dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) de ensino médio em Goiás, em especial na cidade de Goiânia. Como objetivo geral, analisou as políticas de implantação dos CEPIs em Goiás e o seu contexto de criação, destacando os aspectos administrativo, político e pedagógico. O problema que direcionou esta pesquisa está expresso nas seguintes questões: As escolas de tempo integral de ensino médio têm, nos documentos oficiais (federal e estadual), um fundamento normativo amparado pela concepção da Educação Integral? A proposta em curso tem se estabelecido como ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ou responde a um entendimento de educação integral? Existe formação omnilateral nos CEPIs? Que políticas de Educação Integral são desenvolvidas nos CEPIs? A proposta pedagógica dos CEPIs se aproxima da formação integral do sujeito na perspectiva omnilateral? A metodologia adotada pelos professores nos CEPIs proporciona a materialização da proposta de formação humana omnilateral? Quanto a metodologia usada nesta pesquisa, utiliza-se a pesquisa qualitativa, pois apresenta características que colaboram para o desenvolvimento deste estudo, destacando-se, dentre elas, fonte direta dos dados, o ambiente natural, no caso desta pesquisa os CEPIs com todos os elementos constituintes. Ao longo desta pesquisa, a coleta de dados foi constituída com base em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação direta não participante. Participaram desta pesquisa 116 alunos(as), 30 professores(as) e 20 gestores(as), todos pertencentes aos 07 CEPIs selecionados de Goiânia. A escolha dos sujeitos desta pesquisa se deu considerando a importância deles na efetivação da política de educação em tempo integral na escola. Foram selecionadas 07 escolas de Goiânia para a pesquisa de campo, os critérios de seleção foram: serem de Goiânia e iniciados seus trabalhos no período integral em 2013, ano que teve início em todo estado de Goiás o período integral. Quanto aos resultados, o estudo/investigação mostrou que as políticas de implantação dos CEPIs estão consubstanciadas numa parceria entre o público e o privado, confirmando a tendência do Estado na implementação de políticas neoliberais educacionais, que formulam novas formas de gestão pública tendo como referência a gestão privada. Considerando os resultados obtidos no trabalho de campo, afirmamos que os CEPIs apresentam-se como escolas de tempo integral com ampliação da jornada escolar, ou seja, com uma dinâmica curricular diferente, com maior número de disciplinas, mas com um ensino fragmentado entre teoria e prática, não se constituindo, portanto, como uma escola que desenvolve educação integral. Também os CEPIs não apresentam qualidade que seja referenciada, pois no desenvolvimento deste trabalho verificamos que a qualidade que se tem nos CEPIs está diretamente ligada à lógica das incorporações empresariais, ou seja, à busca por eficiência, produtividade, competitividade, redução de custos e à busca incessante por resultados. Acreditamos que a ampliação da jornada escolar, como acontece nos CEPIs, deve ser repensada para que essa ampliação possa não só aumentar o tempo de permanência no espaço escolar. Defendemos que essa ampliação seja uma concepção de educação, de formação humana, fundamentada na perspectiva omnilateral e na politecnia, constituindo-se assim educação integral.eng
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the policies for the implementation of the Secondary Education Center (CEPIs) in Goiás, especially in the city of Goiânia. The general objective is to analyze the implementation policies of the CEPIs in Goiás and its context of creation, highlighting the administrative, political and pedagogical aspects. The problem that led to this research is expressed in the following questions: the full-time high school schools have, in official documents (federal and state), a normative basis supported by the concept of Integral Education, the current proposal, has it been established as an extension of the student's stay in school or respond to an understanding of integral education? Is there allround training in ECECs? What Integral Education policies are developed in CEPIs? Does the CEPI pedagogical proposal approach the integral formation of the subject in the omnilateral perspective? The methodology adopted by the teachers in the CEPIs provides the materialization of the proposal of omnilateral human formation? Regarding the methodology used in this research, I used the qualitative research, because it presents characteristics that contribute to the development of this study, highlighting, among them, the direct source of data, the natural environment, in the case of this research the CEPIs with all the constituent elements. . Throughout this research, data collection was based on bibliographic research, documentary research, questionnaires, semi-structured interviews and direct non-participant observation. Participated in this research 116 students, 30 teachers and 20 managers, all belonging to the 07 selected CEPIs of Goiânia. The choice of the subjects of this research was given considering their importance in the implementation of the full-time education policy at school. Seven schools from Goiânia were selected for our field research, the selection criteria were: to be from Goiânia and started their work full time in 2013, the year that started in the whole state of Goiás full time.The study / research showed that the implementation policies of the CEPIs are based on a partnership between the public and the private sector, confirming the tendency of the State to implement neoliberal educational policies, which are to formulate new forms of public management. as a reference to private management. Considering the results obtained in the fieldwork, we can say that the CEPIs present themselves with full-time schools with extended school hours, that is, with a different curricular dynamics, with a greater number of disciplines, but with a fragmented teaching between theory and practice, thus not being constituted as a school that develops integral education. Also the CEPIs do not present quality that is referenced, because in the development of this work, we verified that the quality that is had in the CEPIs, is directly linked to the logic of the business incorporations, that is, the search for efficiency, productivity, competitiveness, cost reduction and the incessant search for results. We believe that the expansion of the school day, as it happens in the CEPIs, must be rethought, we need that this extension can not only increase the time of permanence in the school space. We defend that this expansion is a conception of education, of human formation based on the omnilateral perspective and on the polytechnic, thus, being constituted as integral education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-11-22T18:11:18Z No. of bitstreams: 1 Orley Olavo Filemon.pdf: 10253974 bytes, checksum: a06a62f4e358fb94f26579bbf366e7a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T18:11:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Orley Olavo Filemon.pdf: 10253974 bytes, checksum: a06a62f4e358fb94f26579bbf366e7a3 (MD5) Previous issue date: 2019-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14017/Orley%20Olavo%20Filemon.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Integral. Ensino Médio. Omnilateralidade. Politecniapor
dc.subjectIntegral education; High school; Omnilaterality; Polytechniceng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleCentro de ensino em período integral (CEPI) em Goiás: o enisno médio de tempo integral em Goiâniaeng
dc.title.alternativeFull-time Education Center (CEPI) in Goiás: the full time middle school in Goiâniaeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orley Olavo Filemon.pdf10,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.