Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Adriana Ataíde de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2845588554715322eng
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176eng
dc.contributor.referee1Vedoin, Gilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7713269557624152eng
dc.contributor.referee2Ferreira, Elizete Albina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661eng
dc.date.accessioned2020-01-13T17:54:44Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationOliveira, Adriana Ataíde de. Arte da sedução em tempos hipermodernos na literatura, de João Gilberto Noll, e no filme Demolição, de Jean-Marc Vallée. 2019. 119 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4411-
dc.description.resumoEsta dissertação estuda os apontamentos que identificam as características que compõem a identidade hipermoderna na obra de João Gilberto Noll: A Máquina de ser, sendo escolhidos os contos “No dorso das horas”, “Convívio” e “A máquina de ser”, e no filme Demolição, de Jean-Marc Vallée. As imagens dos corpus, com seus discursos, norteiam as análises sobre as seguintes temáticas: hipermodernidade, vazio, poder, liquidez, consumo, individualismo extremo e sedução. São temas entrelaçados, apesar de terem estéticas diferentes, mas também aproximadas. A fase da modernidade flui para a hipermodernidade em que os estudos partem de conceitos dos anos de 1970 até a pós-modernidade. O objetivo geral é identificar os elementos estéticos que compõem a identidade hipermoderna nos contos de Noll e no filme Demolição. As questões levantadas sobre os elementos estéticos nos contos e do filme em análise e sobre quais as relações que as obras têm com os conceitos de sedução na fase hipermoderna retratam as hipóteses. Há uma personalização do vazio no qual a teoria hipermoderna lipovetekyana sustenta o modo de existir no mundo do homem contemporâneo. Os resultados mostram as artes comparadas na hipermodernidade que desencadeiam as noções estéticas das caracterizações temáticas, em que o objeto artístico passa pelo transestético no espaço e tempo, com personalidades que se identificam com o homem hipermoderno, socialmente hedonista e de narcisismo extremoeng
dc.description.abstractThis dissertation studies the notes that identify the characteristics that compose the hypermodern identity in the work of João Gilberto Noll: The Machine of being, being chosen the tales “In the back of the hours”, “Conviviality” and “The machine of being”, and in Demolition, by Jean-Marc Vallée. The images of the corpus, with their speeches, guide the analysis on the following themes: hypermodernity, emptiness, power, liquidity, consumption, extreme individualism and seduction. They are intertwined themes, although they have different aesthetics, but also approximate. The phase of modernity flows into hypermodernity in which studies move from concepts from the 1970s to postmodernity. The overall goal is to identify the aesthetic elements that make up hypermodern identity in Noll's short stories and in the movie Demolition. The questions raised about the aesthetic elements in the short stories and the film under analysis and about the relations that the works have with the concepts of seduction in the hypermodern phase portray the hypotheses. There is a personalization of emptiness in which the lipovetekyan hypermodern theory supports the way of existing in the world of contemporary man. The results show the comparative arts in hypermodernity that trigger the aesthetic notions of thematic characterizations, in which the artistic object goes through the transesthetic in space and time, with personalities that identify with the hypermodern man, socially hedonistic and extreme narcissism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-01-13T17:54:44Z No. of bitstreams: 1 Adriana Ataíde de Oliveira.pdf: 1996873 bytes, checksum: 49dff462f9f1483a8cc773ed69213fd2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-13T17:54:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Ataíde de Oliveira.pdf: 1996873 bytes, checksum: 49dff462f9f1483a8cc773ed69213fd2 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14103/Adriana%20Ata%c3%adde%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEstéticas comparadas. Hipermodernidade. Sedução. Vazio extremopor
dc.subjectComparative aesthetics. Hypermodernity. Seduction. Empty extremeeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleArte da sedução em tempos hipermodernos na literatura, de João Gilberto Noll, e no filme Demolição, de Jean-Marc Valléeeng
dc.title.alternativeArt of seduction in hypermodern times in literature, by João Gilberto Noll, and in the film Demolição, by Jean-Marc Valléeeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Ataíde de Oliveira.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.