Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMata, Beatriz Guimarães da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719011881670246eng
dc.contributor.advisor1Roure, Glacy Queiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9023988496973401eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee2Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2591284191781967eng
dc.date.accessioned2020-01-23T14:08:23Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationMata, Beatriz Guimarães da. A constituição do sujeito e o infantil na psicanálise. 2019. 111 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4413-
dc.description.resumoEsta dissertação trata-se de um estudo teórico a respeito da constituição do sujeito e do infantil em psicanálise. A delimitação desse objeto foi realizada a partir de um amadurecimento teórico promovido, em grande parte, pelos estudos inseridos nas produções realizadas pela linha de pesquisa Educação Sociedade e Cultura do Programa de Pósgraduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; pelo projeto de pesquisa Arte, Psicanálise e Educação: procedimentos estéticos no cinema e as vicissitudes da infância (UFG, PUC-GOIÁS, UEG E UNB) e pelo Entraste (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão dos Fundamentos Litorais entre Linguagem, Psicanálise e Educação/ UFG). Iniciamos a sistematizacão do estudo com a formalização do conceito de sujeito em psicanálise a partir do que Lacan denominou ―retorno à Freud‖. Em seguida tratamos a constituição mesma do sujeito, que é um sujeito subvertido do cogito cartesiano, pois se trata do sujeito do inconsciente, dividido, submetido à lei do significante e à lei do desejo, que se constitui devido à ação estruturante da linguagem e do efeito ordenador da proibição do incesto. Através da noção de estrutura em detrimento da noção de desenvolvimento, tratamos do conceito de infantil, pois o infantil é exatamente o que fica perene a partir do que se estruturou com as operações lógicas do estádio do espelho e do complexo de Édipo, tomado em psicanálise como o que Lacan define como estrutura psíquica. A infância para psicanálise é o tempo da constituição do sujeito, que diz respeito a um tempo histórico e social, já o infantil, está situado fora da temporalidade, representa aquilo que não cessa de se inscrever, que por ser da ordem do inconsciente, tem a consistência de uma presença absoluta, que se repete. Portanto dada a característica do infantil como algo que fica da constituição do sujeito, estabelecemos uma relação com o grafo do desejo, que é um instrumento topográfico elaborado por Lacan para situar os processos lógicos que não se dissolvem com o tempo da existência do sujeito, que evidencia uma retroação constante às marcas do tempo da constituição subjetiva. Por fim, realizamos uma análise do filme Onde fica a casa do meu amigo? (1987) de Abbas Kiarostami na perspectiva da relação Cinema/Psicanálise. O filme trata-se uma obra com elementos estéticos e poéticos que nos permitiu ―bordejar o real da infância‖ como lugar da constituição do sujeito, que é marcada pela angústia, pelo trauma; lugar da produção do infantil, que constitui o sujeito submetido à lógica do inconscienteeng
dc.description.abstractThis dissertation is a theoretical study about the constitution of the subject and of the child in psychoanalysis. The delimitation of this object was made from a maturation largely promoted by the studies inserted in the productions carried out by the Research Line Education Society and Culture of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás; by the Art research project, Psychoanalysis and Education: aesthetic procedures in cinema and the vicissitudes of childhood (UFG, PUC-GOIÁS, UEG, and UNB) and by Entraste (Study, Research and Extension Group of the Coastal Foundations between Language, Psychoanalysis and Education / UFG). We started systematization of the study with the formalization of the concept of subject in psychoanalysis, from what Lacan called the "return to Freud." Then we treat the very constitution of the subject, which is a subverted subject of the Cartesian cogito, because it is the subject of the unconscious, divided, subjected to the law of signifier and the law of desire, which constitutes due to the structuring action of language and the ordering effect of the prohibition of incest. Through the notion of structure over the notion of development, we deal with the concept of child, because the child is exactly what is perennial from what is structured with the logical operations of the mirror stage and the Oedipus complex, taken in psychoanalysis as what Lacan defines as a psychic structure. Childhood for psychoanalysis it is the time of the constitution of the subject, which concerns a historical and social time, the child is situated outside of temporality, represents that which never ceases to subscribe, which, being of the order of the unconscious, has the consistency of an absolute presence, which repeat. Therefore given the characteristic of the infantile as something that is constituted by the subject, we establish a relationship with the desire graph, which is a topographic instrument elaborated by Lacan to situate the logical processes that do not dissolve over time. existence of the subject, which evidences a constant retroaction to the time marks of the subjective constitution. Finally, we performed an analysis of the movie Where is my house friend? (1987) by Abbas Kiarostami from the perspective of the Cinema / Psychoanalysis relationship. The film it is a work with aesthetic and poetic elements that allowed us to ―border on the real of childhood ‖as the place of the constitution of the subject, which is marked by anguish, trauma; rather than the production of the infantile, which constitutes the subject to the logic of the unconscious.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-01-23T14:08:23Z No. of bitstreams: 1 Beatriz Guimarães da Mata.pdf: 1334116 bytes, checksum: c22cd23c74c10ce75fa26d8e11a1338a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-23T14:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Beatriz Guimarães da Mata.pdf: 1334116 bytes, checksum: c22cd23c74c10ce75fa26d8e11a1338a (MD5) Previous issue date: 2019-09-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14134/Beatriz%20Guimar%c3%a3es%20da%20Mata.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação, Psicanálise, Constituição do Sujeito, Infantilpor
dc.subjectEducation, psychoanalysis, the constitution of the subject, infantileeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleA constituição do sujeito e o infantil na psicanáliseeng
dc.title.alternativeThe constitution of the subject and the child in psychoanalysiseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Guimarães da Mata.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.