Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4446
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Adelino Ariane: uma experiência de democratização educacional de 2010 – 2016
Título(s) alternativo(s): Adelino Ariane School: an experience of educational democratization from 2010 - 2016
Autor: Oliveira, Clebia Ramos de 
Primeiro orientador: Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes
Primeiro membro da banca: Oliveira, Antônio Evaldo
Segundo membro da banca: Novais, Sandra Nara da Silva
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o modelo de gestão implementado na Escola Adelino Ariane, na cidade de Aparecida de Goiânia. Pretende-se, com essa pesquisa, analisar e compreender alguns apontamentos destacados nos contextos: democrático, social, político e histórico da Escola. O intuito é o de observar a Democratização Educacional 2010 - 2016. A pesquisa está pautada na implantação da Lei Nº 2861/2009, Plano Nacional de Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº9394/96 e a Constituição Federal de 1988. A temática insere-se como pesquisa bibliográfica e documental. O estudo metodológico foi realizado através de técnicas a partir do estudo e análise de bibliografias a cerca do tema proposto e do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar e outros documentos da Escola (PDE), bem como de pesquisas em sites e internet. Buscou apoio em teóricos e obras que corroboraram com a pesquisa, como: Aranha (1996) História da Educação, Ghiraldelli (2000) História da Educação. Chauí (1993) Cultura e Democracia, Demo (2002) Educação E Qualidade, Libâneo (2010) Educação Escolar, políticas, estrutura e organização, Paro (1998) A Gestão da Educação Antes às Exigências de Qualidade e Produtividade da Escola Pública, Chartier (1990), História Cultural – Entre Práticas e Representações, entre outros. A Unidade Escolar tem sido administrada pela transição de gestores ao longo de sua trajetória, o que influenciou o desenvolvimento democrático e pedagógico da escola. Mediante a essa situação, esse estudo se faz necessário, devido às influências e contraposições que a escola Adelino Ariane vem enfrentando ao longo dos anos. Esses apontamentos levam a uma reflexão sobre a legitimidade da educação pública e, também, servem para levantar a seguinte problemática: Quais as representações coletivas que os agentes envolvidos na gestão educacional da Escola Municipal Adelino Ariane fazem da democracia? Com a eleição para diretores, estabelecia-se o início de um processo democrático nas escolas, o que foi uma grande conquista para história da Educação do Município de Aparecida de Goiânia. A escolha do gestor escolar passou a ser um direito adquirido a todos os alunos, funcionários, pais/responsáveis. Essa Proposta Política Pedagógica estabeleceria a interação e a democratização do ensino. Entretanto, na prática não tem sido assim, e este estudo demonstra que um dos grandes desafios em promover o processo de democratização educacional em Aparecida de Goiânia, se encontra ameaçado, pois as políticas educacionais e o processo democrático que deveriam propiciar uma maior autonomia à gestão escolar estão cada vez mais desacreditados, devido à falta de autonomia dos educadores e da escola nas tomadas de decisões
Abstract: This dissertation has as object of research the management model implemented at the Adelino Ariane School, in the city of Aparecida de Goiânia. This research aims to analyze and understand some notes highlighted in the contexts: democratic, social, political and historical school. The aim is to observe the Educational Democratization 2010 - 2016. The research is based on the implementation of Law No. 2861/2009, National Education Plan, Education Guidelines and Bases Law No. 9394/96 and the Federal Constitution of 1988. The theme it is inserted as bibliographical and documentary research. The methodological study was performed through techniques from the study and analysis of bibliographies about the proposed theme and the Pedagogical Political Project and School Regiment and other School documents (PDE), as well as research on websites and internet. It sought support from theorists and works that corroborated the research, such as: Aranha (1996) History of Education, Ghiraldelli (2000) History of Education. Chauí (1993) Culture and Democracy, Demo (2002) Education and Quality, Libãneo (2010) School Education, Policies, Structure and Organization, Paro (1998) The Management of Education Before the Public School Quality and Productivity Requirements, Chartier ( 1990), Cultural History - Between Practices and Representations, among others. The School Unit has been managed by the transition of managers throughout its trajectory, which has influenced the democratic and pedagogical development of the school. Due to this situation, this study is necessary, due to the influences and contradictions that Adelino Ariane school has been facing over the years. These notes lead to a reflection on the legitimacy of public education and also serve to raise the following problem: What are the collective representations that the agents involved in the educational management of Adelino Ariane Municipal School make of democracy? With the election of directors, the beginning of a democratic process in schools was established, which was a great achievement for the history of Education of the Municipality of Aparecida de Goiânia. The choice of school manager has become a vested right for all students, staff, parents / guardians. This Pedagogical Policy Proposal would establish the interaction and democratization of teaching. However, in practice this has not been the case, and this study demonstrates that one of the major challenges in promoting the process of educational democratization in Aparecida de Goiânia is under threat, as the educational policies and the democratic process that should provide greater autonomy for management are increasingly discredited due to the lack of autonomy of educators and the school in decision making
Palavras-chave: Democratização; Gestão Escolar; Poder; Representação; Participação; Conhecimento;
Democratization; School management; Power; Representation; Participation; Knowledge.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Oliveira, Clebia Ramos de. Escola Adelino Ariane: uma experiência de democratização educacional de 2010 – 2016. 2019. 145 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4446
Data de defesa: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clebia Ramos de Oliveira.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.