Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarco, Juliana Alexandra Pereira de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1254608250900840eng
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984eng
dc.contributor.referee1Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046eng
dc.contributor.referee2Silva, Simônia Peres da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010695627511847eng
dc.contributor.referee3Oliveira, Daniele Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2405365578681576eng
dc.contributor.referee4Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694eng
dc.date.accessioned2020-03-12T18:41:55Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationBarco, Juliana Alexandra Pereira de Carvalho. Educação ambiental em espaços escolares: estudo das teses brasileiras no período de 2009 a 2018. 2019. 125 fls. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4452-
dc.description.resumoEsta pesquisa está relacionada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O objetivo geral é descrever e analisar a temática Educação Ambiental (EA) em espaços escolares nas teses publicadas em Programas de Pós-Graduação no período de 2009 a 2018. Os objetivos específicos visam: 1) analisar os documentos norteadores das ações da EA provenientes das conferências internacionais e nacionais; 2) identificar os fundamentos teóricos que tratam da EA nos espaços escolares e dos conceitos de EA, meio ambiente e desenvolvimento sustentável que alicerçaram os trabalhos; 3) descrever as especificidades das teses que compõem este estudo (objeto de investigação, focos temáticos e fontes bibliográficas). A problemática norteadora desta investigação foi assim definida: como se caracteriza a temática EA em espaços escolares nas teses publicadas em Programas de Pós-Graduação no período de 2009 a 2018? Para isso, optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. Os principais autores foram: Loureiro (2004), Reigota (2001), Leff (2010), Dias (2004), Carvalho (2008) e outros. O corpus, composto por 11 (onze) teses, foi selecionado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, a pesquisa mostrou que, nas 11 (onze) teses que compõem o corpus da pesquisa, a maioria delas defende a EA crítica e aponta que a EA nas escolas ainda precisa ser mais bem entendida, devendo ser subsídio para reflexão não apenas da discussão sobre meio ambiente (relação sociedadenatureza, devastação etc.), mas, e sobretudo, de uma discussão mais ampla que exige pensar a sociedade, a base que a sustenta, os propósitos que a alicerçam (expondo falsos discursos, falsas promessas, falsos acordos, por exemplo). Só assim a EA alcançará seu objetivo, que é uma formação crítica e emancipatóriaeng
dc.description.abstractThis research is related to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes of the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO). The general objective is to describe and analyze the theme Environmental Education (AE) in school spaces in the theses published in Postgraduate Programs in the period from 2009 to 2018. The specific objectives aim to: 1) analyze the documents guiding the actions of the AE coming from the international and national conferences; 2) to identify the theoretical foundations that deal with EE in school spaces and the concepts of EE, environment and sustainable development that underpinned the work; 3) describe the specificities of the theses that make up this study (object of investigation, thematic focuses and bibliographic sources). The guiding problem of this investigation was defined as follows: how is the EA theme characterized in school spaces in the theses published in Graduate Programs in the period from 2009 to 2018? For this, we opted for the State of Knowledge type research. The main authors were: Loureiro (2004), Reigota (2001), Leff (2010), Dias (2004), Carvalho (2008) and others. The corpus, composed of 11 (eleven) theses, was selected in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). As a result, the research showed that, in the 11 (eleven) theses that make up the research corpus, most of them defend critical AE and point out that AE in schools still needs to be better understood, and should be a subsidy for reflection not only on discussion about the environment (society-nature relationship, devastation, etc.), but, above all, a broader discussion that requires thinking about society, the basis that supports it, the purposes that underpin it (exposing false speeches, false promises, false agreements, for example). Only then will EA achieve its objective, which is critical and emancipatory trainingeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-03-12T18:41:55Z No. of bitstreams: 1 Juliana Alexandra P. de C. Barco.pdf: 1916297 bytes, checksum: 384b06017237c5f919a7e3bda18aba57 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T18:41:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Alexandra P. de C. Barco.pdf: 1916297 bytes, checksum: 384b06017237c5f919a7e3bda18aba57 (MD5) Previous issue date: 2019-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14165/Juliana%20Alexandra%20P.%20de%20C.%20Barco.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Estado do conhecimento.por
dc.subjectEnvironmental education. Sustainable development. State of knowledgeeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleEducação ambiental em espaços escolares: estudo das teses brasileiras no período de 2009 a 2018eng
dc.title.alternativeEnvironmental education in school spaces: study of Brazilian theses from 2009 to 2018eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Alexandra P. de C. Barco.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.