Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4454
Tipo do documento: Tese
Título: Poder político e educação na história do Brasil –império e primeira república
Título(s) alternativo(s): Political power and education in the history of Brazil - empire and first republic
Autor: Oliveira, Luiz Felipe Cândido de 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Gomes, Selma Regina
Segundo membro da banca: Purificação, Marcelo Máximo
Terceiro membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Quarto membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Resumo: A relação entre o poder político e a educação pode passar desapercebida para grande parte das pessoas, e por vezes essa relação é propositalmente acobertada tornando obscura esta proximidade. Esta pesquisa pretende demonstrar que as finalidades e os objetivos da educação foram determinadas em instâncias políticas durante todo o período do Império até a Primeira República, que utilizou dela como ferramenta de manutenção do poder político e econômico das elites, em detrimento do povo. O objetivo geral é analisar as razões pelas quais não foi implementado no Brasil, uma rede nacional de educação no período em análise, e especificamente, compreender como se manifesta o poder político em sua relação com a educação; analisar e demonstrar as formas como a educação foi utilizadas em todos os períodos analisados, como ferramenta de exercício e manutenção do poder político e econômico. O método empregado para execução da pesquisa foi o bibliográfico, com uma abordagem dedutiva, e o método de procedimento histórico. São utilizadas as considerações sobre o poder e a educação realizadas por Foucault, que demonstra o uso da escola para a finalidade de modificar ou criar um novo contexto social, a produção dos “corpos dóceis”, utilizando-se de uma tática panóptica das forças e dos corpos, através da disseminação da disciplina, que cumpre a função dentro da maquinaria do capital, afim de suprir as demandas da sociedade disciplinar em sua forma anatomopolítica, na qual as relações de poder são distribuídas de forma multidirecional em escala infinitesimal, de forma “microfísica”, e não somente de cima para baixo. Como resultado, pretende-se demonstrar que a ausência de uma rede de ensino, organizada nacionalmente, não decorreu uma vez que as exigências econômicas, laborais, culturais, e a concepção de vida apolítica da maior parte dos brasileiros, não gerou uma demanda por educação, o que veio a ocorrer somente no final do período da República Velha. Pretendeu-se refutar a afirmação de maior parte da bibliografia sobre a educação no Brasil, de que o processo de implementação de uma rede de ensino à nível nacional decorreu do processo de industrialização, e sim de uma variedade de fatores como a mobilização da sociedade civil, o processo de urbanização, o êxodo rural, e a necessidade cada vez maior da prestação de serviços especializados nos centros urbanos.
Abstract: The relationship between political power and education may go unnoticed for most people, and sometimes this relationship is purposely obscured by making this closeness obscure. This research aims to demonstrate that the purposes and objectives of education were determined in political instances throughout the period of the Empire until the First Republic, which used it as a tool for maintaining the political and economic power of the elites, to the detriment of the people. The general objective is to analyze the reasons why it was not implemented in Brazil, a national education network in the period under analysis, and specifically to understand how political power manifests itself in its relationship with education; analyze and demonstrate the ways in which education was used in all periods analyzed, as a tool for exercising and maintaining political and economic power. The method used to perform the research was the bibliographic, with a deductive approach, and the historical procedure method. Foucault's considerations on power and education are used, which demonstrates the use of school for the purpose of modifying or creating a new social context, the production of “docile bodies” using a panoptic tactic of forces and through the dissemination of discipline, which fulfills the function within the machinery of capital, in order to meet the demands of disciplinary society in its “anatomopolitical” form, in which power relations are distributed in an infinitesimal scale, “microphysics”, not just from top to bottom. As a result, it is intended to demonstrate that the absence of a nationally organized education network did not occur because the economic, labor, cultural, and apolitical conception of life of most Brazilians did not generate a demand for education, which happened only at the end of the Old Republic period. It was intended to refute the claim of most of the bibliography on education in Brazil that the process of implementing a nationwide education network was due to the industrialization process, but to a variety of factors such as the mobilization of civil society. , the urbanization process, the rural exodus, and the growing need for specialized services in urban centers.
Palavras-chave: ensino, politica, manipulação, sistema de educação, analfabetismo, economia.
teaching, politics, manipulation, education system, illiteracy, economy.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Oliveira, Luiz Felipe Cândido de. Poder político e educação na história do Brasil –império e primeira república. 2019. 161 fls. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4454
Data de defesa: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Felipe Cândido de Oliveira.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.