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Tipo do documento: Dissertação
Título: A (re) produção do fenômeno “evasão escolar” no Bairro da Vitória – Goiânia (Go)
Título(s) alternativo(s): The (re) production of the “school dropout” phenomenon in Bairro da Vitória - Goiânia (Go)
Autor: Vieira, Claudete Lúcia 
Primeiro orientador: Silva, Maisa Miralva da
Primeiro membro da banca: Oliveira, Eduardo Soares de
Segundo membro da banca: Amicucci, Eliane Marques de Menezes
Resumo: Esta dissertação resulta de uma pesquisa, cujo objeto foi identificar as razões que determinam a produção e a reprodução do fenômeno “evasão escolar”, no centro de Ensino em Período Integral Ismael Silva de Jesus, situado no Bairro da Vitória, na região Noroeste de Goiânia. O Brasil, um país capitalista de economia periférica, tem uma pequena porcentagem da população com a maior parte das riquezas, enquanto a maioria passa por severas necessidades humanas. Esse cenário tem provocado o crescente aprofundamento das desigualdades econômicas, sociais, culturais e educacionais de estudantes e famílias, as quais sobrevivem em situação de exclusão social, agravada com a ausência ou insuficiência de políticas públicas que dificultam assegurar a educação como direito social, pois isso, depende das condições gerais de vida e não só do próprio sistema de Educação. Assim, buscouse compreender com a pesquisa, que hora se finaliza, como os estudantes em situação de pobreza vivenciam sua trajetória educacional. Nas suas condições de vida, de seu cotidiano e realidade como lidam com os desafios escolares? O que se buscou trazer à reflexão foi em que condições se (re)produzem a evasão escolar, aportando-se à condição de classe e a realidade do desemprego e de outras necessidades que circundam a relação família-escola. As questões levantadas na pesquisa, de natureza qualitativa, buscam apreender, no contexto histórico da realidade social de classe, a relação do fenômeno estudado com as condições de vida das famílias com as quais a pesquisa foi desenvolvida. A partir das informações levantadas, pode-se afirmar que o processo de “evasão escolar” de alunos matriculados em instituições públicas de ensino tem fundamento na lógica da acumulação capitalista, a qual impõe uma condição de desapropriação de bens materiais e econômicos a uma determinada classe, nesse caso, àquela cada vez mais expropriada do núcleo de produção, condenada ao desemprego e subemprego estruturais. Atados a esta condição, comumente, o direito à escola fica interditado e a evasão se põe como concorrente à necessidade de trabalho precoce e em busca mesmo do direito à própria vida.
Abstract: This dissertation is the result of a research whose objective was to identify the reasons that determine the production and reproduction of the phenomenon “school dropout”, in the Ismael Silva de Jesus Integral Period Teaching Center, located in Bairro da Vitória, in the Northwest of Goiania. Brazil, a capitalist country with a peripheral economy, has a small percentage of the population with the most wealth, while most have severe human needs. This scenario has caused the growing deepening of the economic, social, cultural and educational inequalities of students and families, which survive in a situation of social exclusion, aggravated by the absence or insufficiency of public policies that make it difficult to ensure education as a social right. , depends on the general conditions of life and not only on the education system itself. Thus, we sought to understand, with the research that time ends, how students in poverty experience their educational trajectory. In your living conditions, in your daily life and reality, how do you deal with school challenges? What was sought to bring to reflection was under what conditions (school) evasion are produced, contributing to the class condition and the reality of unemployment and other needs that surround the family-school relationship. The questions raised in the research, of a qualitative nature, seek to grasp, in the historical context of social class reality, the relationship of the phenomenon studied with the living conditions of the families with which the research was developed. From the information gathered, it can be stated that the process of school “dropout” of students enrolled in public educational institutions is based on the logic of capitalist accumulation, which imposes a condition of expropriation of material and economic goods to a given In this case, the class increasingly expropriated from the nucleus of production, condemned to structural unemployment and underemployment. Tied to this condition, commonly, the right to school is prohibited and dropout competes with the need for early work and even seeking the right to life itself.
Palavras-chave: Evasão Escolar. Questão social. Desigualdades. Capitalismo. Educação e serviço social.
School dropout, social issue, inequalities, capitalism, education and social work.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas: Serviço Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Vieira, Claudete Lúcia. A (re) produção do fenômeno “evasão escolar” no Bairro da Vitória – Goiânia (Go). 2019. 136 fl. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4456
Data de defesa: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

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