Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4460
Tipo do documento: Tese
Título: Efeitos de um treinamento de pais em situação de escolha sobre estilos parentais e autocontrole na educação dos filhos
Título(s) alternativo(s): Effects of parent training in situation of choice on styles parentals and self-control in children's education
Autor: Sousa, Bruno Jorge de 
Primeiro orientador: Coelho, Cristiano
Primeiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Segundo membro da banca: Holanda, Ariela Oliveira
Terceiro membro da banca: Pedroso, Reginaldo
Quarto membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio Guimarães
Quinto membro da banca: Simonassi, Lorismario Ernesto
Resumo: O estudo investigou o valor subjetivo dos pais por procedimentos de educação dos filhos e os efeitos da apresentação aos participantes de instruções de um programa de Treinamento Comportamental de Pais Escolha (TPC-E) desenvolvido a partir das noções de escolha, igualação, impulsividade e autocontrole. Um estudo teórico se propôs fundamentar as relações estudadas por meio da análise comportamental de padrões parentais a partir da noção de autocontrole. Foram realizados dois estudos empíricos sobre efeitos do TPC-E: experimento sobre escolhas hipotéticas dos pais envolvendo atraso e probabilidade de procedimentos educacionais em relação ao comportamento dos filhos; e os efeitos nos escores dos Inventários de Estilos Parentais (IEP) e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Participaram mães adultas que conviviam com filhos, e os próprios filhos entre sete e doze anos que frequentavam duas Organizações Sociais. Os procedimentos foram: exposição a situações de escolha envolvendo atraso e probabilidade para as mães; aplicação dos inventários IEP e IHS às mães e IEP aos filhos; aplicação do TPC-E para as mães; reaplicação das medidas anteriores depois do treinamento e em follow-up. Os resultados indicaram mudanças consistentes das escolhas por procedimentos educacionais reforçadores, relacionadas ao autocontrole, nas medidas após a apresentação do TCP-E e follow-up. Também foram observados aumento em escores no IHS e no IEP. A análise dos resultados sugere reversão de escolha ou a manutenção de preferências dos pais por procedimentos reforçadores após o TCPE o que foi relacionado a alteração de padrão de estilo parental impulsivo para autocontrolado
Abstract: The study investigated the subjective value of parental child-rearing procedures and the effects of presenting instructions to participants on a Behavioral Parent Training Choice (BPT-C) program developed from the notions of choice, matching, impulsivity and self-control. A theoretical study proposed to ground the relations studied through behavioral analysis of parental patterns based upon the notion of self-control. Two empirical studies on the effects of BPT-C were performed: experiment on hypothetical parental choices involving delay and probability of educational procedures regarding their children's behavior; and the effects on Parental Style Inventory (IEP) and Social Skills Inventory (IHS) scores. The participants were adult mothers who lived with their children, and their own children between seven and twelve years old who attended two Social Organizations. The procedures were: exposure to situations of choice involving delay and probability for mothers; application of IEP and IHS inventories to mothers and IEP to children; of BPT-C application to mothers; reapplication of previous measures after training and at follow-up. The results indicated consistent changes in choices for reinforcing educational procedures related to self-control in measurements after presentation of BPT-C and follow-up. An increase in IHS and IEP scores was also observed. The analysis of the results suggests reversal of choice or the maintenance of parental preferences by reinforcing procedures after BPT-C, which was related to the change from impulsive to self-controlled parental style pattern
Palavras-chave: Comportamento de escolha
Preferência
Treinamento comportamental de pais
Situações comportamentais entre pais e filhos
Behavior of choice
Preference
Parenting behavioral training
Behavioral situations between parents and children
Pai e filhos
Responsabilidade dos pais
Escolha (Psicologia)
Comportamento humano
Área(s) do CNPq: Ciência Humanas: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Sousa, Bruno Jorge de. Efeitos de um treinamento de pais em situação de escolha sobre estilos parentais e autocontrole na educação dos filhos. 2019. 225 f. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Go.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4460
Data de defesa: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Jorge de Sousa.pdfTexto completo2,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.