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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os impactos da relação de supervisão nas vidas do supervisor e do supervisando
Título(s) alternativo(s): The impacts of the supervisory relationship on the lives of the supervisor and the supervisee
Autor: Queiroz, Luciano Barbosa de 
Primeiro orientador: Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
Primeiro membro da banca: Faria, Margareth Regina Gomes Veríssimo de
Segundo membro da banca: Xavier, Vinícius Pereira Pinto
Resumo: A relação de supervisão clínica, assim como a relação terapêutica, pode ser vista em três contextos ou dimensões que não se excluem: ela é o veículo ou o meio para a eficácia das técnicas de supervisão, ela é, em algum sentido, a própria ferramenta da supervisão, e, finalmente, ela é um contexto transformador das pessoas envolvidas nela. Existem pesquisas que examinam os objetivos e as funções formais da supervisão, porém, a função de contexto transformador é uma dimensão da supervisão que não foi explorada pela literatura das terapias comportamentais. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar os impactos da supervisão sobre as vidas do supervisor e do supervisando. Participaram desta pesquisa 20 psicólogos clínicos, dos quais 10 são supervisores e 10 são supervisandos. Seguindo os cânones da grounded theory construtivista, a coleta e a análise dos dados foram etapas simultâneas, indissociáveis, e a composição da amostra foi orientada pelas categorias que emergiram da categorização e da escrita de memorandos. Os resultados sugerem que a supervisão, independentemente do modelo terapêutico, gera efeitos amplos sobre os repertórios profissionais do supervisor e do supervisando e possibilita a eles ganhos pessoais. Além disso, esses achados são coerentes com uma perspectiva experiencial, mas não protocolar, da formação de terapeutas e podem ser úteis para modelos de supervisão transteóricos, contextuais e interpessoais.
Abstract: The clinical supervision relationship, as well as the therapeutic relationship, can be seen in three contexts or dimensions that are not excluded: it is the vehicle or the means for the effectiveness of supervision techniques, it is, in some sense, the very tool of supervision, and finally, it is a transformative context for the people involved in it. There is research that examines the objectives and formal functions of supervision, but the transformative context function is a dimension of supervision that has not been explored in the behavioral therapy literature. Therefore, the purpose of this study was to investigate the impacts of supervision on the lives of the supervisor and the supervisee. Twenty clinical psychologists participated in this research, of which 10 are supervisors and 10 are supervisees. Based on the canons of constructivist grounded theory, data collection and analysis were simultaneous, inseparable stages, and the composition of the sample was guided by the categories that emerged from the categorization and writing of “memos”. The results suggest that supervision, regardless of the therapeutic model, has broad effects on the supervisory and supervisory professional repertoires and allows them personal gains. In addition, these findings are consistent with an experiential but nonprotocol perspective of therapist training and may be useful for transtheoretical, contextual, and interpersonal models of supervision.
Palavras-chave: supervisão, formação de terapeutas, crescimento pessoal, grounded theory construtivista, terapias comportamentais
supervision, therapist training, personal growth, constructivist grounded theory, behavioral therapies
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Queiroz, Luciano Barbosa de. Os impactos da relação de supervisão nas vidas do supervisor e do supervisando. 2020. 172 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4463
Data de defesa: 10-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia
Mestrado em Psicologia

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