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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Luciano Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238172135731167eng
dc.contributor.advisor1Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143352856295345eng
dc.contributor.referee1Faria, Margareth Regina Gomes Veríssimo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726485527435503eng
dc.contributor.referee2Xavier, Vinícius Pereira Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5282176141919635eng
dc.date.accessioned2020-07-22T20:17:07Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationQueiroz, Luciano Barbosa de. Os impactos da relação de supervisão nas vidas do supervisor e do supervisando. 2020. 172 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4463-
dc.description.resumoA relação de supervisão clínica, assim como a relação terapêutica, pode ser vista em três contextos ou dimensões que não se excluem: ela é o veículo ou o meio para a eficácia das técnicas de supervisão, ela é, em algum sentido, a própria ferramenta da supervisão, e, finalmente, ela é um contexto transformador das pessoas envolvidas nela. Existem pesquisas que examinam os objetivos e as funções formais da supervisão, porém, a função de contexto transformador é uma dimensão da supervisão que não foi explorada pela literatura das terapias comportamentais. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar os impactos da supervisão sobre as vidas do supervisor e do supervisando. Participaram desta pesquisa 20 psicólogos clínicos, dos quais 10 são supervisores e 10 são supervisandos. Seguindo os cânones da grounded theory construtivista, a coleta e a análise dos dados foram etapas simultâneas, indissociáveis, e a composição da amostra foi orientada pelas categorias que emergiram da categorização e da escrita de memorandos. Os resultados sugerem que a supervisão, independentemente do modelo terapêutico, gera efeitos amplos sobre os repertórios profissionais do supervisor e do supervisando e possibilita a eles ganhos pessoais. Além disso, esses achados são coerentes com uma perspectiva experiencial, mas não protocolar, da formação de terapeutas e podem ser úteis para modelos de supervisão transteóricos, contextuais e interpessoais.eng
dc.description.abstractThe clinical supervision relationship, as well as the therapeutic relationship, can be seen in three contexts or dimensions that are not excluded: it is the vehicle or the means for the effectiveness of supervision techniques, it is, in some sense, the very tool of supervision, and finally, it is a transformative context for the people involved in it. There is research that examines the objectives and formal functions of supervision, but the transformative context function is a dimension of supervision that has not been explored in the behavioral therapy literature. Therefore, the purpose of this study was to investigate the impacts of supervision on the lives of the supervisor and the supervisee. Twenty clinical psychologists participated in this research, of which 10 are supervisors and 10 are supervisees. Based on the canons of constructivist grounded theory, data collection and analysis were simultaneous, inseparable stages, and the composition of the sample was guided by the categories that emerged from the categorization and writing of “memos”. The results suggest that supervision, regardless of the therapeutic model, has broad effects on the supervisory and supervisory professional repertoires and allows them personal gains. In addition, these findings are consistent with an experiential but nonprotocol perspective of therapist training and may be useful for transtheoretical, contextual, and interpersonal models of supervision.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-07-22T20:16:42Z No. of bitstreams: 1 Luciano Barbosa de Queiroz.pdf: 1904833 bytes, checksum: c64e8c17e4ffdeb9022d0fa2bb6b75f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T20:17:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano Barbosa de Queiroz.pdf: 1904833 bytes, checksum: c64e8c17e4ffdeb9022d0fa2bb6b75f1 (MD5) Previous issue date: 2020-02-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14211/Luciano%20Barbosa%20de%20Queiroz.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectsupervisão, formação de terapeutas, crescimento pessoal, grounded theory construtivista, terapias comportamentaispor
dc.subjectsupervision, therapist training, personal growth, constructivist grounded theory, behavioral therapieseng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Psicologiaeng
dc.titleOs impactos da relação de supervisão nas vidas do supervisor e do supervisandoeng
dc.title.alternativeThe impacts of the supervisory relationship on the lives of the supervisor and the superviseepor
dc.typeDissertaçãoeng
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Mestrado em Psicologia

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