Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4464
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito de cálculo de área no 5º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of the theory of developmental education to the formation of the concept of area calculation in the 5th year of elementary school |
Autor: | Brito, Luciene Santana de Souza |
Primeiro orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Primeiro membro da banca: | Miranda, Made Júnior |
Segundo membro da banca: | Assis, Aline Mota de Mesquita |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás tem como tema principal a formação do conceito matemático de cálculo de área de figuras planas no 5º ano do ensino fundamental por meio da atividade de estudo, organizada com base nos fundamentos da Teoria do Ensino Desenvolvimental. A questão problema buscou esclarecer quais são as contribuições da atividade de estudo, organizada com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental, para a assimilação e ampliação de conhecimentos sobre o conceito teórico de cálculo de área de figuras planas por alunos do 5º ano, observáveis no desenvolvimento de um experimento didático formativo. Para tanto, buscou-se analisar de que forma a organização da atividade de estudo, baseada na Didática Desenvolvimental, contribui para a formação do conceito teórico de cálculo de área no 5º ano do ensino fundamental; examinar de que forma a assimilação e a ampliação do conceito teórico de área de figuras planas pode influenciar o desenvolvimento psíquico e social dos alunos; demonstrar a relevância do conhecimento das disciplinas específicas pelo professor de matemática dos anos iniciais para a organização de atividades de estudo capazes de promover a formação do conceito teórico de cálculo de área no 5º ano do ensino fundamental; e conhecer como o processo de mudanças da ZDP para ZDR pode contribuir para a formação do conceito teórico de cálculo de área no 5º ano. Realizou-se, então, um experimento didático formativo, desenvolvido em três fases, nas quais se fez o diagnóstico da realidade a ser estudada e a elaboração e aplicação do sistema didático formativo. Diante disso, verificou-se que a atividade de estudo, quando organizada adequadamente, leva o estudante a captar o desenvolvimento científico por trás do processo de constituição dos conteúdos, propiciando a aprendizagem do modo científico geral de operar esse conteúdo e apropriar-se do conhecimento teórico-científico na forma de conceitos. Portanto, entre as contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para a assimilação e ampliação dos conhecimentos sobre o conceito teórico de cálculo de área nos anos iniciais do ensino fundamental, destaca-se a fundamentação teórica necessária para que se organize a atividade de estudo dos escolares dos anos iniciais, a criação de momentos de interação e mediação durante as aulas, a estimulação do interesse dos alunos pelo conteúdo de cálculo de área de figuras planas, o reconhecimento da importância dos conteúdos geométricos para as diferentes situações do cotidiano e o favorecimento, por meio do processo de ensinoaprendizagem que vai do geral para o particular, da superação das metodologias tradicionais de ensino de matemática e, dessa forma, contribuindo para o efetivo desenvolvimento dos estudantes. |
Abstract: | This qualitative research linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education - PPGE of PUC Goiás has as its main theme the formation of the mathematical concept of calculating the area of flat figures in the 5th year of the through the study activity, organized based on the foundations of the Theory of Developmental Education. The problem issue sought to clarify what are the contributions of the study activity, organized based on the Theory of Developmental Teaching, for the assimilation and expansion of knowledge about the theoretical concept of calculating the area of flat figures by 5th graders, observable in the development of a formative didactic experiment. Therefore, we sought to analyze how the organization of the study activity, based on developmental didactics, contributes to the formation of the theoretical concept of area calculation in the 5th year of elementary school; examine how the process of assimilation and expansion of the theoretical concept of area of flat figures can influence the psychic and social development of students; demonstrate the importance of the teacher's proper training of the early years on disciplinary and pedagogical knowledge so that he can positively play his role as mediator; know how the process of changes from ZDP to ZDR can favor the formation of the theoretical concept of area calculation in the 5th year. A formative didactic experiment was then carried out, developed in three phases, in which the diagnosis of reality was made to be studied and the elaboration and application of the didactic training system was developed. Therefore, it was found that the study activity, when properly organized, leads the student to capture the scientific development behind the process of constitution of the contents, providing learning in the general scientific way of operating this content and appropriate theoreticalscientific knowledge in the form of concepts. Therefore, among the contributions of the Theory of Developmental Teaching to the assimilation and expansion of knowledge about the theoretical concept of area calculation in the early years of elementary school, the theoretical foundation necessary for the organize the study activity of schoolchildren of the initial years, the creation of moments of interaction and mediation during classes, stimulation of students' interest in the content of calculating the area of flat figures, the recognition of the importance of the contents geometric for the different situations of daily life and favoring, through the teaching-learning process that goes from general to private, the overcoming of traditional methodologies of mathematics teaching and, thus, contributing to the effective development of students.metodologias tradicionais de ensino de matemática e, dessa forma, contribuindo para o efetivo desenvolvimento dos estudantes. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem de matemática; Ensino Desenvolvimental; Anos iniciais; Conceito de área. Teaching-learning mathematics; Developmental Education; Early years; Area concept. |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas: Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Brito, Luciene Santana de Souza. Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito de cálculo de área no 5º ano do ensino fundamental. 2020. 139 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4464 |
Data de defesa: | 20-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciene Santana de Souza Brito.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.