Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4465
Tipo do documento: Tese
Título: O trabalho docente e educação a distância na Universidade Estadual de Goiás
Título(s) alternativo(s): Teaching work and distance education at the State University of Goiás
Autor: Oliveira , Gislene Lisboa de 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Carneiro , Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Peixoto, Joana
Terceiro membro da banca: Orio, Mateus Vieira
Quarto membro da banca: Pascoal , Elias
Resumo: Tese vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na área de concentração e linha de pesquisa “Estado, Política e Instituições Educacionais”. O tema da pesquisa está no escopo das Políticas Educacionais e o objeto é o trabalho docente na educação a distância da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o qual foi delimitado considerando o período de 2015 a 2018. A problemática investigada é voltada para “Como o professor da UEG compreende o exercício do trabalho docente ao atuar na EaD?” Foram consideradas três unidades para análise dos dados obtidos por meio de respostas do questionário aplicado, quais sejam: condições de trabalho, formação docente e carreira docente. O objetivo geral deste estudo é analisar criticamente o exercício do trabalho docente na educação a distância na Universidade Estadual de Goiás - UEG. Para tanto, tornou-se necessário explicar, a partir da lógica dialética, as concepções de trabalho docente que fundamentam as pesquisas analisadas, bem como pautar este estudo no materialismo histórico dialético, que possibilita o “trânsito” entre o conhecimento empírico e o científico, em uma abordagem que caminha do simples ao complexo, da análise mais abrangente à síntese. O estudo configurou-se em uma análise crítica a respeito do trabalho docente em uma instituição de ensino pública e uma modalidade educacional específica inserida no quadro geral das políticas públicas educacionais e de educação a distância e valeu-se de investigar tais pontos na Universidade Estadual de Goiás (UEG), tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário fechado. Pelas análises realizadas foi possível demonstrar que as concepções de trabalho e trabalho docente, seguindo o pensamento dialético, de fato, estão intrinsicamente conectadas, uma vez que o trabalho promove a produção dentro da existência humana, pois se aprende a trabalhar exercendo uma determinada atividade. O que explica que o trabalho docente é resultado da ação educacional, ou seja, o professor aprende a ser professor atuando na docência, construindo sua práxis pedagógica, e de modo especial na EaD, ainda que dentro de uma lógica capitalista. Percebemos, ainda, que o trabalho docente realizado pelos professores da UEG na EaD consiste em uma atividade na qual há, de fato, uma sobrecarga no que diz respeito ao exercício docente, sendo este executado em condições precárias, de forma fragmentada, hierarquizada e dicotomizada, características que conduzem à alienação. Nesse cenário foi possível compreender que o referido trabalho é descrito pelos docentes pesquisados como uma atividade que não se distancia da atividade docente quando realizada no ensino presencial. A pesquisa revelou, ainda, que o trabalhador docente tem noção das condições precárias a qual está submetido, evidenciou a insatisfação com sua remuneração frente as atividades realizadas e as horas trabalhadas, bem como outras características, enfrentamentos e necessidades dos docentes da educação a distância na UEG.
Abstract: Thesis linked to the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), in the area of concentration and research line “State, Politics and Educational Institutions”. The research theme is within the scope of Educational Policies and the object is the teaching stratergies of distance education at the State University of Goiás (UEG), which was delimited considering the period from 2015 to 2018. The investigated issue is turned to “How does the UEG college professor understand the acting in teaching work when working in distance education? ” Three units were considered for the analysis of the data obtained through responses to the applied questionnaire, namely: working conditions, university professor training and teaching career. The general objective of this study is to critically analyze the acting in teaching work in distance education at the State University of Goiás - UEG. To this end, it became necessary to explain, from the dialectical logic, the conceptions of teaching work that underlie the research analyzed, as well as to base this study on dialectical historical materialism, which enables the “transit” between empirical and scientific knowledge, in an approach that goes from simple to complex, from the most comprehensive analysis to the synthesis. The study was configured in a critical analysis regarding the teaching work in a public education institution and a specific educational modality inserted in the general framework of public educational and distance education policies and it was used to investigate such points in the State University of Goiás (UEG), using a closed questionnaire as a data collection instrument. Through the analyzes carried out, it was possible to demonstrate that the conceptions of work and teaching work, following dialectical thinking, in fact, are intrinsically connected, since work promotes production within human existence, as one learns to work by exercising a certain activity. What explains that the teaching work is the result of the educational action, that is, the professor learns to be a professor acting in teaching, building his pedagogical praxis, and especially in distance education, even though within a capitalist logic. We also realize that the teaching work carried out by UEG associate professor in distance education consists of an activity in which there is, in fact, an overload with regard to teaching, which is performed in precarious conditions, in a fragmented, hierarchical and dichotomized way, characteristics that lead to alienation. In this scenario, it was possible to understand that the referred work is described by the researched teachers as an activity that is not distant from the teaching activity when performed in classroom teaching. The research also revealed that the teaching worker is aware of the precarious conditions to which he is subjected, evidenced the dissatisfaction with his remuneration in relation to the activities performed and the hours worked, as well as other characteristics, confrontations and needs of the faculty members at distance education in UEG.
Palavras-chave: Trabalho docente. Educação a Distância. Exploração. Alienação. Mais valia.
Teaching work. Distance education. Exploration. Alienation. More value.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Oliveira , Gislene Lisboa de. O trabalho docente e educação a distância na Universidade Estadual de Goiás. 2019. 199 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4465
Data de defesa: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislene Lisboa de Oliveira.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.