Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Agmélia Eterna Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7283384161698598 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Zanatta, Beatriz Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 | eng |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4340349253071492 | eng |
dc.contributor.referee2 | Silva, Simônia Peres da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0010695627511847 | eng |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T19:33:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | Cardoso, Agmélia Eterna Pereira. Escola estadual de tempo integral: análise de teses e dissertações em programas de pós-graduação em educação no Estado de Goiás. 116 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4476 | - |
dc.description.resumo | Vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), esta pesquisa objetivou identificar e analisar o objeto “escola de tempo integral” nas dissertações e teses publicadas em Programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, no período de 2008 a 2018. Os objetivos específicos foram: identificar os objetivos das pesquisas sobre escola pública de tempo integral; identificar as bases teóricas-metodológicas que sustentam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação estudados; apreender as conclusões apontadas nas pesquisas sobre escola de tempo integral. Para tratar a temática, optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento com vistas à identificação da constituição da temática em estudo (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014; ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002). O corpus foi organizado com base nos dados obtidos nos bancos de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Estado de Goiás. A limitação do interstício temporal considerou os mapeamentos de Ribetto e Maurício (2009), que cobriram o período entre 1996 a 2008, e o Programa Mais Educação, implementado em 2007. As reflexões tecidas tiveram como aporte teórico, estudos e pesquisas que discutem a temática em questão (PARO, 1988; CAVALIERE, 2009; SANTOS, 2009; NUNES, 2011; SILVA, 2011, LIBÂNEO, 2012; MAURICIO, 2013; LIMONTA, 2014, entre outros). Os resultados desta pesquisa são apresentados sob duas dimensões: descritiva e analítica. Na primeira, os dados foram organizados e tabulados conforme informações obtidas no fichamento. Na segunda foi realizada a partir da constatação de aspectos que permeiam o corpus, destacando-se as tendências e as tensões. Os resultados revelam que o processo de implementação das Escolas de Tempo Integral no Estado de Goiás ocorreu de forma tumultuada, às escolas improvisaram estrutura física e recursos materiais humanos para iniciarem o funcionamento de tempo integral e tendem a sobrepor as funções da escola de integração e acolhimento social à sua missão pedagógica ligada ao conhecimento e à aprendizagem escolar | eng |
dc.description.abstract | Linked to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes of the Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO), this research aimed to identify and analyze the object “full-time school” in published dissertations and theses in Graduate Programs in Education in the State of Goiás, from 2008 to 2018. The specific objectives were: to identify the objectives of research on full-time public schools; identify the theoretical and methodological bases that support the research produced in the studied graduate programs; apprehend the conclusions pointed out in research on full-time school. To address the theme, we opted for the State of Knowledge type search with a view to identifying the constitution of the theme under study (VOSGERAU; ROMANOWSKI, 2014; ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002). The corpus was organized based on the data obtained from the databases of the Graduate Programs in Education in the State of Goiás. The limitation of the temporal interstitium considered the mappings of Ribetto and Maurício (2009), which covered the period between 1996 and 2008 , and the Mais Educação Program, implemented in 2007. The reflections made had as theoretical support, studies and research that discuss the theme in question (PARO, 1988; CAVALIERE, 2009; SANTOS, 2009; NUNES, 2011; SILVA, 2011, LIBÂNEO , 2012; MAURICIO, 2013; LIMONTA, 2014, among others). The results of this research are presented in two dimensions: descriptive and analytical. In the first, the data were organized and tabulated according to information obtained in the file. In the second, it was carried out from the observation of aspects that permeate the corpus, highlighting trends and tensions. The results reveal that the process of implementing the Full-Time Schools in the State of Goiás occurred in a tumultuous way, the schools improvised physical structure and human material resources to start the full-time operation and tend to overlap the functions of the integration and reception school to its pedagogical mission linked to school knowledge and learning | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2020-09-30T19:32:46Z No. of bitstreams: 1 Agmélia Eterna Pereira Cardoso.pdf: 1744699 bytes, checksum: 9d882c637a38ba40068dfa4eae2879f1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-30T19:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Agmélia Eterna Pereira Cardoso.pdf: 1744699 bytes, checksum: 9d882c637a38ba40068dfa4eae2879f1 (MD5) Previous issue date: 2020-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14260/Agm%c3%a9lia%20Eterna%20Pereira%20Cardoso.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Educação Integral; Educação em tempo integral; Ampliação da jornada escolar; Estado do Conhecimento | por |
dc.subject | Integral Education; Full-time education; Expansion of the school day; State of Knowledge | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas: Educação | eng |
dc.title | Escola estadual de tempo integral: análise de teses e dissertações em programas de pós-graduação em educação no Estado de Goiás | eng |
dc.title.alternative | Full-time state school: analysis of theses and dissertations in Graduate Programs in Education in the State of Goiás | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Agmélia Eterna Pereira Cardoso.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.