Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4480
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O livro didático de história no ensino médio no CEPI Lyceu de Goiânia: representações sobre a diversidade cultural |
Título(s) alternativo(s): | The high school history textbook at CEPI Lyceu de Goiânia: representations about cultural diversity |
Autor: | Fagundes, Miríam Pereira de Souza |
Primeiro orientador: | Marinho, Thais Alves |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Tânia Ferreira |
Segundo membro da banca: | Simoni, Rosinalda Correa da Silva |
Resumo: | Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural, tem como objetivo levantar dados que possibilitem compreender tanto o processo de escolha, quanto a utilização do livro didático de história no Ensino Médio do CEPI (Colégio Estadual de Período Integral) Lyceu de Goiânia, a partir das representações de imagens dos grupos subalternizados no livro didático, defendidos pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, principalmente dos negros. Assim, metodologicamente descreveremos as representações sociais do negro, refletidas nas imagens do livro didático ¿Coleção História Global¿ ¿ 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, de Gilberto Cotrim, a fim de perceber em que medida as imagens contribuem para a produção de uma consciência histórica estereotipada ou emancipatória sobre o grupo de contingentes negros e negras. O livro didático ocupa um lugar de destaque como material de apoio ao ensino e à aprendizagem, e constitui-se como sendo um espaço privilegiado para a veiculação de representações, que orientarão a construção da identidade dos estudantes. A representação social, portanto, não é apenas produto de situações cotidianas, mas inclusive de determinações históricas, bem como da posição social, tanto dos indivíduos no grupo quanto do próprio grupo, que acaba também influenciando o desenvolvimento de consciência histórica dos indivíduos. Dessa forma, articulou-se as leituras teóricas sobre os conceitos de representação social, consciência histórica e diversidade cultural, para assim compreender a realidade brasileira e histórica sobre a formação individual e coletiva que o livro didático pode transmitir dentro do espaço da escola, e principalmente em sua representação na sala de aula |
Abstract: | This dissertation, linked to the line of research Historical Education and Cultural Diversity, aims to gather data that make it possible to understand both the process of choice and the use of the history textbook in high school at CEPI (State School of Full Time) Lyceu de Goiânia, from the representations of images of the subalternized groups in the textbook, defended by laws 10.639 / 2003 and 11.645 / 2008, mainly of blacks. Thus, methodologically we will describe the social representations of black people, reflected in the images from the textbook ¿Global History Collection¿ - 1st, 2nd and 3rd years of high school, by Gilberto Cotrim, in order to understand to what extent the images contribute to the production of a stereotyped or emancipatory historical conscience about the group of black. The textbook occupies a prominent place as material to support teaching and learning, and constitutes itself as a privileged space for the transmission of representations, which will guide the construction of the students' identity. Social representation, therefore, is not only the product of everyday situations, but also of historical determinations, as well as the social position, both of the individuals in the group and of the group itself, which also ends up influencing the development of individuals' historical consciousness. Thus, the theoretical readings were articulated on the concepts of social representation, historical awareness and cultural diversity, in order to understand the Brazilian historical reality about the individual and collective formation that the textbook can transmit within the school space, and especially in their representation in the classroom |
Palavras-chave: | Diversidade Cultural; consciência histórica; representações sociai; Livro Didático de História; Lei 10.639/2003. Cultural Diversity; historical awareness; social representations; History Textbook; Law 10.639 / 2003 |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas: Historia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | Fagundes, Miríam Pereira de Souza. O livro didático de história no ensino médio no CEPI Lyceu de Goiânia: representações sobre a diversidade cultural. 2020. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4480 |
Data de defesa: | 30-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miríam Pereira de Souza Fagundes.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.