Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4485
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cantai ao Senhor um cântico novo: juventude, música evangélica e MPB |
Título(s) alternativo(s): | Sing a new song to the Lord: youth, gospel music and MPB |
Autor: | Rezende, Leksel Nazareno |
Primeiro orientador: | Quadros, Eduardo Gusmão de |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Renata Cristina de Sousa |
Segundo membro da banca: | Sahium, Pedro Fernando |
Resumo: | Nas décadas de setenta e oitenta a música evangélica passou por um período de mudanças que levariam a juventude das igrejas evangélicas a apropriar-se de ritmos, estilos e temas da música popular do período, principalmente da chamada Música Popular Brasileira. O objetivo desse trabalho é entender como o contexto do período influenciou a produção musical evangélica, a ponto de se tornar um momento de mudança marcante na musicalidade, apesar do conteúdo das mensagens permanecer de acordo com a teologia tradicional. Para isso o trabalho faz um contexto histórico do período, buscando entender a formação cultural da juventude evangélica da época. Em um segundo momento, analisa-se músicas evangélicas representativas das mudanças, produzidas no período proposto de estudo (1977-1987). Utilizando o termo música cristã contemporânea para delimitar essa nova musicalidade, podemos perceber que existia uma vontade de se construir através das músicas um discurso evangelístico com uma relação mais positiva com a cultura brasileira. Desse modo, percebe-se que essa "modernização" musical efetuada pela juventude do período abriu o espaço para uma maior inserção dos evangélicos na sociedade brasileira como um todo |
Abstract: | In the seventies and eighties, evangelical music went through a period of changes that would lead the youth of evangelical churches of the period to appropriate rhythms, styles and themes of popular music of the period, mainly of Brazilian Popular Music. The objective of this work, in the sense, is to understand how the external context of the period influenced the evangelical musical production to the point of becoming a moment of marked change in Brazilian music. For this purpose, the work will make a historical context of the period to understand the cultural formation of the evangelical youth of the time, in order to secondly analyze part of the gospel songs produced in the period proposed for analysis (1977 - 1987). We used the term contemporary christian music to delimit this new musicality, we can see that there was a desire to build through the songs in evangelical discourse with a more positive connection with Brazilian Culture. In this way, we realized that this musical "modernization" carried out by the youth of the period opened the space for a greater insertion of evangelicals in Brazilian society |
Palavras-chave: | : Evangélico. Música. MPB. Juventude. Identidade. Evangelical. Music. Folk. Youth. Identity |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas: história |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | Rezende, Leksel Nazareno. Cantai ao Senhor um cântico novo. 2020. 141 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia- Go. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4485 |
Data de defesa: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leksel Nazareno Rezende.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.