Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCalassa, Lívia Maria Borges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174294973103919eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Divino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181eng
dc.contributor.referee1Machado, Lacy Guaraciaba-
dc.contributor.referee2Pinheiro Neto, José Elias-
dc.date.accessioned2020-10-07T21:09:59Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.citationCalassa, Lívia Maria Borges. Cecília Meireles e Lêda Selma: encontros e relações. 2020. 81 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Go .eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4493-
dc.description.resumoNeste trabalho investigam-se, a partir de poemas escolhidos de Cecília Meireles e Lêda Selma, as faces do lirismo, considerando pontos em que esta se apropria de elementos e formas da poesia daquela, numa relação de aproximações e distanciamentos. Apresentamos, inicialmente, os conceitos e percursos da manifestação lírica, buscando compreender como o nascimento da consciência estética se consolida e como se faz presente, como processo e procedimento na trajetória dessas duas poetisas brasileiras e como se manifesta tal consciência entre o perceber e o sentir, em abordagem comparativa; indagando a duplicidade que há nessa poesia que a coloca nos limites do canto e do lamento a um só tempo. Para tanto, buscamos os meandros dos elos discursivos que vão, da palavra, passando pelo verso até chegar ao todo que redunda no processo instalado, desde o signo até a figurativização da ideia e da imagem, a transfiguração do amor e da dor, observando o movimento dos signos na transmutação criativa, entre a voz e o silêncio a produzir sentidos na esfera do sensorial que resulta da sinestesia e remete à experiência transcendental. Desse modo, servirmo-nos de teorias e abordagens constantes nos pressupostos de estetas e comentaristas da linguagem criativa como, Julio Plaza (2003), Eni Orlandi (2007), dentre outroseng
dc.description.abstractIn this paper we investigate, in selected poems, by Cecília Meireles and Lêda Selma, focusing, at first, faces of lyricism, considering points in which Selma appropriates of elements and forms of Meireles poetry in a relationship based in a deconstructing process by an aesthetic new reading. We begin by presenting the paths of lyrical manifestation, in order to understand how the birth of aesthetic consciousness is consolidated and how it is present, as a process and procedure in the trajectory of these two Brazilian poets and how this awareness manifests between perceiving and feeling, in comparative approach, inquiring into the duplicity of this poetry that puts it on the edge of singing and lament at the same time. For this, we seek the intricacies of the discursive links that go, from the word, through the verse until reaching the whole that results in the installed process, from the sign to the figurativization of the idea and the image, the transfiguration of love and pain, observing the movement of the signs in corrosion, through the sloth, in which the dialogue of the signs that are sought in the creative transmutation between the voice and the silence producing senses in the sphere of sensory that results from synesthesia. Thus, we will serve as theories related to the approach, making use of the assumptions of aesthetics and commentators of creative language such as Julio Plaza, Eni Orlandi, among otherseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-10-07T21:08:33Z No. of bitstreams: 1 Lívia Maria Borges Calassa.pdf: 618666 bytes, checksum: 378100746a490525339de714303dc305 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-07T21:09:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lívia Maria Borges Calassa.pdf: 618666 bytes, checksum: 378100746a490525339de714303dc305 (MD5) Previous issue date: 2020-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14328/L%c3%advia%20Maria%20Borges%20Calassa.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectLirismo. Relações poéticas. Consciência estética. Discurso. Diálogos.por
dc.subjectLyricism. Poetic relations. Aesthetic awareness. Speech. Dialogues.eng
dc.subject.cnpqLinguistica, Letras e Artes: Letraseng
dc.titleCecília Meireles e Lêda Selma: encontros e relaçõeseng
dc.title.alternativeCecília Meireles and Lêda Selma: meetings and relationshipseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras
Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívia Maria Borges Calassa.pdf604,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.