Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNaves, Ludmila Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425864638469938eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Divino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181eng
dc.contributor.referee1Cruz, Antônio Donizeti da-
dc.contributor.referee2Lima, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-10-08T18:58:10Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationNaves, Ludmila Martins. A utopia na distopia: a beatlemania entre flores e canhões. 2020. 145 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Go .eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4494-
dc.description.resumoNeste trabalho, objetiva-se trazer à centralidade a utopia como resistência, na era da distopia contemporânea. A beatlemania como projeto estético-musical, que atravessou crises e reformas, catástrofes e toda a sorte de intempéries, permeando os mais inimagináveis guetos culturais, em diálogo constante com outras formas de linguagem e pensamentos, impelindo o homem a considerar a sua própria condição e assim, desconstrói a ideia de burguesia, dissipada nas malhas da globalização. Para tanto, no capítulo I apresentamos a travessia que se dá, do processo utópico do século XIX para a efervescência do século XX, considerando os movimentos de rupturas que começam nas vanguardas, passando pelas guerras e transformações culminantes com a dissolução dos valores da contemporaneidade. Esta pesquisa ocupa-se, então, da utopia como frame social, focando o ser que se encontra na grande bolha existencial, no ambiente sociocultural e no locus do imaginário desse inconsciente humano. Investiga-se também a utopia que se faz presente como projeto de transformação a partir das transcriações estéticas presentes em peças do letrismo d¿Os Beatles comparadas a recortes das obras literárias: Bubble Gum, de Lolita Pille, Mary Poppins, de Pamela Lyndon Travers. No capítulo II, tem-se a utopia como rebelião, a utopia que dá voz ao espírito revolucionário, sendo esta, mais do que um mero panfleto de paz e amor, uma mensagem de resistência entre flores e canhões, o resultado de uma produção estética de transcriação, que vai do Woodstock e à Tropicália. No capítulo III, nesta pesquisa se discute algumas questões afetas à entopia e à dissolução da utopia na distopia, analisando os pressupostos referentes à feição pós-modernista d¿Os Beatles. Confere-se, portanto, estas questões as entrelinhas de suas canções que estão, tanto para a estética, quanto para a filosofia moderna, alimentando assim os interesses do crítico literário e do filosófico. Os recortes das canções d¿Os Beatles e das obras literárias dialogam entre si, compartilhando a ideia da utopia no caos e da utopia como resiliência na distopia. O aporte teórico escolhido traz estudos de Gregory Claeys, Gilbert Durand, Gilles Lipovetsky, Jacques Derrida, Julio Plaza, Michel Foucault, Timothy Leary, Thomas More, dentre outros teóricos que corroborem esta concepçãoeng
dc.description.abstractThis paper aims to bring to the center a utopia as resistance in the age of contemporary dystopia. A beatlemania as an aesthetic-musical project, which goes through crises and reforms, catastrophes and all sorts of bad weather, permeating the most imaginable cultural guides, in constant dialogue with other forms of language and thoughts, boosting or preventing the use of people and others. Such individuals deconstruct an idea of the bourgeoisie, dispelled in the meshes of globalization. To this end, in the chapter I present a crossing that takes place, the utopian process from the nineteenth century to the effervescence of the twentieth century, considering the movements of ruptures that begin at the forefront, passing through the wars and transformations were culminating with dissolution of contemporary values. This research then occupies utopia as a social framework, focusing or finding a large existential bubble, no sociocultural environment, and no place in the imaginary of this human unconscious. Investigate also in a utopia that is present as a transformation project from aesthetic transcriptions present in Beatles lyricism pieces compared to works of literary works: Bubble Gum, Lolita Pille, Mary Poppins, Pamela Lyndon Travers. In chapter II, he has a utopia as a rebellion, a utopia that gives voice to the revolutionary spirit, which is more than just a pamphlet of peace and love, a message of resistance between flowers and cannons, or the result of an aesthetic production of transcreation, which goes from Woodstock to Tropicália. In chapter III, this research discusses some issues related to entopy and dissolution of utopia to dystopia, analyzing the assumptions related to the Beatles postmodernist feature. Check out these questions, therefore, as between the lines of your songs that are both for aesthetics and modern philosophy, thus feeding critical literary and philosophical interests. The Beatles' song films and their interrelated literary works share an idea of utopia in chaos and utopia as resilience in dystopia. The chosen theoretical contribution brings studies of Gregory Claeys, Gilbert Durand, Gilles Lipovetsky, Jacques Derrida, Julio Plaza, Michel Foucault, Timothy Leary, Thomas More, among other theoretical themes that corroborate this momenteng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-10-08T18:58:10Z No. of bitstreams: 1 Ludmila Martins Naves.pdf: 2990412 bytes, checksum: ad7e0b6d432d1c874b035b4dad6e6950 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-08T18:58:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ludmila Martins Naves.pdf: 2990412 bytes, checksum: ad7e0b6d432d1c874b035b4dad6e6950 (MD5) Previous issue date: 2020-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14336/Ludmila%20Martins%20Naves.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectThe Beatles. Utopia. Distopia. Transcriação. Contracultura.por
dc.subjectThe Beatles. Utopia. Dystopia. Transcreation. Counterculture.eng
dc.subject.cnpqLinguistica, Letras e Artes: Letraseng
dc.titleA utopia na distopia: a beatlemania entre flores e canhõeseng
dc.title.alternativeUtopia in dystopia: beatlemania between flowers and cannonseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludmila Martins Naves.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.