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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola de tempo integral: avanços e desafios na experiência da escola Monteiro Lobato
Título(s) alternativo(s): Full-time school: advances and challenges in Monteiro Lobato school experience
Autor: Oliveira, Gleize Ramos de 
Primeiro orientador: Moura, Marlene Castro Ossami de
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
Segundo membro da banca: Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes
Resumo: O presente estudo integra a linha de pesquisa Identidades, Tradições e Territorialidades, do Programa de Mestrado em História e objetivou analisar o processo de implantação da Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, localizada no Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, GO, um bairro marcado pelas lutas dos moradores reivindicando moradia, educação e infraestrutura. Constituem como objeto de estudo as representações sociais dos moradores do bairro sobre a escola de tempo integral EMEI Monteiro Lobato. No Brasil, o projeto de escola em tempo integral ganhou popularidade diante da proposta de uma modalidade de ensino, capaz de resgatar as crianças pobres da exclusão escolar, da violência e da criminalidade, mediante o ideário de Anísio Teixeira, que visava a ampliação do tempo escolar com atividades propostas para o desenvolvimento intelectual, social e econômica. Nesse sentido, buscamos refletir sobre a concepção e implantação da Escola de Tempo Integral com base no seguinte questionamento: Quais as representações sociais vivenciadas na implementação da Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, em Aparecida de Goiânia? Portanto, para melhor compreender a temática, a pesquisa faz um percurso histórico sobre as políticas públicas para a implantação das escolas de tempo integral. Como parâmetros, abordamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), n. 9394/96, a Constituição Federal Brasileira de 1988, o Plano Nacional de Educação (PNE), 2001-2010. Conjuntamente, foram analisadas as representações sociais sobre os processos de criação do bairro frente às lutas das famílias em estado de vulnerabilidade social
Abstract: The present study integrates the research line Identities, Traditions and Territorialities of the Master's Degree Program in History and aimed to analyze the process of implementation of the full-time school Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, located in Jardim Tiradentes in Aparecida de Goiânia, a neighborhood marked by struggles of residents demanding housing, education and infrastructure. The object of study is the social representations of the residents of the neighborhood about the full-time school EMEI Monteiro Lobato. In Brazil, the full-time school project gained popularity due to the proposal of a teaching modality, capable of rescuing poor children from school exclusion, violence and crime, through the ideas of Anísio Teixeira, who aimed to expand school time with proposed activities for intellectual, social and economic development. In this sense, we sought to reflect about the conception and implementation of the Full-Time school based on the following question: What social representations experienced in the implementation of the Monteiro Lobato Municipal School of Integral Education in Aparecida de Goiânia? Therefore, in order to better understand the theme, the research makes a historical path on public policies for the implementation of full-time schools. As parameters, we approached the Law of Directives and Bases of Education (LDB), n. 9394/96, the Brazilian Federal Constitution of 1988, the National Plan of Education (PNE), 2001- 2010.Together, we analyzed the social representations on the processes of creation of the neighborhood in face of the struggles of families in a state of social vulnerability
Palavras-chave: Educação em Tempo Integral; Representação social; EMEI Monteiro Lobato.
Full-time education; Social representation; EMEI Monteiro Lobato
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: história
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Oliveira, Gleize Ramos de. Escola de tempo integral: avanços e desafios na experiência da escola Monteiro Lobato. 2020. 160 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4504
Data de defesa: 10-Jun-2020
Appears in Collections:Mestrado em História
Mestrado em História

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