Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLobo, Penélopy Muniz Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537257183309674eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Custódia Annunziata Spencieri de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862770150179930eng
dc.contributor.referee1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.date.accessioned2020-10-21T19:06:30Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.citationLobo, Penélopy Muniz Martins. Poe: do conto à dramaturgia em movimento semiótico. 2020. 100 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4509-
dc.description.resumoNão se pode negar que o homem é um ser de linguagem, pois é por meio desta que ele dá forma a sua vida e sentido a sua existência. Nesse sentido, cabe aqui ressaltar que toda linguagem é organizada por um sistema de signos, seja ele verbal, visual, oral, sonoro, gestual, ou qualquer outro e à semiótica, ciência geral dos signos, cumpre investigar como estes signos se relacionam e se organizam enquanto sistema semiótico nas múltiplas manifestações de linguagens. Diante das diversas possiblidades do uso da linguagem, o texto literário, o qual faz o uso particular da linguagem verbal, materializada nos diferentes formatos, ou gêneros, tais como o lírico, dramático e narrativo, seu processo de construção de sentidos, com efeito, também se configura de maneira peculiar. Com base nesta premissa, busca-se, nesta investigação, trazer à tona o processo de semiose engendrado no gênero conto intitulado "O barril de amontilhado", de Edgar Allan Poe. Dentro deste processo, o foco é refletir sobre as potencialidades de construção de sentidos a partir da estrutura do conto que se mostrou potente o suficiente para promover a transcriação de um gênero dentro do sistema semiótico da literatura (conto) para outro (dramaturgia). Para dar à luz a este movimento semiótico, optou-se por um percurso metodológico de revisão bibliográfica que se ancorou nas concepções teóricas advindas da teoria semiótica. Dessa forma, as discussões são subsidiadas principalmente por Pierce, Eco, Barthes, Kristeva, Cortázar, Poe, Maingueneau, Plaza e Camposeng
dc.description.abstractIt cannot be denied that man is a being of speech, because it is through him that he shapes his life and sense his existence. In this sense, it is worth mentioning that every language is organized by a system of signs, be it verbal, visual, oral, audible, gestural, or any other, and semiotics, as a general science of signs, it is necessary to investigate how these signs are related and they organize themselves as a semiotic system in the multiple manifestations of languages. Faced with the various possibilities of using language, the literary text, which makes particular use of verbal language, materialized in different formats, or genres, such as lyrical, dramatic and narrative, its process of construction of meanings, with effect also is configured in a peculiar way. Based on this premise, this research seeks to bring to light the semiosis process engendered in the genre short story called Edgar Allan Poe's heaped barrel. Within this process, the focus is on reflecting on the potential of constructing meanings based on the structure of the short story that proved to be powerful enough to promote the transcreation of one genre within the semiotic system of literature (story) to another (dramaturgy). In order to give birth to this semiotic movement, we opted for a methodological path of bibliographic review that was anchored in the theoretical conceptions arising from semiotic theory. Thus, the discussions are mainly subsidized by Pierce, Eco, Barthes, Kristeva, Cortázar, Poe, Maingueneau, Plaza, and Camposeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-10-21T19:06:05Z No. of bitstreams: 1 Penélopy Muniz Martins Lobo.pdf: 848773 bytes, checksum: a5639a398f28d1543a942a487cb038bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-21T19:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Penélopy Muniz Martins Lobo.pdf: 848773 bytes, checksum: a5639a398f28d1543a942a487cb038bc (MD5) Previous issue date: 2020-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14393/Pen%c3%a9lopy%20Muniz%20Martins%20Lobo.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectSemiose. Teoria do Conto. Transcriação.por
dc.subjectShort Story. Semiosis. Transcreation.eng
dc.subject.cnpqLinguistica, Letras e Artes: Letraseng
dc.titlePoe: do conto à dramaturgia em movimento semióticoeng
dc.title.alternativePoe: from short story to dramaturgy in semiotic movementeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras
Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Penélopy Muniz Martins Lobo.pdf828,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.