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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeres, Sonia Maria Zanezi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2410669557396959eng
dc.contributor.advisor1Moura, Marlene Castro Ossami de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492eng
dc.contributor.referee1Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos-
dc.contributor.referee2Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes-
dc.date.accessioned2020-10-23T20:25:12Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.citationPeres, Sonia Maria Zanezi. Gestão democrática escolar:fundamentos, princípios e experiência na escola estadual São Miguel de Pontal do Araguaia/MT. 2020. 147 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4516-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o contexto histórico da implementação da gestão democrática nas escolas brasileiras e seus reflexos nas escolas do estado do Mato Grosso, sobretudo, na Escola Estadual São Miguel, situada em Pontal do Araguaia, MT, lócus dessa pesquisa, proporcionando uma compreensão macro sobre o cenário micro dessa escola. Os princípios que norteiam uma escola democrática, consolidados com o processo de redemocratização do país e amparados pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) e a Constituição Federal de 1988, estão alicerçados na participação da comunidade escolar, nas ações e decisões no interior da escola - pública e privada. Ao abordar a gestão democrática na escola São Miguel, focamos nas questões relacionadas aos processos decisórios, desde a formulação e discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar (RI) e as formas de escolha dos membros do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE). Durante a pesquisa, os resultados nos apontaram que, apesar da luta histórica pela democratização da educação, em específico, as escolas públicas, seja na eleição dos diretores/as ou na escolha de membros do CDCE, o processo ainda necessita avançar, pois a maioria dos gestores ainda não consegue efetivar a real participação dos diversos segmentos nas decisões da escola, em parte, devido a uma formação conservadora ou por acreditarem que os princípios neoliberais trazem, de fato, melhorias para as escolas, ou ainda, por não terem respaldo institucional por parte da Secretarias Estaduais de Educaçãoeng
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the historical context of the implementation of democratic management in Brazilian schools and its reflexes in schools in the state of Mato Grosso, especially in the São Miguel State School, located in Pontal do Araguaia, MT, the locus of this research, providing a macro understanding of this school's micro scenario. The principles that guide a democratic school, consolidated with the redemocratization process of the country and supported by the National Education Directives and Bases Law (LDBEN/1996) and the Federal Constitution of 1988, are based on the participation of the school community in actions and decisions ocurring inside the school, both public and private. In addressing democratic management at the São Miguel school, we focus on issues related to decision-making processes, from the formulation and discussion of the Political Pedagogical Project (PPP), the school Regimen (SR) and the means of choosing the members of the School Community Deliberative Council (SCDC). During the research, the results indicated that, despite the historic struggle for education democratization, public schools, in particular, whether concerning director elections or SCDC member choices, still require advancements in the process, since most of managers are still unable to effect the real participation of the various segments in school decisions, partly due to conservative training or because they believe that neoliberal principles bring, in fact, school improvements, or even because they do not have institutional support from State Education Secretariatseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-10-23T20:24:53Z No. of bitstreams: 1 Sonia Maria Zanezi Peres.pdf: 2012848 bytes, checksum: efd55a8ae2b9662a43301230d072279d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-23T20:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sonia Maria Zanezi Peres.pdf: 2012848 bytes, checksum: efd55a8ae2b9662a43301230d072279d (MD5) Previous issue date: 2020-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14419/Sonia%20Maria%20Zanezi%20Peres.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDemocracia; História da Educação; Gestão Democrática.por
dc.subjectDemocracy; education history; democratic management.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: históriaeng
dc.titleGestão democrática escolar:fundamentos, princípios e experiência na escola estadual São Miguel de Pontal do Araguaia/MTeng
dc.title.alternativeDemocratic school management: fundamentals, principles and experience in the São Miguel de Pontal do Araguaia / MT state schooleng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História
Mestrado em História

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