Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4517
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os desafios da mobilidade urbana: estudo de caso alunos CEJAAI Goiânia
Título(s) alternativo(s): The challenges of urban mobility: case study students CEJAAI Goiânia
Autor: Sena, Sandra Cristine Toribio de 
Primeiro orientador: Pietrafesa, Pedro Araújo
Primeiro membro da banca: Barbosa, Ycarim Melgaço
Segundo membro da banca: Zechin, Patrick di Almeida Vieira
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa alusivos à mobilidade urbana sob o prisma da percepção social e econômica de um grupo de alunos da EJA do CEJAAI, realizada entre os anos de 2018/2019 e está desmembrada em três capítulos sendo que no primeiro capítulo dedicou-se aos fatores pertinentes ao "Embasamento Teórico sobre mobilidade urbana e sua concepção nas esferas global e nacional". O segundo capítulo ocupa-se de aludir sobre os "Apontamentos tendo como pressuposto a migração e mobilidade urbana em Goiânia e Região Metropolitana". O terceiro e último capítulo nos aduz à "Realidade estudantil de mobilidade urbana nas esferas nacional, municipal com recorte no cotidiano vivenciado pelos alunos do CEJAAI". Neste trabalho, exploramos o perfil dos comutadores a partir de um recorte municipal analisando assim a descrição dos estudantes. Entre os resultados encontrados identificou-se que a chance de um aluno permanecer na escola não está apenas relacionada com a proximidade de sua residência à escola, mas com aspectos relativos a diversos fatores inerentes ao direto à cidade. Por isso, reivindicar o direito à urbes implica em se apropriar do poder configurador do processo de urbanização, atualmente nas mãos de frações da classe dominante representadas pelos setores imobiliário e financeiro. Sendo assim, esta dissertação tem como objetivo analisar a mobilidade urbana de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CEJAAI, escola pública de Goiânia/Goiás. A análise tem como foco os modais, sendo esses elementos que influenciam a permanência de boa parte do alunado na escola. Como metodologia, procedeu-se à pesquisa bibliográfica, com vistas ao diálogo com autores que discutem o tema, e à pesquisa documental, com consultas aos alunos da escola finalizando tal discussão nas considerações finais
Abstract: This dissertation presents the results of the research alluding to urban mobility from the perspective of the social and economic perception of a group of students from the EJA of CEJAAI, carried out between the years 2018/2019 and is divided into three chapters, the first of which was dedicated to to the factors pertinent to the "Theoretical Basis on urban mobility and its conception in the global and national spheres". The second chapter deals with alluding to the "Notes based on the assumption of migration and urban mobility in Goiânia and the Metropolitan Region". The third and last chapter brings us to the "Student reality of urban mobility in the national, municipal spheres with a cut in the daily life experienced by the students of CEJAAI". In this work, we explore the profile of commutators from a municipal section, thus analyzing the description of the students. Among the results found, it was identified that the chance of a student staying at school is not only related to the proximity of his residence to the school, but with aspects related to several factors inherent to the right to the city. For this reason, claiming the right to urban areas implies appropriating the configuring power of the urbanization process, currently in the hands of fractions of the dominant class represented by the real estate and financial sectors. Therefore, this dissertation aims to analyze the urban mobility of students from Youth and Adult Education (EJA) at CEJAAI, a public school in Goiânia / Goiás. The analysis focuses on modals, these elements influencing the permanence of a good part of students in school. As a methodology, bibliographic research was carried out, with a view to dialogue with authors who discuss the theme, and documentary research, with consultations with school students ending this discussion in the final considerations
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Mobilidade urbana. Políticas públicas. Direito à cidade.
Youth and Adult Education. Urban mobility. Public policy. Right to the city.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: Sena, Sandra Cristine Toribio de. Os desafios da mobilidade urbana: estudo de caso alunos CEJAAI Goiânia. 2020. 113 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4517
Data de defesa: 29-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Cristine Toribio de Sena.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.