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Tipo do documento: Dissertação
Título: A situação de jovens no Brasil que nem trabalham nem estudam frente à era da informação
Título(s) alternativo(s): The situation of young people in Brazil who neither work nor study in the face of the information age
Autor: Silva, Maria do Socorro Rodrigues 
Primeiro orientador: Vieira, Jeferson de Castro
Primeiro membro da banca: Pasqualetto, Antônio
Segundo membro da banca: Oliveira, Guilherme Resende
Resumo: A transição do jovem para a vida adulta na contemporaneidade é permeada de desafios e transitoriedades. Na Era da Informação e em contexto de Sociedade do Conhecimento, revolução tecnológica, reestruturação produtiva, em que a categoria trabalho perdeu a centralidade, as novas tecnologias de informação e comunicação, substituem diversas atividades humanas, provocam a desconstrução do paradigma trabalho, com efeitos significativos nas relações trabalhistas e no nível de (des) emprego. Nesse contexto, esta dissertação investiga a dinâmica do mercado de trabalho contemporâneo, especialmente, a situação dos jovens que nem estudam e nem trabalham de 18 a 29 anos. A revisão teórica aborda reflexões sobre a categoria juventude e os desafios contemporâneos, tais como as mudanças no processo produtivo, as inovações tecnológicas, globalização, o que de certa forma aprofundaram as desigualdades sociais. O arcabouço teórico dá sustentação ao entendimento da pluralidade juventude, enfatizando a categoria de jovens ¿nem-nem¿, expõe as características individuais propensas a enquadrar na inatividade. Por meio de estatística descritiva e base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, analisou-se as características da população ¿nem-nem¿ de 18 a 29 anos, nos anos de 2012 e 2017. De acordo com os resultados verificou-se aumento da taxa da população ¿nem-nem¿ dos grupos entre 18 a 24 e de 25 a 29 anos no Brasil, evidenciando as desigualdades regionais, destacando as características individuais (sexo, renda, escolaridade e atividade de ocupação e não ocupação). Concluiu-se que as trajetórias das múltiplas juventudes, não são lineares e que apesar das estatísticas apontarem maior número de jovens ¿nem-nem¿ nos menores estratos de renda e baixa escolaridade, o fenômeno atinge todas as classes sociais. Verificou-se também aumento da escolaridade da população nos anos 2000, porém, a reincidência da situação ¿nemnem¿ persiste, ou seja, as causas dessa condição são estruturais. Ademais, a concentração da subcategoria de jovens na situação ¿nem-nem¿, nos estratos de baixa renda está associado as desigualdades sociais e por consequência em condições de vulnerabilidade
Abstract: The transition from youth to adulthood in the contemporary world is permeated with challenges and transitions. In the Information Age and in the context of the Knowledge Society, technological revolution, productive restructuring, in which the work category has lost its centrality, the new information and communication technologies, replace various human activities, cause the deconstruction of the work paradigm, with significant effects on labor relations and the level of (dis)employment. In this context, this dissertation investigates the dynamics of the contemporary labour market, especially the situation of young people who neither study not work at the ages of 18 and 29. The theoretical review addresses some reflections on the youth category and contemporary challenges, such as changes in the production process, technological innovations, globalization, which in a way have deepened social inequalities. The theoretical framework supports the understanding of the plurality of youth, emphasizing the category of young people NEET, exposes the individual characteristics prone to fit in with inactivity. By means of descriptive statistics and the database of the National Household Sample Survey of the Brazilian Institute of Geography and Statistics, the characteristics of the NEET population from 18 to 29 years of age were analyzed in 2012 and 2017. According to the results, there was an increase in the NEET population rate for the groups between 18 and 24 and 25 to 29 years of age in Brazil, highlighting regional inequalities, highlighting individual characteristics (gender, income, schooling and occupation and non-occupation activity). It was concluded that the trajectories of the multiple juveniles, are not linear and that in spite of the statistics point out a greater number of young NEET in the smallest strata of income and low schooling, the phenomenon reaches all social classes. There was also an increase in the schooling of the population in the years 2000, but the situation does not persist, that is, the causes of this condition are structural. Moreover, the concentration of the subcategory of young people in the NEET situation, in the low-income strata is associated with social inequalities and consequently in conditions of vulnerability
Palavras-chave: Jovem “nem-nem”; mercado de trabalho; desigualdades sociais
Young NEET, Labour market, Social inequalities
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: Silva, Maria do Socorro Rodrigues. A situação de jovens no Brasil que nem trabalham nem estudam frente à era da informação. 2020. 106 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4518
Data de defesa: 17-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

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