Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Paula Apoliane de Pádua Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9533079789776969eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Divino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181eng
dc.contributor.referee1Pinheiro Neto, José Elias-
dc.contributor.referee2Ferreira, Elizete Albina-
dc.date.accessioned2020-11-03T18:24:30Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationCarvalho, Paula Apoliane de Pádua Soares. Estudos comparativos e transcriação: José J. Veiga e Gabriel García Márquez. 2020. 88 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4529-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi impulsionada pelo interesse em investigar as singularidades entre duas produções literárias dos insignes romancistas José J. Veiga e Gabriel García Márquez, escritas estas consideradas como parte do Realismo Fantástico e Realismo Mágico, prestando-se às análises que se aproximam. Assim, perscrutam-se os aspectos que se aproximam ou se distanciam nas duas obras: A HORA DOS RUMINANTES e CEM ANOS DE SOLIDÃO, respectivamente, as quais permeiam o universo literário traduzindo, de tal maneira, as manifestações ônticas, lançando luzes sobre a condição humana, por meio de procedimentos do fantástico, não como forma de dispersão das coisas concretas, mas como imersão consciente nelas, pela transgressão e pela ironia da escritura. As imagens que margeiam o grotesco, o estranho, o absurdo, são extraídas do universo tangível, bem como toda a atmosfera de magia estabelecida por essas obras. Essa relação é averiguada, como caminho para externar a relevância dos estudos comparados, considerando o processo de transcriação na perspectiva do fantástico-mágico. Valendo-se desse mecanismo, espera-se compreender como a obra é constituída nesse universo ficcional. Acredita-se que a realização deste estudo possa provocar no leitor, primeiramente, o interesse pela temática e, conseguinte, a iniciativa de desenvolver outros estudos a partir de outras obras literárias ou de outras manifestações artísticas por sua importância na construção e na formação do indivíduo, como partícipe da sociedade contemporânea. Trata-se de duas expressões literárias, representantes um da literatura brasileira e o outro da hispano-americana que aqui se apresentam como produtos de movimentos literários à época e que estabelecem relação com o presente. Realizaremos estudos comparativos, atentando para os limites da transcriação observável entre sistemas semiológicos a fim trazer a lume a dialogia concreta entre essas produções literárias. Assim, buscaremos identificar as possíveis formas de apresentação das obras desses autores a partir da teoria da transcriação, por meio de estudos intersemióticos, especialmente na construção das narrativas que, em muitos momentos adotam a espacialidade como voz. Julga-se pertinente, portanto, a utilização do método qualitativo, por meio da pesquisa bibliográfica, predominantemente, em três capítulos que versam sobre o fantástico, seus afins, as relações dialógicas e os procedimentos transcriativos, respectivamenteeng
dc.description.abstractThis research was boosted by an interest in investigating the singularities between two literary productions of the distinguished novelists José J. Veiga and Gabriel García Márquez, these written works are considered as part of the Fantastic Realism and Magic Realism, disposing themselves to the analyzes that are approaching. Thus the aspects that approach or distance themselves in the two works are investigated: A HORA DOS RUMINANTES and CEM ANOS DE SOLIDÃO respectively, which permeate the literary universe, translating in such a way, the ontic manifestations, shedding light to the human condition, through fantastic procedures, not as a way of dispersing concrete things, but as a conscious immersion in them, through transgression and the irony of writing. The images that border the grotesque, the strange, the absurd, are extracted from the tangible universe, as well as the whole atmosphere of magic established by these works. This connection is investigated as a way to express the relevance of comparative studies, considering the transcreation process from the perspective of the fantastic magic. Using this mechanism, we hope to understand how the work is constituted in this fictional universe. It is believed that the realization of this study may cause in the reader, firstly, the interest in the theme and consequently, the initiative to develop other studies based on other literary works or other artistic manifestations for its importance in the composition and development of the individual, as a participant in contemporary society. These are two literary expressions, one of them representing Brazilian literature and the other one is a Hispanic-American, which are presented here as products of literary movements at the time and which establish a link with the present. We will carry out comparative studies, paying attention to the limits of observable transcreation between semiological systems in order to bring the light the concrete dialogia between these literary productions. Thus, we will seek to identify the possible ways of presenting the works of these authors based from the theory of transcreation, through intersemiotic studies, especially in the construction of narratives that, in many moments, adopt the specificity as a voice. Therefore, the use of the qualitative method, through bibliographic research is considered pertinent, predominantly, in three chapters that discourse about the fantastic, it¿s related the dialogical relations and the transcreative procedures, respectivelyeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-03T18:24:30Z No. of bitstreams: 1 Paula Apoliane de Pádua Soares Carvalho.pdf: 836209 bytes, checksum: 1098bd57d3eec4644570fed5cbe0864a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-03T18:24:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Apoliane de Pádua Soares Carvalho.pdf: 836209 bytes, checksum: 1098bd57d3eec4644570fed5cbe0864a (MD5) Previous issue date: 2020-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14479/Paula%20Apoliane%20de%20P%c3%a1dua%20Soares%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectComparativismo; Transcriação; Fantástico; Espacialidadepor
dc.subjectComparativism. Transcreation. Fantastic. Spatialityeng
dc.subject.cnpqLinguistica, Letras e Artes: Letraseng
dc.titleEstudos comparativos e transcriação: José J. Veiga e Gabriel García Márquezeng
dc.title.alternativeComparative studies and transcreation: José J. Veiga and Gabriel García Márquezeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Apoliane de Pádua Soares Carvalho.pdf816,61 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.