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Tipo do documento: Dissertação
Título: As bodas de Caná (João 2,1-11): o 'vinho novo' como reconstrutor das relações de gênero
Título(s) alternativo(s): The wedding at Cana (John 2,1-11): the 'new wine' as a reconstructor of gender relations
Autor: Paula, Josymara Dias de 
Primeiro orientador: Reimer, Ivoni Richter
Primeiro membro da banca: Guerra, Danilo Dourado
Segundo membro da banca: Ferreira, Joel Antônio
Resumo: Este trabalho visa analisar a perícope das núpcias de Caná da Galiléia, mais conhecida como 'bodas de Caná' (Jo 2,1-11). A pesquisa se deu também em conhecer um pouco o contexto histórico do casamento judaico. Visto que, a cultura patriarcal estabelecia maiores direitos e deveres aos homens que às mulheres. O objetivo é buscar a exemplo de Maria, mãe de Jesus nas núpcias de Caná, seu protagonismo que incentiva Jesus transformar a água em vinho, e através da hermenêutica feminista bíblica reconstruir textos androcêntricos e patriarcais na busca de reconstruir uma nova forma do 'Sagrado', consequentemente, uma nova forma de relacionamento entre o homem e a mulher. Diante disto, menciono o protagonismo de mulheres através da hermenêutica feminista em outros textos bíblicos do Evangelho de João tais como: Jo 2,1-11;4,1,42;11,1-46;12,1-12;20,1-18, e também de homens e mulheres em outros textos do Novo Testamento, para que as mulheres sejam visibilizadas, reconhecidas e valorizadas, desconstruindo para assim reconstruir seus papéis juntamente com os homens. Ademais, busco através de índices de pesquisas recentes relatar o aumento da violência doméstica no Brasil em tempos de pandemia do COVID-19, o que faz perceber que ao invés dos casamentos serem lugares paz e de gerar vida, têm se transformado em lugares de violência e até de mortes. Diante desta realidade menciono autores (as) que tratam do conceito sobre a Lei Maria da Penha como um direito da mulher e sobre seu cumprimento, e que ainda falta muito para ser cumprida em meio a uma sociedade androcêntrica e patriarcal, em que as mulheres continuam lutando para serem reconhecidos seus direitos. Contudo, através do conceito de gênero, busco denunciar através de filósofos (as), teólogos (as), sociólogos (as), o papel de homens e mulheres como um construto social que alimenta o patriarcado ainda vigente em pleno século XXI, mas também que contribuem para uma reconstrução do gênero tanto feminino quanto masculino. E finalizo com a contribuição da hermenêutica feminista como referencial teórico base através de Maria e Jesus, como meio de trazer o 'vinho novo' das núpcias de Caná para ressignificar os relacionamentos ainda hoje no século XXI
Abstract: This work aims to analyze the pericope of the nuptials of Cana of Galilee, better known as 'wedding at Cana' (John 2, 1-11). The research also looked at getting to know a little about the historical context of Jewish marriage. Since, patriarchal culture established greater rights and duties to men than women. The objective is to seek the example of Mary, mother of Jesus, at the wedding in Cana, her role that encourages Jesus to turn water into wine, and through feminist biblical hermeneutics a to reconstruct androcentric and patriarchal texts in the quest to reconstruct a new form of 'Sacred', and consequently, a new way of relationship between man and woman (marriage). In view of this, I mention the protagonist of women through feminist hermeneutics in other biblical texts from the Gospel of John, such as: John (2, 1-11; 4, 1, 42; 11, 1-46; 12, 1-12; 20, 1-18), and also of men and women in other New Testament texts, so that women are seen, recognized and valued, deconstructing in order to reconstruct their roles together with men. Furthermore, I seek through recent research studies that report the increase of domestic violence in Brazil in times of the COVID-19 pandemic, which makes us realize that instead of marriages being places of peace and generating life, it has become a place of violence and even death. Given this reality, I mention authors who deal with the concept of the 'Maria da Penha Law' [Brazilian Law that protects women against domestic violence] as a woman's right and on its fulfillment, and that still remains to be accomplished in the midst of an androcentric and patriarchal society, in which women continue to struggle to get their rights recognized. However, through the concept of gender, I seek to denounce through philosophers, theologians, sociologists, the role of men and women as a social construct that fuels the patriarchy still in force in the 21st century, but that contributes to the redefinition of feminine and masculine gender-roles. And I conclude with the contribution of feminist hermeneutics as a theoretical framework base through Mary and Jesus, as a means of bringing 'new wine' from the nuptials of Cana to resignify relationships even today in the 21st century
Palavras-chave: Jo 2,1-11; Casamento; Metáfora; Hermenêutica.
John 2, 1-11; Marriage; Metaphor; Hermeneutic.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Teologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Paula, Josymara Dias de. As bodas de Caná (João 2,1-11): o 'vinho novo' como reconstrutor das relações de gênero. 2020. 94 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4536
Data de defesa: 24-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião
Mestrado em Ciências da Religião

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