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Tipo do documento: Tese
Título: História e memória da escola de enfermagem Cruzeiro do Sul de Rio Verde - GO (1937-1969)
Título(s) alternativo(s): History and memory of the Cruzeiro do Sul nursing school in Rio Verde - GO (1937-1969)
Autor: Dias, Kamila Gusatti
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Ana Maria
Quarto membro da banca: Araújo, Ordália Cristina Gonçalves
Quinto membro da banca: Oliveira, Daniele Lopes
Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo a Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul, uma instituição protestante instalada em 1937, na cidade de Rio Verde - GO, por missionários presbiterianos norte-americanos designados pela Missão Central do Brasil. O marco temporal deste trabalho elucida o período de 1937 a 1969. Como baliza inicial, admite-se o ano de 1937, data em que foi implantada a EECS na cidade de Rio Verde, pelo médico missionário Dr. Donald Covil Gordon. Na outra ponta de periodização, delimita-se o ano de 1969, e essa escolha se justifica por ser o período em que se forma a última turma do Curso de Auxiliar de Enfermagem. Para tanto, a questão norteadora, desta pesquisa, consiste em verificar como a EECS se constituiu e se estabeleceu em Rio Verde - GO, no período de 1937 a 1969. Como objetivo geral, busca-se compreender os aspectos históricos que levaram ao surgimento e a consolidação da EECS, estabelecendo uma análise em torno do que essa escola representou na história do referido município e na memória das pessoas que, de um modo ou de outro, mantiveram vínculo com essa instituição. No campo específico, pretende-se: analisar as estratégias utilizadas pelos missionários presbiterianos, para a inserção do protestantismo no Estado de Goiás, no bojo das mudanças econômicas, políticas e sociais; investigar o cenário de constituição do Hospital Evangélico de Rio Verde, tecendo uma narrativa acerca dos elementos políticos, sociais, econômicos e religiosos, que integraram a área da saúde do município; identificar a imagem construída pela EECS, no período de 1937 a 1969, com o seu processo de instalação, organização e funcionamento; revelar práticas pedagógicas que circularam no interior da EECS, relacionando a abordagem da sua cultura escolar, por meio de fontes documentais e orais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo corpus documental e oral estejam pautados no levantamento, coleta e organização de um conjunto diversificado de documentos referentes ao período delimitado na pesquisa. Para a escrita da narrativa histórica, foram utilizadas as seguintes fontes: Acervo do arquivo da Secretaria de Estado de Educação de Rio Verde - GO; Arquivo de Registro de Atos Administrativos, localizado na Prefeitura Municipal de Rio Verde; Atas do Conselho Municipal de Rio Verde, que se encontram disponíveis na Câmara Municipal de Rio Verde. Em Goiânia, foram consultados os Arquivos do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central e o Arquivo Público de Goiás. Utilizaram-se também os arquivos particulares da neta do médico missionário Dr. Gordon, Sylvia Woodall Gordon, bem como os arquivos dos sujeitos entrevistados nesta pesquisa. Além dessas fontes, acrescentam-se as orais, que foram selecionadas pelo levantamento dos sujeitos envolvidos com a história da instituição. As fontes utilizadas foram lidas à luz dos referenciais teóricos oriundos da História Cultural. Por meio da análise das fontes, verificou-se que a Missão Central do Brasil, sob diligência do médico missionário Dr. Donald Gordon, escolheu a cidade de Rio Verde, como locus para a implantação de uma obra missionária, no tocante ao estabelecimento de um hospital, uma escola de enfermagem e uma igreja, haja vista que o cenário religioso e educacional era promissor. Constatou-se, também, que o motivo da instalação da escola ocorreu em virtude da necessidade de se formar enfermeiras para atuarem no hospital
Abstract: This thesis has as an object of study the Cruzeiro do Sul School of Nursing (CSSN), a Protestant institution installed in the city of Rio Verde - GO in 1937 by North American Presbyterian missionaries designated by the Central Mission of Brazil under the responsibility of the missionary physician Dr. Donald Covil Gordon. The analysis was carried out considering the period from 1937 to 1969. The year 1937 marks the opening of the CSSN and the year of 1969 is defined as the year in which the last group graduated in the Nursing Assistant Course. Therefore, the guiding question of this research is to verify how the CSSN was constituted and established in Rio Verde ¿ GO during the demarcated period. As a general goal, the thesis seeks to understand the historical aspects that led to the emergence and consolidation of the CSSN, establishing an analysis around what this school represented in the history of Rio Verde and in the memory of people who maintained links with this institution. As specific goal, it is intended to analyze the strategies used by Presbyterian missionaries for the insertion of Protestantism in the State of Goiás - Brazil, in what concerns economic, political and social changes. Also, it is investigated the setting up of the Evangelical Hospital of Rio Verde, weaving a narrative about the political, social, economic and religious elements that integrated the health area of the municipality. In the same direction, it is identified the cultural image built by CSSN, from 1937 to 1969, with its installation, organization and operation process. Finally, a reveal is done taking in consideration the pedagogical practices used into the CSSN, making connections between the pedagogical approach of the School and documentary and oral sources. This is a qualitative research, whose documentary and oral corpus are based on the survey, collection and organization of a diverse set of documents referring to the period defined in the research. For the writing of the historical narrative, the following sources were used: The collection of the Archive of the State Department of Education of Rio Verde - GO, Administrative Acts Registration File located in the City Hall of Rio Verde, Minutes of the Municipal Council of Rio Verde, which are available at the Municipal Council of Rio Verde. In Goiânia, the Archives of the Institute for Research and Historical Studies of Central Brazil and the Public Archives of the State of Goiás were consulted. The private archives of the granddaughter of missionary physician Dr. Gordon, Mme. Sylvia Woodall Gordon, as well as the personal archives of the other involved participants were also used. In addition to these sources, interviews were carried out aiming to build the institution's history. The sources used were read in the light of theoretical references from Cultural History. Through the analysis of the sources, it was verified that the Central Mission of Brazil, under the diligence of the missionary doctor Dr. Donald Gordon, chose the city of Rio Verde, as locus for the implantation of a missionary work regarding the establishment of a hospital, a nursing school and a church, given that the religious and educational scenario was promising. It was also found that the reason for setting up the school was due to the need to train nurses to work in the hospital
Palavras-chave: Educação. Presbiterianos. Rio Verde/GO. Instituição Escolar. Escola de Enfermagem
Education. Presbyterians. Rio Verde - GO. School Institution. Nursing school
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Dias, Kamila Gusatti. História e memória da escola de enfermagem Cruzeiro do Sul de Rio Verde - GO (1937-1969). 2020. 299 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4537
Data de defesa: 10-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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