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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corporeidade, gênero e diversidade sexual na escola sob a perspectiva docente
Título(s) alternativo(s): Corporeity, gender and sexual diversity at school from a teaching perspective
Autor: Custódio, Diane Ângela Cunha 
Primeiro orientador: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Primeiro membro da banca: Araújo, Denise Silva
Segundo membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se em estudos teóricos sobre a sexualidade e objetiva responder ao seguinte problema: Qual é a visão dos professores do ensino médio de Goiânia quanto à sexualidade? A partir da questão, definiu-se o objeto da pesquisa: analisar a visão dos professores do ensino médio de Goiânia quanto à sexualidade, que desafiam a uma proposta de formação inicial e continuada dos docentes sobre esta temática. Para isso, estabeleceu-se como objetivo geral, analisar a visão dos professores do ensino médio de Goiânia quanto à sexualidade. Como objetivos específicos, identificar a visão dos professores do ensino médio de Goiânia quanto à sexualidade; compreender/interpretar a visão dos professores do ensino médio de Goiânia quanto à sexualidade. Para a realização da pesquisa e alcance dos objetivos propostos, que originou esta dissertação, buscou-se o auxílio de diversos recursos oferecidos pela pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, recorreu-se à revisão de literatura pela pesquisa bibliográfica, bem como a utilização de questionários, entrevistas e observação direta da realidade. Ressalta-se que o critério de escolha das escolas que serviram de base para a coleta de dados, foi por sorteio. Para identificar a visão dos professores do ensino médio de Goiânia quanto à sexualidade, aplicou-se um questionário com base em três categorias: identidade de gênero, corporeidade e diversidade sexual. Constatou-se, mediante análise das informações obtidas que, nas escolas pesquisadas, mesmo os professores não tendo formação específica para trabalhar estas questões no espaço escolar, há um esforço exemplar e uma prática autodidata dos professores pela busca do conhecimento neste campo, o que possibilita, desenvolver um bom trabalho com os alunos. Tal constatação se revela um desafio para que professores e gestores apresentem propostas de formação continuada para os docentes nesta área específica. A dissertação encontra-se estruturada em três capítulos. No primeiro, pela revisão de literatura, aborda-se a sexualidade nas categorias identidade de gênero, corporeidade e diversidade sexual. No segundo capítulo, aponta-se a necessidade de formação continuada docente para trabalhar estas temáticas em sala de aula. No terceiro, apresentam-se os resultados e a discussão dos dados a partir dos questionários e entrevistas aplicadas, que contemplam a caracterização dos sujeitos, a visão dos professores quanto à identidade de gênero, corporeidade e diversidade. Ao final, uma síntese da análise dos resultados obtidos. Nesse sentido, pela abordagem fenomenológica, foi possível perceber o objeto, pela intencionalidade do pesquisador e captar a percepção dos envolvidos na investigação que partiu de problemas da vida cotidiana no processo educativo, ou seja, do fenômeno. A pesquisa reafirma a importância dos programas de Pós-Graduação em Educação na construção de referenciais teóricos que contribuam na luta pela formação continuada dos professores referentes à educação sexual na escola
Abstract: This investigation, affiliated to the Research Line State, Policies and Educational Institutions, of the Postgraduate Program in Education, of the Pontifícia Universidade Católica de Goiás, is based on theoretical studies on sexuality and aims to answer the following problem: What is the view of high school teachers in Goiânia regarding sexuality? Based on the question, the object of the research was defined: to analyze the view of high school teachers in Goiânia regarding sexuality, which challenge a proposal for initial and continued training of teachers on this theme. To this end, it was established as a general objective, to analyze the view of Goiânia high school teachers regarding sexuality. As specific objectives, identify the view of Goiânia's high school teachers regarding sexuality; understand / interpret the high school teachers' view of Goiânia regarding sexuality. In order to carry out the research and achieve the proposed objectives, which originated this dissertation, the help of several resources offered by qualitative research was sought. As for the methodological procedures, literature review was carried out through bibliographic research, as well as the use of questionnaires, interviews and direct observation of reality. It is noteworthy that the criterion for choosing the schools that served as the basis for data collection was by lot. To identify the high school teachers' view of Goiânia regarding sexuality, a questionnaire was applied based on three categories: gender identity, corporeality and sexual diversity. It was found, through analysis of the information obtained, that, in the schools surveyed, even though teachers do not have specific training to work on these issues in the school space, there is an exemplary effort and a self-taught practice by teachers in the search for knowledge in this field, which allows , develop a good job with students. Such finding proves to be a challenge for teachers and managers to present proposals for continuing education for teachers in this specific area. The dissertation is structured in three chapters. In the first, through the literature review, sexuality is addressed in the categories of gender identity, corporeality and sexual diversity. In the second chapter, the need for continuing teacher education to work on these topics in the classroom is highlighted. In the third, the results and the discussion of the data are presented from the questionnaires and applied interviews, which contemplate the characterization of the subjects, the view of the teachers regarding the gender identity, corporeality and diversity. At the end, a summary of the analysis of the results obtained. In this sense, through the phenomenological approach, it was possible to perceive the object, by the researcher's intentionality and to capture the perception of those involved in the investigation that started from problems of everyday life in the educational process, that is, the phenomenon. The research reaffirms the importance of graduate programs in education in the construction of theoretical frameworks that contribute to the struggle for the continuing education of teachers regarding sexual education at school
Palavras-chave: Identidade de Gênero. Corporeidade. Diversidade Sexual. Educação Sexual. Ensino Médio
Gender Identity. Corporeality. Sexual Diversity. Sexual Education. High school
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Custódio, Diane Ângela Cunha. Corporeidade, gênero e diversidade sexual na escola sob a perspectiva docente. 2020. 139 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4544
Data de defesa: 27-Aug-2020
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Mestrado em Educação

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