Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Edmar Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9984685692093231eng
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430eng
dc.contributor.referee1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee2Silva, Rosemary Francisca Neves-
dc.date.accessioned2020-11-11T20:17:12Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.identifier.citationAlves, Edmar Moreira. Concepções de finalidades educativas escolares na perspectiva de líderes religiosos evangélicos neopentecostais. 2020. 146 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4545-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda e discute as concepções de finalidades educativas da educação escolar na percepção de líderes religiosos evangélicos neopentecostais, analisando aspectos da repercussão dessas finalidades no sistema escolar, especialmente sob a contextualização do ensino religioso. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. O tema insere-se na problemática que envolve a formulação de finalidades educativas escolares diante de interesses ideológicos, políticos e culturais, e sua relação com a elaboração de políticas educacionais e o funcionamento das escolas. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O estudo das finalidades educativas, em seus aspectos políticos, ideológicos e pedagógicos, sustentou-se em autores como Lenoir, Evangelista, Libâneo, entre outros. Em relação ao discurso de instituições evangélicas neopentecostais, recorremos a Mariano, Figueiredo e Gruen, entre outros autores. A pesquisa de campo, tendo em vista o estudo de caso, consistiu na aplicação de questionários on-line a líderes religiosos neopentecostais atuantes em Goiânia, Estado de Goiás, e em cidades de sua região metropolitana, ao longo do 2º semestre de 2019, com vistas a investigar suas concepções de finalidades educativas escolares. A revisão bibliográfica apontou convergências entre as finalidades educativas atualmente hegemônicas sustentadas por organizações internacionais de cunho neoliberal e as políticas educacionais, curriculares e operacionais em curso no sistema escolar brasileiro. Igualmente, foi constatada forte relação entre as intencionalidades dessas organizações e algumas confissões religiosas, entre elas, a neopentecostal. A análise das respostas obtidas nos questionários apontou, por sua vez, convergências entre as mesmas finalidades educativas hegemônicas e as concepções de finalidades educativas dos líderes religiosos entrevistados, ancoradas em narrativas históricas e religiosas referentes à função social conservadora/neoconservadora da escolarização, que inclui a formação da cidadania, e a formação moral a partir de uma base simultaneamente ideológica, ética e piedosa. Verificamos que tais narrativas incidem sobre a conceituação das finalidades educativas do sistema escolar e sobre formulações de valores em relação à educação religiosa nas escolaseng
dc.description.abstractThis research addresses and discusses the conceptions of educational purposes of school education in the perception of neo-Pentecostal evangelical religious leaders, analyzing aspects of the repercussion of these purposes in the school system, especially in religious education. The research is linked to the Research Theories of Education and Pedagogical Processes Research Line of the Graduate Program in Education at PUC Goiás. The theme is part of the problem that involves the formulation of school educational purposes in the face of ideological, political and cultural interests, and its relationship with the elaboration of educational policies and the functioning of schools. Bibliographic research and field research were carried out. The study of educational purposes, in its political, ideological and pedagogical aspects, was supported by authors such as Lenoir, Evangelista, Libâneo, among others.Regarding the discourse of neo-Pentecostal evangelical institutions, we turn to Mariano, Figueiredo and Gruen, among other authors. The field research, in view of the case study, consisted of the application of online questionnaires to neo-Pentecostal religious leaders active in Goiânia, State of Goiás, and in cities in its metropolitan region, during the 2nd semester of 2019, with aimed at investigating their conceptions of school educational purposes. The literature review pointed to convergences between the currently hegemonic educational purposes supported by international organizations of a neoliberal nature and the educational, curricular and operational policies underway in the Brazilian school system. Likewise, a strong relationship was found between the intentions of these organizations and some religious denominations, including the neoPentecostal. The analysis of the answers obtained in the questionnaires pointed out, in turn, convergences between the same hegemonic educational purposes and the conceptions of educational purposes of the interviewed religious leaders, anchored in historical and religious narratives regarding the conservative / neoconservative social function of schooling, which includes the formation of citizenship, and moral formation from an ideological, ethical and pious basis. We found that such narratives focus on the conceptualization of the educational purposes of the school system and on formulations of values in relation to religious education in schoolseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-11T20:16:32Z No. of bitstreams: 1 Edmar Moreira Alves.pdf: 2723762 bytes, checksum: 78de2417a6a9c4ea647a0e5e76be949a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-11T20:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edmar Moreira Alves.pdf: 2723762 bytes, checksum: 78de2417a6a9c4ea647a0e5e76be949a (MD5) Previous issue date: 2020-09-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14531/Edmar%20Moreira%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFinalidades educativas escolares. Políticas educacionais. Igreja neopentecostal. Conservadorismo e neoconservadorismo. Ensino religioso.por
dc.subjectSchool educational purposes. Educational policies. NE Pentecostal church. Conservatism and neoconservatism. Religious educationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleConcepções de finalidades educativas escolares na perspectiva de líderes religiosos evangélicos neopentecostaiseng
dc.title.alternativeConceptions of school educational purposes from the perspective of neo-Pentecostal evangelical religious leaderseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edmar Moreira Alves.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.