Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Valdivino José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5291402985288285eng
dc.contributor.advisor1SILVA, Valmor da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694eng
dc.contributor.referee2Araújo, Cristiano Santos-
dc.contributor.referee3Santos, Jeová Rodrigues dos-
dc.contributor.referee4Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.referee5Vieira, Geruza Silva de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-23T19:47:46Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationFerreira, Valdivino José. A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas. 2020. 245 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4546-
dc.description.resumoA pesquisa sobre a pedagogia de Jesus quando usou de provérbios segundo as narrativas do terceiro Evangelho, consiste em analisar o uso de tais sentenças na proposta pedagógica de Jesus refletindo sobre os limites e as possibilidades de sua aplicação no mundo da educação da sociedade contemporânea. A metodologia, através da investigação bibliográfica, se refere à revisão sistemática da literatura a partir dos principais aportes teóricos que fundamentam a presente tese, por meio de livros, dicionários, periódicos, artigos, sites da internet entre outros. E, numa perspectiva de abordagem são priorizadas as metodologias dedutivas e dialética para refletir criticamente sobre a proposta de Jesus em relação à educação contemporânea. Desde os primórdios da humanidade, há registros de iniciativas pedagógicas de ensino contracorrente provenientes da sabedoria popular e que contribuem com propostas educativas que dasalienem, sobretudo, os excluídos sociais de uma dada realidade. A composição textual, a partir dos ditados populares da pedagogia de Jesus segundo o evangelho de Lucas, possibilita compreender os limites e as possibilidades dos princípios e das reflexões sobre a educação, considerando as especificidades conjugadas pelo tempo e espaço das conjunturas socioculturais, políticas e educacionais. E nesse ínterim, se estabelece a análise crítica de uma educação de qualidade e autônoma como inspiração para o sistema educativo contemporâneo que priorize o saber fazer dos educandos(as), bem como os valores essenciais que garantem atitudes éticas e, por isso, uma participação livre e consciente de todos(as) os cidadãos(ãs) brasileiros(as). Por fim, as discussões propõem as experiências de ensino através de provérbios também na educação contemporânea, e, por isso, é cogente pensar a continuidade da pesquisa, através de um estudo de campo, para refletir ainda mais sobre a proposta educativa de Jesus para a pedagogia contemporâneaeng
dc.description.abstractThe research on the pedagogy of Jesus when using proverbs according to the narratives of the third Gospel, consists of analyzing the use of such sentences in Jesus' pedagogical proposal, reflecting on the limits and possibilities of their application in the world of education in contemporary society. The methodology, through bibliographic investigation, refers to the systematic review of the literature from the main theoretical contributions that support this thesis, through books, dictionaries, periodicals, articles, internet websites, among others. And, from an approach perspective, deductive and dialectical methodologies are prioritized to critically reflect on Jesus' proposal in relation to contemporary education. Since the beginning of humanity, there are records of countercurrent teaching pedagogical initiatives coming from popular wisdom and that contribute to educational proposals that help not to alienate, above all, the social excluded from a given reality. The textual composition, based on the popular sayings of Jesus' pedagogy according to the Gospel of Luke, makes it possible to understand the limits and possibilities of the principles and reflections on education, considering the specificities combined by the time and space of sociocultural, political and educational situations. And in the meantime, a critical analysis of a quality and autonomous education is established as an inspiration for the contemporary educational system that prioritizes the students' know-how, as well as the essential values that guarantee ethical attitudes and, therefore, a participation free and aware of all Brazilian citizens. Finally, the discussions propose teaching experiences through proverbs also in contemporary education, and, therefore, it is important to think about the continuity of the research, through a field study, to reflect even more on Jesus' educational proposal for the contemporary pedagogyeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-23T19:47:46Z No. of bitstreams: 1 Valdivino José Ferreira.pdf: 1471368 bytes, checksum: 403d5d55d9d7eaab1f8eba3bb095e82b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T19:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdivino José Ferreira.pdf: 1471368 bytes, checksum: 403d5d55d9d7eaab1f8eba3bb095e82b (MD5) Previous issue date: 2020-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14542/Valdivino%20Jos%c3%a9%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectSabedoria. Provérbio. Pedagogia. Evangelho de Lucas. Contemporaneidade.por
dc.subjectWisdom. Proverbs. Pedagogy. Luke's Gospel. Contemporaneity.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Teologiaeng
dc.titleA pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucaseng
dc.title.alternativeJesus' pedagogy through the use of proverbs according to the Gospel of Lukeeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdivino José Ferreira.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.