Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Meire Luce-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2842207807697439eng
dc.contributor.advisor1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.contributor.referee1Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.date.accessioned2020-11-30T18:32:16Z-
dc.date.issued2020-09-23-
dc.identifier.citationGomes, Meire Luce. Estudantes surdos no ensino médio: referências da inclusão na rede pública estadual de Goiás. 2020. 146 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4552-
dc.description.resumoEste estudo se insere na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no DP CNPq-PROPE/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais. Aborda a Educação Escolar Brasileira como Direito de Todos os Cidadãos e Dever do Estado da Pré-Escola ao Ensino Médio com o foco de atenção às garantias legais asseguradas aos cidadãos com necessidades especiais, nesta pesquisa, a escolarização dos Surdos. Nunca é por demais ressaltar que existem barreiras culturais e sociais visíveis e simbólicas que têm objetado a efetivação dos direitos legais. Os excluídos, historicamente, têm sido os pobres, os negros, os deficientes de todos os graus e modalidades, os indígenas e demais agrupamentos sociais. Intitulada "Estudantes Surdos no Ensino Médio: Referências da Inclusão na Rede Pública Estadual de Goiás", esta pesquisa indaga, numa perspectiva compreensiva, como se processa a inclusão escolar dos Estudantes Surdos, no Ensino Médio, no tocante à comunicação e ao cumprimento das leis vigentes que normatizam o acesso, permanência e conclusão da Educação Básica, com êxito. Como objetivo geral, busca-se compreender como ocorre o processo de Inclusão Escolar dos Estudantes Surdos. Acompanham-lhe os seguintes objetivos específicos: identificar como se realiza esse processo de inclusão e as ações oferecidas aos Estudantes Surdos; verificar se as escolas utilizam a comunicação e adequações necessárias que favoreçam o processo ensino aprendizagem, de acordo com a proposta inclusiva bilíngue e, analisar, por meio de questionário dirigido às Equipes Gestoras, se as práticas pedagógicas que norteiam o processo de inclusão na Rede Estadual favorecem o aprendizado dos conteúdos acadêmicos e a construção da autonomia dos Estudantes Surdos. Aportada na metodologia crítica compreensiva, de Pierre Bourdieu (1997), dialoga com um corpus teórico constituído por: Mantoam (2005), Quadros (1997), Skliar (1995, 1997, 1999, 2001), Vygotsky (1989), Hall (1997), Moura (2000), Perlin (1998) e Strobel (2018), dentre outros; estado de conhecimento da temática no Portal CAPES: BDTD, bem como as normatizações pertinentes. O corpus empírico foi constituído pelos Estudantes Surdos no Ensino Médio (dados secundários), matriculados nas seis (06) Unidades Escolares selecionadas pelo critério do maior número de Surdos matriculados no ano de 2018 (72); bem como, um questionário dirigido a seis (06) Equipes Gestoras. A relevância dessa pesquisa caracterizou-se por apontar a necessidade de ações significativas nas Políticas Educacionais Bilíngues para Surdos, pois, por meio da análise dos dados, evidenciou-se que a inclusão escolar desses estudantes matriculados ainda não se efetivou por completo. Os dados da pesquisa revelaram que os professores, em sua maioria, não dominam a Libras e dependem do Intérprete de Libras para que haja a mediação dos conteúdos. Tal situação mostra que o ensino para os surdos ainda não se dá na perspectiva Bilíngue e que o processo de aprendizado desses estudantes não atende às suas necessidades educacionais e não favorecem a construção da sua autonomia. Por isso, a mera oferta dos serviços de Intérprete de Libras nas salas de aula não é suficiente para acolher suas especificidades linguísticas, excluindo-os no processo educacional. Além desse serviço, destaca-se a importância de a família aprender a Libras, da oferta de formação de Professores para a que a mediação pedagógica seja pautada no bilinguismo, no qual a Libras é a língua de instrução desde a educação infantil, e, das adequações metodológicas alicerçadas no ensino da segunda língua para os Surdos - Língua Portuguesa na modalidade escritaeng
dc.description.abstractThis work belongs to a research line called: "Society and Culture" and it is registered under DP CNPq- PROPE/PUC Goiás: Education, History, Memory and Culture in different social realms. The work approaches Brazilian School Education as a right of each citizen and a duty of the State, from pre-school to High School. It focuses on legal guarantees, assured to all citizen with special needs: in this research, Deaf Schooling. It is extremely important reinforce that there are social and cultural constraints, visible and symbolic, that had objected the realization of legal rights. Excluded people, historically, had been persons in poverty, black ones, persons with disability in all degrees and types, Indian people, and many more social groups. This research, entitled Deaf Students In High School, asks, under comprehensive perspective, how school inclusion of deaf students in High School is processed, in relation to communication and compliance with the current laws that standardize the accesses, continuity and successful completion of Basic Education. As following overall goals, the research pursues comprehension of how school inclusion succeeds, how action is offered to deaf students. It verifies how school use the communication and necessary adaptation to benefit the process of teaching and learning, according to the bilingual inclusive proposition. It aims to analyse, by a survey directed to management team, if teaching practice, that orientate the process of inclusion on State Public Schools, promotes learning of academic content and autonomy development of Deaf Students. Based on critic and comprehensive methodology of Pierre Bourdieu (1997), the research dialogues with an theoretical corpus stablished by Mantoan (2005), Quadros (1997), Skliar (1995, 1997, 1999, 2001), Vygotsky (1989), Hall (1997), Moura (2000), Perlin (1998) e Strobel (2018), among others, including the state of knowledge of the subject area on CAPES website: BDTD, as well as the relevant standardization. The empirical corpus is stablished by deaf students at High School (minor data) registered in six (06) schools, selected by the criterion of maximum number of deaf students registered in school year of 2018 (72). Also, the corpus is set by a survey directed to six (06) management teams. The relevance of this research marked itself by showing need of significant action in bilingual educational policies to deaf students, since the analysis of data demonstrates that school inclusion of these students has not became effective, yet. Research data revealed that teachers, mostly, are not proficient in sign language, and depend on a sign language interpreter, for there to be content mediation in classrooms. This situation shows that teaching for deaf students does not occur by bilingual perspective, as far as the learning process does not meet the students needs, and does not help the building of their autonomy, either. Consequently, the simple offer of sign language interpretation in the classroom is not enough to meet student¿s linguistic specificities, excluding them in teaching and learning process. Besides this service, the research detaches the significance of learning sing language by family; it highlights the significance of teaching formation to perform bilingual pedagogical mediation, in which, sign language is the language of instruction since early childhood education, and of methodological adjustments, based on teaching of written Portuguese as second language for deaf studentseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-30T18:31:36Z No. of bitstreams: 1 Meire Luce Gomes.pdf: 1834194 bytes, checksum: 7b83039c6599cd4211aed906f3a2d50f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T18:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Meire Luce Gomes.pdf: 1834194 bytes, checksum: 7b83039c6599cd4211aed906f3a2d50f (MD5) Previous issue date: 2020-09-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14566/Meire%20Luce%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEstudantes Surdos. Ensino Médio. Inclusão.por
dc.subjectDeaf Students, High School, Inclusive Educationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleEstudantes surdos no ensino médio: referências da inclusão na rede pública estadual de Goiáseng
dc.title.alternativeDeaf students in high school: references of inclusion in the state public network of Goiáseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meire Luce Gomes.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.