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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Clemerson Elder Trindade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2304559346108514eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749eng
dc.contributor.referee1Martins Filho, Altino José-
dc.contributor.referee2Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.date.accessioned2020-11-30T19:23:10Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.identifier.citationRamos, Clemerson Elder Trindade. Quem tem medo do lobo mau?: inquietações e medos sobre o trabalho do homem na educação infantil. 2020. 379 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4553-
dc.description.resumoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem por objetivo o estudo sobre a presença e o trabalho do homem na Educação Infantil. Toma como ponto de partida as tensões e dilemas do trabalho de professores e auxiliares de atividades educativas nos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia e Aparecida de Goiânia. As categorias de estudo deste trabalho partiram da compreensão de trabalho, do trabalho docente, do gênero e da infância. A partir dos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, essas categorias permearam a análise dos dados de forma a conceber os fenômenos da natureza e seu método de estudá-los dialeticamente por meio da historicidade e da contradição. Sendo assim, as categorias de análise que emergiram dos resultados do trabalho foram: trabalho, preconceito, estranhamento, medo e não lugar. Construídas à luz de uma sociedade de classe e marginalizadora, buscou-se compreender a dinâmica daquilo que é objetivo (condições de trabalho) e subjetivo (ideologias) presentes na vida social a partir da dialética inclusão x exclusão. Além das contribuições de um estudo crítico para a compreensão das categorias de estudo Marx (1985, 2010), outros autores foram fundamentais para elucidar o debate do tema da docência masculina à luz da igualdade de gênero no campo da Educação Infantil: Carvalho (1999), Carvalho (2011), Freire (1996), Faria et al. (2011) Gomes (2013), Louro (1999, 2001, 2007 e 2008), Malaguzzi (2016), Martins Filho (2018, 2020), Pereira (2016), Pincinato (2007), Priori (2018), Sayão (2005), Silva (2014), Sousa (2015); dentre outros. A base metodológica deste estudo fundamentou-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa, a fim de dar vez e voz aos homens da/na Educação Infantil. Todavia, como toda voz é polifônica, outros sujeitos (gestores e famílias) foram também ouvidos, pois estão diretamente envolvidos com o cuidado e com a educação das crianças nas instituições públicas em que esses profissionais atuam. Sendo assim, os resultados desta pesquisa partiram do entrecruzamento de duas fontes: de um questionário online que obteve a resposta de 54 profissionais homens na Educação Infantil e de entrevistas com 18 sujeitos (06 gestores, 06 pais e 06 profissionais). As entrevistas foram realizadas depois do encerramento do questionário de pesquisa, e os 18 profissionais que participaram das entrevistas também se prontificaram a responder o questionário. Os resultados encaminham para reflexões que envolvem estereótipos, discriminação, julgamento de valores, medo e desvalorização social do lugar ocupado por esses homens e seu trabalho na Educação Infantil. Outrossim, foram essas reflexões que subsidiaram a construção das categorias: trabalho, preconceito, estranhamento, medo e não lugareng
dc.description.abstractThis work, enrolled under Education, Society and Culture research field, from the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás, aims to study the men presence and work in early Childhood Education. It takes, as a starting point, the tensions and dilemmas of teachers and assistants work in educational activities at Municipal Centers for Childhood Education in the cities of Goiânia and Aparecida de Goiânia. The study categories of this work started from the understanding of work, teaching work, gender and childhood. Based on the Dialectical Historical Materialism premises, these categories permeated the data analysis in order to conceive the nature phenomena and its method of studying them dialectically through historicity and contradiction. Thus, the categories of analysis that came out from the results of this study were: work, prejudice, strangeness, fear and ¿not belonging¿. Built under the aspect of a class and marginalizing society, it was sought to understand the dynamics of what is objective (work conditions) and subjective (ideologies) present in social life from the dialectic inclusion versus exclusion. In addition to the contributions of a critical study to the comprehension of Marx study categories (1985, 2010), other authors were essentials in elucidating the debate on the male teaching theme under the view of gender equality in early Childhood Education field: Carvalho (1999), Carvalho (2011), Freire (1996), Faria et al. (2011) Gomes (2013), Louro (1999, 2001, 2007 and 2008), Malaguzzi (2016), Martins Filho (2018, 2020), Pereira (2016), Pincinato (2007), Priori (2018), Sayão (2005), Silva (2014), Sousa (2015); and others. The methodological basis of this study was established on a qualitative research approach, in order to give turn and voice to men in early childhood education. However, as every voice is polyphonic, other subjects (managers and family) were also heard, as they are directly involved with children¿s care and education in public institutions where these professionals work. Thus, the results of this research started from the intersection of two sources: an online questionnaire which obtained the answer of 54 male professionals involved in early childhood education and interviews with 18 individuals (6 managers, 6 parents and 6 professionals). The interviews were conducted after the research questionnaire ended, and the 18 professionals who attended the interviews also volunteered to answer the questionnaire. The results lead to thoughts involving stereotypes, discrimination, judgment of values, fear and social devaluation of the place occupied by these men and their work in childhood education. Furthermore, these reflections contributed to the construction of the categories: work, prejudice, strangeness, fear and “not belonging”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-11-30T19:21:12Z No. of bitstreams: 1 Clemerson Elder Trindade Ramos.pdf: 3665251 bytes, checksum: b94c5cb5af1f8b56546d3f2a5e94d8a4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T19:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clemerson Elder Trindade Ramos.pdf: 3665251 bytes, checksum: b94c5cb5af1f8b56546d3f2a5e94d8a4 (MD5) Previous issue date: 2020-09-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14568/Clemerson%20Elder%20Trindade%20Ramos.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectTrabalhador homem. Educação Infantil. Preconceito. Gêneropor
dc.subjectMale worker. Early childhood education. Prejudice. Gendereng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleQuem tem medo do lobo mau?: inquietações e medos sobre o trabalho do homem na educação infantileng
dc.title.alternativeWho's afraid of the big bad wolf ?: concerns and fears about man's work in early childhood educationpor
dc.typeDissertaçãoeng
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