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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Luttiely Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3434671029711181eng
dc.contributor.advisor1Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103684476705320eng
dc.contributor.referee1Carneiro, Marcos Lajovic-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268884489332741eng
dc.contributor.referee2Campos, Lucila Maria de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734311707280115eng
dc.date.accessioned2020-12-07T18:46:49Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationOliveira, Luttiely Santos de. Otimização da cadeia de suprimentos de ciclo fechado do óleo lubrificante usado ou contaminado no Brasil.. 2020. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - Goiás.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4556-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa desenvolver um modelo matemático de otimização em uma cadeia de suprimentos de ciclo fechado do óleo lubrificante usado e contaminado para determinar as quantidades de óleo lubrificante novo e usado a fim de maximizar o lucro de retorno. Parte-se da análise de uma estrutura a nível nacional. Objetiva-se dimensionar um modelo matemático capaz de otimizar essa rede, além de, mapear toda a estrutura identificando seus fluxos. Apresentando assim, uma abrangente revisão de literatura (306 artigos) sobre os métodos de otimização, o método de programação linear apresentou ótimos resultados além de se adequar a estrutura proposta, percebe-se também que a cadeia de suprimentos do óleo lubrificante é pouco explorada no meio científico para a aplicação de modelagens matemáticas. Foram analisados documentos e realizadas entrevistas para identificar a estrutura e os fluxos da cadeia e utilizou-se da técnica de Regressão Linear para os dados levantados a fim de determinar a quantidade de retorno do óleo lubrificante e estimar possíveis cenários. Considerou para analise as variáveis de tempo, volume comercializado e meta de coleta, apresentando um R² que se ajusta em 89,09% dos valores observados. A abordagem metodológica aplicada nesta pesquisa se situa na modelagem, aplicando a programação linear inteira mista junto com fuzzy para os dados de demanda incerta. Como resultado principal, o modelo de otimização contemplou as metas de retorno do OLUC estabelecidas pela política regulatória brasileira. Como principal contribuição, o modelo de otimização usado permite ajustes para especificidades das regiões onde o produto é gerado.eng
dc.description.abstractThis research aims to develop a mathematical model of optimization in a closed-loop supply chain of used and contaminated lubricating oil to determine the quantities of new and used lubricating oil in order to maximize return profit. It starts from the analysis of a structure at national level. The objective is to dimension a mathematical model capable of optimizing this network, in addition to mapping the entire structure identifying its flows. Thus, presenting a comprehensive literature review (306 articles) on optimization methods, the linear programming method showed excellent results in addition to adapting the proposed structure, it is also noticed that the lubricating oil supply chain is little explored in the scientific medium for the application of mathematical modeling. Documents were analyzed and interviews were conducted to identify the structure and flows of the chain and the Linear Regression technique was used for the data collected in order to determine the amount of return of the lubricating oil and estimate possible scenarios. For the analysis of the variables of time, marketed volume and collection target, it considered an R² that fits 89.09% of the observed values. The methodological approach applied in this research is located in modeling, applying mixed integer linear programming together with fuzzy for uncertain demand data. As a main result, the optimization model included ULO's return goals established by Brazilian regulatory policy. As a main contribution, the optimization model used allows adjustments to the specificities of the regions where the product is generated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2020-12-07T18:46:48Z No. of bitstreams: 1 Luttiely Santos de Oliveira.pdf: 1642528 bytes, checksum: 8c5d66d19087d09ea4e20892f4b7c095 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-07T18:46:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luttiely Santos de Oliveira.pdf: 1642528 bytes, checksum: 8c5d66d19087d09ea4e20892f4b7c095 (MD5) Previous issue date: 2020-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14583/Luttiely%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia::Curso de Engenharia de Produçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemaseng
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectÓleo Lubrificante Usado e Contaminado, Closed Loop Supply Chain, Otimizaçãopor
dc.subjectUsed Lubricant Oil, Closed Loop Supply Chain, Optimizationeng
dc.subject.cnpqEngenharias:: Engenharia de Produçãoeng
dc.titleOtimização da cadeia de suprimentos de ciclo fechado do óleo lubrificante usado ou contaminado no Brasil.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

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