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Tipo do documento: Tese
Título: Evolução ascensional do homem no pensamento preservado de Huberto Rohden
Título(s) alternativo(s): Ascension evolution of man in the preserved thought of Huberto Rohden
Autor: Carrião, Luiz Humberto 
Primeiro orientador: Silva, Valmor da
Primeiro membro da banca: Caes, André Luiz
Segundo membro da banca: Lisboa, Armando de Melo
Terceiro membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Quarto membro da banca: Ecco, Clóvis
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar o pensamento (preservado) do filósofo Huberto Rohden, formulador da Filosofia Univérsica, a qual vislumbra a unidade fundamental do cosmos Uno (causa) nas diversidades periféricas dos Versos (efeitos), seja no macrocosmo sideral, seja na metafísica do microcosmo hominal, e é guiada pela própria Constituição Cósmica do Universo. Tem como objeto a herança da Renascença identificada pelo filósofo como a confusão entre o "fator Eu" e o "fator Ego". Na palavra "Eu", leia-se Cristo em nós; na palavra "Ego", leia-se intelecto em nós. Sobre essa confusão questiona o filósofo: ocorreu por desconhecimento ou menosprezo ao "fator Eu"? Se por desconhecimento, prevalece, ainda nos dias atuais, a ignorância nas ações humanas questionadas como horrores; todavia, se por menosprezo, houve erro, ou seja, má intenção consciente em referidas ações. A considerar que o homem ocidental superou sua infância heterônoma e ainda se encontra na adolescência egônoma, despertando para a maturidade autônoma, não pode ser acusado de agir por menosprezo do "fator Eu", vez que, na adolescência, o homem tenta ser egodeterminante e, na maturidade, autodeterminante, ou seja, pleniconsciência, somente na etapa da adultez. Eis que surge o magno problema: como despertar no homem o "fator Eu" para fazer com o "fator Ego" o homem integral? Nossa hipótese é: quando de sua consciente autorrealização, isto é, fazer a síntese entre o Ser do Eu e o Existir do Ego, ou seja, o Ego se realizando através do Eu. Utilizamos de metodologia qualitativa das obras do filósofo Rohden e em diálogo com outros autores correlacionados. A conclusão a que se chegou é de que essa herança da Renascença presente no homem ocidental atual não será desperta por nenhuma mística social, como apregoaram alguns filósofos e teólogos no diálogo com o filósofo Rohden, e, sim, através de uma experiência literalmente individual, atingindo a verticalidade. Então poderá essa ética-cristã verticalizada desdobrar-se em horizontalidade social, atingindo a humanidade como um todo
Abstract: This thesis aims to analyze the (preserved) thought of the philosopher Huberto Rohden, "Univérsica" Philosophy proposer, which glimpses the fundamental unity of the cosmos "Uni" (cause) in the peripheral diversities of the "Verse" (effects), whether in the sidereal macrocosm, or in man microcosm metaphysics, and it is guided by the Cosmic Constitution of the Universe itself. Its object is the Renaissance inheritance identified by the philosopher as the misunderstanding between the "Me factor" and the "Ego factor". In the word "Me", it can be read Christ in us; in the word "Ego", intellect in us. The philosopher enquiries about this confusion: did it happen due to unawareness or contempt of the "Me factor"? If it is for unawareness, ignorance in human actions questioned as horrors prevails even nowadays; however, if it is by contempt, there was a mistake, which is, conscious bad intention in such actions. Considering that the western man has overcome his heteronomous childhood and that he still finds himself in the selfness adolescence, awakening to autonomous maturity, he cannot be accused of acting by contempt of the "Me factor", since in adolescence, the man tries to be ego-determining and, in maturity, self-determining. This means that full awareness is only in the stage of adulthood. This is where the main problem arises: how to awaken the "Me factor" in man to make, with the "Ego Factor", the whole man? Hypothesis: when of its conscious self-realization, that is, to synthesize the Being of the Me and the Ego Existence. This means the Ego being realized through the Me. A qualitative methodology of Rohden's work was used in dialogue with other correlated authors. It could be concluded that this Renaissance inheritance present in today's western man will not be awakened by any social mystic, as it was said by some philosopher and theologians in the dialogue with the philosopher Rohden, but rather through a literally individual experience, reaching verticality. Then, this verticalized Christian-ethics can unravel itself in social horizontality, reaching humanity as a whole
Palavras-chave: Huberto Rohden. Fator Eu. Fator Ego. Ética-cristã
Huberto Rohden. Me factor. Ego Factor. Christian Ethics
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Teologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Carrião, Luiz Humberto. Evolução ascensional do homem no pensamento preservado de Huberto Rohden. 2020. 96 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4559
Data de defesa: 26-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião
Doutorado em Ciências da Religião

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