???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4562
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de inglês como língua estrangeira na educação básica: uma análise de abordagens e metodologias
Título(s) alternativo(s): The teaching of English as a foreign language in basic education: an analysis of approaches and methodologies
Autor: Souza, Taynara Maria Mendonça de 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Segundo membro da banca: Pinto, Divino José
Resumo: Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. O tema geral da pesquisa foi o ensino da Língua Inglesa na Educação Básica, visando a identificar e analisar as abordagens e métodos dessa língua na Educação Básica, presentes na pesquisa acadêmica. O texto trouxe, no capítulo 1, a trajetória histórica do ensino desse idioma e a legislação correspondente no sistema educacional brasileiro, o atual quadro do ensino nas escolas. No capítulo 2, fez-se a exposição das abordagens e metodologias ensino de Inglês como Língua Estrangeira. O capítulo 3 apresentou e discutiu os dados coletados no levantamento bibliográfico e analisou o material selecionado. A pesquisa teve como objetivo geral analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, artigos, dissertações e teses que versavam sobre o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica brasileira. Foram feitas consultas nos bancos de dados do Portal de Periódicos da Capes, Portal de Periódicos da Scielo e Google Acadêmico a partir de 2010 até 2020. Os objetivos específicos foram: identificar em bancos de dados artigos, dissertações e teses trabalhos focados na temática do ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Educação Básica; buscar nesse material registros e comentários acerca de abordagens e metodologias de ensino; compor um quadro final das abordagens e metodologias de ensino de Inglês presentes em pesquisas empíricas sobre esse ensino nas escolas em cotejamento com os estudos anteriores que fizeram a sistematização dessas abordagens e metodologias. Para que os objetivos fossem atingidos, inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica de documentação indireta, visando análise e discussão do seu conteúdo. Pode-se verificar que foram encontrados, nos bancos de dados pesquisados, 248 (duzentos e quarenta e oito) trabalhos, dos quais foram selecionados 15 (quinze), mais diretamente relacionados com o objetivo da pesquisa. Os temas foram classificados, para análise e discussão do conteúdo, em duas categorias: Abordagens no ensino de Inglês como Língua Estrangeira e Metodologias de ensino de Inglês como Língua Estrangeira. Os resultados obtidos revelam que o ensino da Língua Inglesa na Educação Básica brasileira não atende às 12 necessidades formativas atuais, que as metodologias utilizadas na grande maioria são tradicionais mas, ao mesmo tempo, há sinalizações de mudança que indicam a relevância da abordagem comunicativa na perspectiva da teoria histórico-cultural, a importância dos letramentos digitais visando à leitura dos textos multimodais e o papel da interculturalidade
Abstract: This thesis is linked to the Line of Research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás. The general theme of the research was the teaching of English in Basic Education, aiming to identify and analyze the approaches and methods of that language in Basic Education, present in academic research. The text brought, in chapter 1, the historical trajectory of teaching this language and the corresponding legislation in the Brazilian educational system, the current framework of teaching in schools. In chapter 2, the teaching of English as a Foreign Language approaches and methodologies were presented. Chapter 3 presented and discussed the data collected in the bibliographic research and analyzed the selected material. The general objective of the research was to analyze, through bibliographic research, articles, dissertations and theses that dealt with the teaching of English in Brazilian Basic Education. Queries were made in the databases of Capes' Portal of Journals, Scielo's Portal of Journals and Google Scholar from 2010 to 2020. The specific objectives were: to identify in databases, dissertations and theses works focused on the theme of teaching English. as a Foreign Language in Basic Education; search in this material for records and comments about teaching approaches and methodologies; compose a final picture of the English teaching approaches and methodologies present in empirical research on this teaching in schools in comparison with the previous studies that systematized these approaches and methodologies. In order to achieve the objectives, a bibliographic search of indirect documentation was initially carried out, aiming at analyzing and discussing its content. It can be seen that 248 (two hundred and forty-eight) works were found in the researched databases, of which 15 (fifteen) were selected, most directly related to the research objective. The themes were classified, for analysis and discussion of the content, in two categories: Approaches in teaching English as a Foreign Language and Methodologies for teaching English as a Foreign Language. The results obtained reveal that the teaching of the English Language in Brazilian Basic Education does not meet the current training needs, that the methodologies used in the vast majority are traditional but, at the same time, there are signs of change that indicate 14 the relevance of the communicative approach in the perspective of historical-cultural theory, the importance of digital literacies aimed at reading multimodal texts and the role of interculturality
Palavras-chave: Ensino de Inglês; Educação Básica; Abordagens e Métodos de ensino; Ensino Desenvolvimental.
English teaching; Basic education; Teaching approaches and methods; Developmental teaching.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Souza, Taynara Maria Mendonça de. O ensino de inglês como língua estrangeira na educação básica: uma análise de abordagens e metodologias. 2020.118 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4562
Data de defesa: 14-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taynara Maria Mendonça de Souza.pdf15,43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.