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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoriz, Ernani Oliveira Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3785249763661102eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004eng
dc.contributor.referee1Santos, Cristiano Alexandre dos-
dc.contributor.referee2Baldino, José Maria-
dc.date.accessioned2021-01-05T18:08:05Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationRoriz, Ernani Oliveira Martins. A base nacional comum curricular e as influências neoliberais na sua construção. 2020. 121 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4564-
dc.description.resumoEsta Dissertação integrada à Linha de Pesquisa, Estado, Instituições e Políticas Educacionais enfoca as influências neoliberais na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), num quadro geral de mudanças educativas ocorridas principalmente a partir da década de 1990 em toda América Latina, num contexto estrutural e conjuntural de acumulação capitalista internacional, com redefinições do papel do Estado, marcadamente "mais mínimo", provocando inúmeras consequências para a educação escolar, no caso do Brasil, ampliada como Direito de Cidadania e Dever do Estado, laica e gratuita da pré-escola ao ensino médio. Definiu-se como problema de pesquisa "quais as influências neoliberais na construção da BNCC, a partir da visão dos pesquisadores no cenário atual?". Como metodologia, optou-se pela abordagem de análise dialética, com construção de categorias de análise a serem construídas a posteriori, investigar a respeito da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da visão dos pesquisadores contemporâneos da área de educação. As consultas foram feitas em três fontes da CAPES a saber:1) BDTD; 2) Portal de Periódicos e 3) Google Acadêmico. Foi apresentado o estudo bibliográfico contemplando o universo teórico de 04 (quatro) Dissertações e 01 (uma) Tese que versam sobre análises da BNCC. O Estado do Conhecimento possibilitou construir 04 (quatro) Categorias Analíticas, cujos conteúdos possibilitaram estruturar de forma rigorosa o objeto de estudo, respondendo às questões inerentes ao problema central da investigação, qual seja: CATEGORIA A - Concepção de Educação e de Currículo na BNCC, CATEGORIA B - Participação dos Professores no Processo de Construção da BNCC, CATEGORIA C - A Relação entre Público e Privado e as Influências Políticas Neoliberais e CATEGORIA D - Ensino Médio e as Atuais Reformas. As principais conclusões derivadas das categorias de análise foram: CATEGORIA A - Concepção de Educação e de Currículo na BNCC, constataram-se fragilidades ou inconsistências entre a BNCC e a proposta de promoção de igualdade de oportunidades, pois o contexto sócio-histórico dos Sujeitos não foram respeitados, tampouco a liberdade dos sistemas de ensino nas suas escolhas de modos e métodos de gestão; CATEGORIA B - Participação dos Professores no Processo de Construção da BNCC: comprovou-se a mínima participação dos Professores na construção da BNCC, pois um dos propósitos da implantação dela, deveria ser o de promover a reformulação curricular da educação básica, norteando os conteúdos e as práticas do professor, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais; CATEGORIA C - A Relação entre Público e Privado e as Influências Políticas Neoliberais, houve aproximações do governo nacional com os organismos internacionais, empresariados e entes privados, o que tornou o Estado permeável às influências do mercado e da sociedade civil, com acordos internacionais direcionando às reformas educacionais, aos objetivos e às metas a serem alcançados, bem como a propagação do ideário neoliberal nos assuntos relacionados à educação, tornando-se o currículo conteudista e restrito à aprendizagem escolar e CATEGORIA D - Ensino Médio e as Atuais Reformas: para a elaboração de um currículo mínimo, é necessário uma ampla análise compartilhada do que já se tem escrito e realizado nas esferas federal, estadual e municipal, bem como de experiências escolares nas múltiplas inter-relações culturais concretas a fim de manter as conquistas históricas e avançar nas pautas sociais. No caso da reforma no Ensino Médio, prevista na legislação educacional brasileira, não houve legitimidade do processo de elaboração e implantação de um currículo básico em sua versão final, pois ao contrário, houve resistência à forma de condução do processo de elaboração, proposição e teor da Base Nacional Comum Curriculareng
dc.description.abstractThis Dissertation integrated with the Research Line, State, Institutions and Educational Policies focuses on neoliberal influences in the construction of the Common National Curricular Base (BNCC), within a general framework of educational changes that occurred mainly from the 1990s in all Latin America, in a context structural and conjuncture of international capitalist accumulation, with redefinitions of the role of the State, markedly "more minimal", causing numerous consequences for school education, in the case of Brazil, expanded as Citizenship and State Duty, secular and free of charge. school to high school. The research problem was defined as "what are the neoliberal influences in the construction of the BNCC, from the perspective of the researchers in the current scenario?".As a methodology, we opted for the dialectical analysis approach, with the construction of analysis categories to be constructed a posteriori, to investigate the elaboration of the Common National Curricular Base (BNCC) from the view of contemporary researchers in the area of education. The consultations were made in three sources from CAPES, namely: 1) - BDTD; 2) Portal of Journals and 3) Google Scholar. A bibliographic study was presented covering the theoretical universe of 04 (four) Dissertations and 01 (one) Thesis that deal with BNCC analyzes. The State of Knowledge made it possible to construct 04 (four) Analytical Categories, the contents of which made it possible to rigorously structure the object of study, answering the questions inherent to the central problem of the investigation, namely: CATEGORY A - Conception of Education and Curriculum at BNCC, CATEGORY B - Participation of Teachers in the BNCC Construction Process, CATEGORY C - The Relationship between Public and Private and Neoliberal Political Influences and CATEGORY D - High School and Current Reforms. The main conclusions derived from the analysis categories were: CATEGORY A- Conception of Education and Curriculum at BNCC, weaknesses or inconsistencies were found between BNCC and the proposal to promote equal opportunities, as the subjects' socio-historical context was not respected, nor was the freedom of education systems in their choice of management methods and methods; CATEGORY B - Participation of Teachers in the BNCC Construction Process: the minimum participation of Teachers in the construction of BNCC was proven, since one of the purposes of implementing it should be to promote the curricular reformulation of basic education, guiding the contents and teacher practices, with the implementation of National Curriculum Parameters; CATEGORY C - The Relationship between Public and Private and Neoliberal Political Influences: there were approximations between the national government and international organizations, businessmen and private entities, which made the State permeable to market and civil society influences, with international agreements directing educational reforms, objectives and goals to be achieved, as well as the spread of neoliberal ideas in matters related to education, making the curriculum content and restricted to school learning andCATEGORY D - High School and the Current Reforms: for the elaboration of a minimum curriculum, it is necessary a wide shared analysis of what has already been written and accomplished in the federal, state and municipal spheres, as well as of school experiences in the multiple interrelationships cultural activities in order to maintain historical achievements and advance social agendas. In the case of the reform in High School, provided for in the Brazilian educational legislation, there was no legitimacy in the process of elaborating and implementing a basic curriculum in its final version, because on the contrary, there was resistance to the way of conducting the elaboration process, proposition and content. of the Common National Curricular Baseeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-01-05T18:06:03Z No. of bitstreams: 1 Ernani Oliveira Martins Roriz.pdf: 1506625 bytes, checksum: ab1eaf10a95b4f569230958d80335e69 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14617/Ernani%20Oliveira%20Martins%20Roriz.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPúblico-Privado; Educação; Base Nacional Comum Curricular; Políticas Curriculares.por
dc.subjectPublic-private; Education; Brazilian National Curricular Common Base; Curricular Policieseng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleA base nacional comum curricular e as influências neoliberais na sua construçãoeng
dc.title.alternativeThe common national curriculum base and the neoliberal influences on its constructioneng
dc.typeDissertaçãoeng
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