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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4570
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
Título(s) alternativo(s): Deaf graduates of the Letras / Libras course at the Federal University of Goiás: academic training and social insertion
Autor: Lopes, Wanuse Souza 
Primeiro orientador: Cavalcante, Cláudia Valente
Primeiro membro da banca: Gomes, Marcilene Pelegrine
Segundo membro da banca: Pires, Edna Misseno
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Cultura", do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, é resultante das discussões do grupo de pesquisa "Juventude e Educação" e do projeto de pesquisa denominado "Diversidade Cultural nas Políticas e Diretrizes Educacionais, Nacionais e Internacionais", que nos possibilitaram pensar nas questões sociais que envolvem as minorias excluídas, das quais pertencem o surdo. Por esta razão, o sujeito desta pesquisa são os egressos do curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), considerados no intuito de responder a seguinte questão norteadora: Em que medida o curso Letras/Libras da UFG ampliou as possibilidades de inserção social do egresso surdo nas diversas esferas da sociedade e quais são os limites e as possibilidades da formação levando-se em consideração a realidade objetiva a qual estes estão inseridos? Questionamento que se justifica tendo em vista que o Projeto Pedagógico do Curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás define a proposta o curso para a formação de professores de Libras para atuarem no ensino Fundamental ou Médio; uma formação que será baseada numa concepção formativa do aluno, no intuito de possibilitar a "interação entre surdos e ouvintes em várias esferas sociais" (PPC/LETRAS/LIBRAS, 2008, p. 11). O estudo tem como objetivo geral investigar a formação acadêmica e a inserção social do egresso surdo da graduação de Letras/Libras da UFG à luz dos objetivos expressos no PPC do Curso. Toma-se como referencial o Conhecimento Praxiológico e a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, nas quais os fenômenos sociais são tratados na relação dialética entre o mundo objetivo e o mundo subjetivo. Como metodologia, foram realizadas análises documentais dos editais de seleção, do PPC do Curso e das resoluções do curso de Letras/Libras da UFG. Além disso, para coleta de dados, foi aplicado um questionário sociocultural utilizando o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science) versão 26 para análise dos dados, junto a quatorze egressos do curso de Letras/Libras, dos quais sete participaram de uma entrevista aprofundada. E como referenciais norteadores da pesquisa foram consideradas as contribuições de Bourdieu (1983, 1989, 2012, 2012a, 2015, 2015a); Cavalcante (2010; 2014); Feres Júnior e Campos (2013); Klein (2001); Moehlecke (2004); Nogueira, Catani (2015); Quadros (2005); Skliar (2012); Strobel (2008, 2009), e outros. Os resultados, a partir da análise dos dados, mostram que o egresso surdo de Letras/Libras faz parte de uma minoria que conseguiu acesso ao ensino superior, muito em decorrência ao sistema de cotas. E que, durante a graduação, por meio das estratégias de ensino, este conseguiu se integrar ao curso, de modo a ampliar o vocabulário e desenvolver habilidades de leitura e escrita da língua portuguesa. Já com a graduação, a maioria alcançou o objetivo de ser professor de libras. Contudo, apesar disso, contatamos também que a comunicação ainda é a barreira que dificulta a inclusão do surdo. Assim, é preciso pensar em escolas inclusivas bilíngues, num currículo voltado para surdo, com pedagogias visuais, que contemplem, de fato, a cultura surda
Abstract: The present work, registered in the research line "Education, Society and Culture", of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás, is the result of the discussions of the research group "Youth and Education" and the research project called "Diversity" Cultural in Educational, National and International Policies and Guidelines ", which enabled us to think about the social issues that involve excluded minorities, of which the deaf belong. For this reason, the subjects of this research are the graduates of the Letras / Libras course at the Federal University of Goiás (UFG), considered in order to answer the following guiding question: To what extent did the Letras / Libras course at UFG expand the possibilities of insertion development of deaf graduates in different spheres of society and what are the limits and possibilities of training taking into account the objective reality to which they are inserted? Questioning that is justified considering that the Pedagogical Project of the Letras / Libras Course of the Federal University of Goiás defines the proposal the course for the training of Libras teachers to work in elementary or high school; a training that will be based on a formative conception of the student, in order to enable ¿interaction between deaf and listeners in various social spheres¿ (PPC / LETRAS / LIBRAS, 2008, p. 11). The general objective of the study is to investigate the academic formation and social insertion of the deaf graduate of the undergraduate course of Letters / Libras at UFG in the light of the objectives expressed in the PPC of the Course. Pierre Bourdieu's Praxiological Knowledge and Reflective Sociology are taken as a reference, in which social phenomena are treated in the dialectical relationship between the objective and the subjective world. As a methodology, documentary analyzes were carried out of the selection notices and resolutions of the Letras / Libras course at UFG. In addition, for data collection, a sociocultural questionnaire was applied using the statistical package SPSS (Statistical Package for Social Science) version 26 for data analysis, along with fourteen graduates of the Letras / Libras course, of which seven participated in an interview. in-depth. Bourdieu's contributions (1983, 1989, 2012, 2012a, 2015, 2015a) were considered as guiding references of the research; Cavalcante (2010; 2014); Feres Júnior and Campos (2013); Klein (2001); Moehlecke (2004); Nogueira, Catani (2015); Quadros (2005); Skliar (2012); Strobel (2008, 2009), and others. The results, from the analysis of the data, show that the deaf graduate of Letras / Libras is part of a minority that gained access to higher education, largely due to the quota system. And that, during graduation, through teaching strategies, he managed to integrate into the course, in order to expand the vocabulary and develop reading and writing skills in the Portuguese language. With graduation, most achieved the goal of being a teacher of pounds. However, despite this, we also contact that communication is still the barrier that hinders the inclusion of the deaf. Thus, it is necessary to think of inclusive bilingual schools, of a curriculum aimed at the deaf, with visual pedagogies, which, in fact, contemplate deaf culture
Palavras-chave: Políticas de Inclusão. Ensino Superior. Letras/Libras. Egressos
Inclusion Policies. University education. Letters / Pounds. Graduates
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Lopes, Wanuse Souza. Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social. 2020. 132 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4570
Data de defesa: 17-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

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