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Tipo do documento: Dissertação
Título: A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA HISTÓRICA CIDADE DE PIRENÓPOLIS ACERCA DO TURISMO NUMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA.
Autor: Craveiro, Fernanda Alvarenga 
Primeiro orientador: Lopes, Eliane
Primeiro coorientador: Lima Filho, Manuel Ferreira
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Geralda de
Segundo membro da banca: Laraia, Roque de Barros
Resumo: Essa dissertação versa sobre a percepção dos moradores da histórica cidade de Pirenópolis acerca do turismo numa perspectiva etnográfica. Para o desenvolvimento da pesquisa contamos com uma metodologia antropológica, qual seja a etnografia, que nos possibilitou narrar outras narrações, ao interpretar como os moradores percebem o turismo em sua ambivalência e com ele convivem. A relação tríplice entre cultura, patrimônio e turismo, configurou-se no fio condutor das discussões, por entendermos que a cultura e o patrimônio são sustentáculos do turismo e que dele recebem interferência, impactando, de forma ambivalente, o espaço, o lugar e a paisagem. Nessa pesquisa, entendemos a paisagem como um palimpsesto escrito no tempo e no espaço, que também se constitui como uma das essências do turismo porque é um espaço de referências múltiplas. Com os resultados da pesquisa, constatamos a presença de uma inversão de valores acerca do patrimônio de Pirenópolis: a dimensão cultural é sobreposta pela comercial e mercadológica e, isso interfere na cultura local. Contudo, o patrimônio cultural em sua riqueza simbólica imprime sua marca na identidade e na memória. Avaliamos que, inexoravelmente, as exigências do comércio, do mercado e do turismo, somente, podem ser satisfeitas se fundadas na cultura. É fato que se a cultura não for considerada, o movimento turístico não se consolida. Concluímos que, em sua ambivalência, o turismo faz morada em Pirenópolis e, ao mesmo tempo, contribui com a existência da cidade. Promove-lhe benefícios inestimáveis e sustenta o sentimento de pertença de seus moradores. Em Pirenópolis, o turismo ainda não é avassalador, mas pode vir a ser, caso o poder econômico, em sua prática, prevaleça sobre o valor cultural.
Abstract: This dissertation dials about the perception of the inhabitants around the historical town from Pirenópolis about the tourism on the ethnographical perspective .To the development of the research, we expect with an anthropologic methodological, which be the ethnographical,that enables us to narrate others narrations, when we interpreted how the inhabitants fell the tourism in its ambivalence and they count on with it. The triple relationship among the culture, patrimony and tourism, configures itself in the conducting wire of the argument, because we have understood that, the culture and the patrimony are the backbone of the tourism and it gives interference, impacting, with the ambivalent form the space, the place and the landscape. In this research, we have understood the landscape like a palimpsest is written at the time and in the space,that it also builds up as one of the essences of the tourism, because it is a space of multiple references. With the results of this research we evidenced the presence of an inversion of values concerning the patrimony of Pirenópolis: the cultural dimension is overlapped by the advertising and marketing,this interferers with the local culture. However, the culture patrimony in its symbolic wealth prints its mark in the identity and in the collective memory. We evaluated that, insensitive, the exigency of the market and the tourism, they only can satisfied, if they are established in the culture. It is the fact that if the culture will not be considered, the tourist movement is not consolidated. We have concluded that, in its ambivalence, the tourism makes dwelling in Pirenópolis, and at the same time, contributes with the existence of the city. It promotes itself invaluable benefits and it supports the felling of belonging of its inhabitants .In Pirenópolis, the tourism is not still overwhelming, but it can come to be, case the economical power, in its practice, prevails on the cultural value.
Palavras-chave: cidade de Pirenópolis; turismo; paisagem
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: Craveiro, Fernanda Alvarenga. A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA HISTÓRICA CIDADE DE PIRENÓPOLIS ACERCA DO TURISMO NUMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA.. 2006. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - Goiás.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4573
Data de defesa: 3-Abr-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

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