Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Alex do Carmo Aziz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4213289775382263eng
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627eng
dc.contributor.referee1Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee2Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.date.accessioned2021-03-01T18:56:37Z-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.identifier.citationAssis, Alex do Carmo Aziz. Fundações de apoio nas universidades: um estudo da FUNAPE na Universidade Federal de Goiás. 2020. 103 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4578-
dc.description.resumoEsta pesquisa, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Política e Instituições Educacionais, tem como temática um estudo da FUNAPE na Universidade Federal de Goiás. Traz o seguinte problema de pesquisa: Como a FUNAPE realizou a sua gestão do período de 2018 e de que forma as suas ações convergiram para o Plano Desenvolvimento Institucional da UFG. O objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições, contradições e os desafios das fundações de apoio, em específico da FUNAPE, em relação à UFG. Para alcançar a meta pretendida traçamos os objetivos específicos a saber: discutir o processo de entendimento do que sejam fundações de apoio; identificar e analisar o desenvolvimento do pensamento e conhecimento teórico sobre as fundações de apoio e verificar através das ações da FUNAPE, a relação entre sua atuação e o Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI da UFG. Para responder ao problema e alcançarmos o objetivo utilizamos uma abordagem qualitativa como metodologia. Este estudo perpassa por pesquisa bibliográfica, documental e empírica, tendo como fonte primária a análise dos documentos dispostos no PDI e da prestação de contas da FUNAPE. A análise da pesquisa empírica mostrou poucas convergências entre o PDI da UFG e os projetos da FUNAPE As informações apresentadas e as análises realizadas neste trabalho, nos permitiram concluir que a FUNAPE, enquanto instituição de apoio à UFG, desempenha importante papel, porém entendemos que os Projetos coordenados pela FUNAPE não têm relação direta com as Ações previstas no PDI da UFGeng
dc.description.abstractThis research, affiliated to the Research Line State, Policy and Educational Institutions, has as its theme a study by FUNAPE at the Federal University of Goiás. It brings up the following research problem: How FUNAPE managed its management for the 2018 period and how its actions converged to UFG's Institutional Development Plan. The general objective of this study is to analyze the contributions, contradictions and challenges of the support foundations, specifically from FUNAPE, in relation to UFG. In order to achieve the intended goal, we set out the specific objectives, namely: to discuss the process of understanding what support foundations are; identify and analyze the development of thought and theoretical knowledge about the foundations of support and verify through the actions of FUNAPE, the relationship between its performance and the Institutional Development Plan - PDI of UFG. To answer the problem and reach the goal we use a qualitative approach as a methodology. This study goes through bibliographic, documentary and empirical research, having as primary source the analysis of the documents provided in the PDI and the accountability of FUNAPE. The analysis of the empirical research showed little convergence between the UFG PDI and FUNAPE projects The information presented and the analyzes carried out in this work, allowed us to conclude that FUNAPE, as an institution supporting UFG, plays an important role, however we understand that Projects coordinated by FUNAPE are not directly related to the Actions provided for in the UFG PDIeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-03-01T18:54:32Z No. of bitstreams: 1 Alex do Carmo Aziz Assis.pdf: 1407111 bytes, checksum: daa82d61da08e9b983ceabd0deaed5ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T18:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alex do Carmo Aziz Assis.pdf: 1407111 bytes, checksum: daa82d61da08e9b983ceabd0deaed5ef (MD5) Previous issue date: 2020-10-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14673/Alex%20do%20Carmo%20Aziz%20Assis.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFUNAPE. Universidade Federal de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional.por
dc.subjectFUNAPE. Federal University of Goiás. Institutional Development Planeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleFundações de apoio nas universidades: um estudo da FUNAPE na Universidade Federal de Goiáseng
dc.title.alternativeSupport foundations in universities: a study by FUNAPE at the Federal University of Goiáseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alex do Carmo Aziz Assis.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.