Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4600
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações Sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis de 2010 a 2012.
Autor: Borba, Any Patricia 
Primeiro orientador: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Eleusa Bilemjian
Segundo membro da banca: Pinheiro, Veralúcia
Resumo: A pesquisa “Relações Sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis de 2010 a 2012” tem o objetivo de conhecer como são constituídas as relações sociais entre professores, estudantes e família e como as relações sociais interferem no processo educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados no Colégio Estadual João Barbosa Reis, uma escola pública de uma região periférica, de um bairro que iniciou a partir de um assentamento urbano. A discussão perpassa pelo contexto histórico, social, econômico e teórico que norteia as mudanças que aconteceram no processo educacional no Brasil desde o período colonial até a constituição de 1988 e a LDB de 1996. Propomos a discutir as relações de trabalho e educação e como elas se organização nas relações sociais constituídas, e quanto à vivência extraescolar interfere no processo educacional formal.
Abstract: The research "Social Relations in State College João Barbosa Reis from 2010 to 2012" aims to understand how social relations are formed among teachers, students and families and how social relations affect the educational process of children, adolescents, and young adults enrolled in the State College João Barbosa Reis, a public school in a peripheral region, in a neighborhood that started from an urban settlement. The discussion approaches historical context, social, and economic theory that drives changes which happened in educational process in Brazil from the colonial period to the 1988 constitution and the 1996 Education Law (LDB). We propose to discuss the relationship of labor and education and how they are to organize constituted social relations. We also propose to debate how Out-of-School experience interferes in formal education.
Palavras-chave: educação; Política pública; relações sociais; trabalho.
education, public policy, social relations, work.
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Borba, Any Patricia. Relações Sociais no Colégio Estadual João Barbosa Reis de 2010 a 2012.. 2012. 92 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4600
Data de defesa: 28-Nov-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Any Patrícia Borba.pdfTexto Principal2,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.