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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
Título(s) alternativo(s): The senses and meanings of the School Military Police Battalion for school communities in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - Goiás
Autor: Silva, Geanne Cardoso da 
Primeiro orientador: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Anderson de Brito
Segundo membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), teve como objetivo apreender os sentidos e significados da atuação do Batalhão da Polícia Militar Escolar do Estado Goiás, nas unidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. O processo de investigação foi fundamentado pelos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, que se estrutura pelo método materialista histórico-dialético. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos de sua constituição foram alicerçados pela pesquisa empírica, a coleta ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e a sistematização e análise alicerçaram-se nos procedimentos metodológicos denominado de núcleo de significação, sendo o suporte para materialização deste presente estudo. Organizou-se da seguinte maneira: O primeiro capítulo apresenta o Estado da Arte sobre Batalhão de Polícia Militar Escolar em produções científicas das instituições do Ensino Superior no Brasil, em vista de desvelar as discussões sobre esta temática nos Programa de Pós-Graduação do país, no qual foram localizadas produções nos seguintes programas: Cidadania e Violência, Saúde Pública, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Direitos Humanos, Educação, Engenharia de Produção, Psicologia, Políticas Públicas, Segurança Pública e Serviço Social. da Polícia Escolar Militar nos Estados brasileiro, em seguida trata da trajetória de criação do O segundo capítulo parte da discussão sobre a escola e a sua função social, como suporte para uma formação crítica e de apreensão da realidade, pautada no diálogo, cultivando práticas que levem à humanização, após, problematiza-se a questão do fenômeno da violência na escola, partindo da conceituação de suas diversas manifestações e consequências no ambiente escolar. O terceiro capítulo apresenta-se um resgate da constituição dos Batalhões Batalhão do estado de Goiás; logo após, problematiza a existência deste batalhões militares, projetos de leis que buscam normatizar ações da Polícia Militar nas escolas brasileira, como também o Programa Educacional de Resistência às Drogas, ação da Polícia Militar presente em todos os estados brasileiro. O quarto capítulo apresenta os sentidos e significados do Batalhão de Polícia Militar Escolar para os/as participantes da pesquisa, que foram estruturadas em quatro núcleos de significações: "Proteção, segurança e combate as violências"; "Tranquilidade e Tensão"; "Contribui e não Contribui"; "Para uns pacíficas, para outros/as causam incômodo, dor e sofrimento". Os resultados desta pesquisa revelaram que a polícia é aceita dentro do espaço escolar com o objetivo de proporcionar mais segurança, pois para os participantes da pesquisa a violência adentrou os muros da escola e dessa maneira interfere no processo de ensino e aprendizagem, assim como mencionaram que os atos de indisciplinadas praticados pelos alunos corrobora a aceitação da polícia dentro da escola, pois a presença dessa corporação intimida os alunos. Porém, não foi comprovado na pesquisa, que essa presença contribui para a função social da escola, pois não atuam de forma preventiva para prevenir a violência tanto, dentro quanto, nos arredores das escolas
Abstract: This research, linked to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), aims to apprehend the senses and meanings of the performance of the Military Police Battalion School of the State of Goiás, in the school units in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - Goiás. The investigation process was based on the theoretical assumptions of Vigotski's Socio-Historical Psychology, which is structured by the dialectical materialist method. Of a qualitative character, the methodological procedures of its constitution were based on empirical research, the collection took place through semistructured interviews and the systematization and analysis were based on the methodological procedures called the meaning core, being the support for the materialization of this study. It was organized as follows: The first chapter presents the State of the Art on School Military Police Battalion in scientific productions of Higher Education institutions in Brazil, in order to unveil the discussions on this theme in the country's Graduate Programs, in which productions were found in the following programs: Citizenship and Violence, Public Health, Social Sciences, Legal Sciences, Human Rights, Education, Production Engineering, Psychology, Public Policies, Public Security and Social Work. The second chapter starts from the discussion about the school and its social function, as a support for a critical formation and apprehension of reality, based on dialogue, cultivating practices that lead to humanization, afterwards, the issue of the phenomenon of violence in school, based on the conceptualization of its various manifestations and consequences in the school environment. The third chapter presents a rescue of the constitution of Battalions of the Military School Police in the Brazilian States, then deals with the trajectory of creation of the Battalion of the state of Goiás; soon after, it problematizes the existence of this military battalions, draft laws that seek to standardize actions by the Military Police in Brazilian schools, as well as the Drug Resistance Educational Program, an action by the Military Police present in all Brazilian states. The fourth chapter presents the senses and meanings of the Military School Police Battalion for the research participants, which were structured in four groups of meanings: "Protection, security and combating violence"; "Tranquility and tension"; "Contributes and does not Contribute"; "For some peaceful people, for others they cause discomfort, pain and suffering". The results of this research revealed that the police are accepted within the school space with the aim of providing more security, because for the research participants, violence has entered the school walls and thus interferes in the teaching and learning process, as well as mentioning that the undisciplined acts practiced by the students corroborate the acceptance of the police inside the school, because the presence of this corporation intimidates the students. However, it was not proven in the research, that this presence contributes to the social function of the school, as they do not act in a preventive way to prevent violence, both inside and around schools
Palavras-chave: Batalhão Escolar Militar; Batalhão Escolar Militar de Goiás; Violência na Escola; Psicologia Sócio-Histórica
Military School Battalion; Military School Battalion of Goiás; School Violence; Socio-Historical Psychology
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, Geanne Cardoso da. Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. 2020. 191 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606
Data de defesa: 29-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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