Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Geanne Cardoso da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346050593275685eng
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Anderson de Brito-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.date.accessioned2021-03-29T18:07:31Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationSilva, Geanne Cardoso da. Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. 2020. 191 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606-
dc.description.resumoA presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), teve como objetivo apreender os sentidos e significados da atuação do Batalhão da Polícia Militar Escolar do Estado Goiás, nas unidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. O processo de investigação foi fundamentado pelos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, que se estrutura pelo método materialista histórico-dialético. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos de sua constituição foram alicerçados pela pesquisa empírica, a coleta ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e a sistematização e análise alicerçaram-se nos procedimentos metodológicos denominado de núcleo de significação, sendo o suporte para materialização deste presente estudo. Organizou-se da seguinte maneira: O primeiro capítulo apresenta o Estado da Arte sobre Batalhão de Polícia Militar Escolar em produções científicas das instituições do Ensino Superior no Brasil, em vista de desvelar as discussões sobre esta temática nos Programa de Pós-Graduação do país, no qual foram localizadas produções nos seguintes programas: Cidadania e Violência, Saúde Pública, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Direitos Humanos, Educação, Engenharia de Produção, Psicologia, Políticas Públicas, Segurança Pública e Serviço Social. da Polícia Escolar Militar nos Estados brasileiro, em seguida trata da trajetória de criação do O segundo capítulo parte da discussão sobre a escola e a sua função social, como suporte para uma formação crítica e de apreensão da realidade, pautada no diálogo, cultivando práticas que levem à humanização, após, problematiza-se a questão do fenômeno da violência na escola, partindo da conceituação de suas diversas manifestações e consequências no ambiente escolar. O terceiro capítulo apresenta-se um resgate da constituição dos Batalhões Batalhão do estado de Goiás; logo após, problematiza a existência deste batalhões militares, projetos de leis que buscam normatizar ações da Polícia Militar nas escolas brasileira, como também o Programa Educacional de Resistência às Drogas, ação da Polícia Militar presente em todos os estados brasileiro. O quarto capítulo apresenta os sentidos e significados do Batalhão de Polícia Militar Escolar para os/as participantes da pesquisa, que foram estruturadas em quatro núcleos de significações: "Proteção, segurança e combate as violências"; "Tranquilidade e Tensão"; "Contribui e não Contribui"; "Para uns pacíficas, para outros/as causam incômodo, dor e sofrimento". Os resultados desta pesquisa revelaram que a polícia é aceita dentro do espaço escolar com o objetivo de proporcionar mais segurança, pois para os participantes da pesquisa a violência adentrou os muros da escola e dessa maneira interfere no processo de ensino e aprendizagem, assim como mencionaram que os atos de indisciplinadas praticados pelos alunos corrobora a aceitação da polícia dentro da escola, pois a presença dessa corporação intimida os alunos. Porém, não foi comprovado na pesquisa, que essa presença contribui para a função social da escola, pois não atuam de forma preventiva para prevenir a violência tanto, dentro quanto, nos arredores das escolaseng
dc.description.abstractThis research, linked to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), aims to apprehend the senses and meanings of the performance of the Military Police Battalion School of the State of Goiás, in the school units in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - Goiás. The investigation process was based on the theoretical assumptions of Vigotski's Socio-Historical Psychology, which is structured by the dialectical materialist method. Of a qualitative character, the methodological procedures of its constitution were based on empirical research, the collection took place through semistructured interviews and the systematization and analysis were based on the methodological procedures called the meaning core, being the support for the materialization of this study. It was organized as follows: The first chapter presents the State of the Art on School Military Police Battalion in scientific productions of Higher Education institutions in Brazil, in order to unveil the discussions on this theme in the country's Graduate Programs, in which productions were found in the following programs: Citizenship and Violence, Public Health, Social Sciences, Legal Sciences, Human Rights, Education, Production Engineering, Psychology, Public Policies, Public Security and Social Work. The second chapter starts from the discussion about the school and its social function, as a support for a critical formation and apprehension of reality, based on dialogue, cultivating practices that lead to humanization, afterwards, the issue of the phenomenon of violence in school, based on the conceptualization of its various manifestations and consequences in the school environment. The third chapter presents a rescue of the constitution of Battalions of the Military School Police in the Brazilian States, then deals with the trajectory of creation of the Battalion of the state of Goiás; soon after, it problematizes the existence of this military battalions, draft laws that seek to standardize actions by the Military Police in Brazilian schools, as well as the Drug Resistance Educational Program, an action by the Military Police present in all Brazilian states. The fourth chapter presents the senses and meanings of the Military School Police Battalion for the research participants, which were structured in four groups of meanings: "Protection, security and combating violence"; "Tranquility and tension"; "Contributes and does not Contribute"; "For some peaceful people, for others they cause discomfort, pain and suffering". The results of this research revealed that the police are accepted within the school space with the aim of providing more security, because for the research participants, violence has entered the school walls and thus interferes in the teaching and learning process, as well as mentioning that the undisciplined acts practiced by the students corroborate the acceptance of the police inside the school, because the presence of this corporation intimidates the students. However, it was not proven in the research, that this presence contributes to the social function of the school, as they do not act in a preventive way to prevent violence, both inside and around schoolseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-03-29T18:07:31Z No. of bitstreams: 1 Geanne Cardoso da Silva.pdf: 1422742 bytes, checksum: b2f00cfb74c97e24ac3c22389333e7e3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-29T18:07:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geanne Cardoso da Silva.pdf: 1422742 bytes, checksum: b2f00cfb74c97e24ac3c22389333e7e3 (MD5) Previous issue date: 2020-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14798/Geanne%20Cardoso%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectBatalhão Escolar Militar; Batalhão Escolar Militar de Goiás; Violência na Escola; Psicologia Sócio-Históricapor
dc.subjectMilitary School Battalion; Military School Battalion of Goiás; School Violence; Socio-Historical Psychologyeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleOs sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiáseng
dc.title.alternativeThe senses and meanings of the School Military Police Battalion for school communities in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - Goiáseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geanne Cardoso da Silva.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.