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Tipo do documento: Tese
Título: Políticas de inserção de estudantes no ensino superior no Brasil de 1995 a 2020: barreiras históricas de exclusão do jovem
Título(s) alternativo(s): Policies for the insertion of students in higher education in Brazil from 1995 to 2020: historical barriers of youth exclusion
Autor: Lopes, Suely Vieira 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Terceiro membro da banca: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Resumo: O presente trabalho "Políticas de Inserção de Estudantes no Ensino Superior no Brasil de 1995 a 2020: barreiras históricas de exclusão do jovem", inscrito na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, objetiva compreender as políticas de inserção de estudantes no Ensino superior relacionando-as aos projetos governamentais de 1995 a 2020, relativos aos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Rousseff (2011- Ago.2016), Michel Temer (Ago.2016 a 2018) e Jair Bolsonaro (2019-2020). Este estudo abrange a análise do ensino superior brasileiro e as possibilidades existentes de os jovens cursarem a graduação. Realiza um estudo do Neoliberalismo como arcabouço que permeia todos os governos e governantes que estiveram no poder no período delimitado desta análise. Volta-se para a pesquisa de dados junto aos relatórios do Censo do Ensino Superior, Portal Mec, Portal FNDE, Portal ProUni, Portal Fies, bem como os artigos e livros que tratam das temáticas relacionadas ao ensino superior. Utiliza abordagem materialista dialética como base de análise, objetivando a compreensão do acesso dos jovens ao ensino superior em cada um dos governos de 1995 a 2020. Visita, ainda, fontes teóricas pesquisadas que incluem: Marx (1980; 2005; 2011), Bava (1997), Boito Jr (2012), Dowbor (2020), Freitas (2018; 2020), dentre outros. Traz resultados que mostraram que, no referido período, dois contextos são vivenciados pelos jovens brasileiros em relação ao ensino superior: o 1.º representado pelos governos de direita com proposta do ultraneoliberalismo (Fernando Henrique, Michel Temer e Jair Bolsonaro); e o 2.º que corresponde aos governos de esquerda (Luiz Inácio da Silva e Dilma Rousseff). A partir desse entendimento, analisa a contribuição dos governos petistas que trouxeram a perspectiva da construção do Estado do Bem-Estar Social de conquistas sociais na educação, onde esta foi respeitada como direito social enquanto fundamento de cidadania, em contraposição aos governos de direita que, desde 2016, com o golpe parlamentar jurídico, mediático, vinculado ao capital financeiro e aos Estados Unidos, interpõe projeto de recolonização, de destruição das conquistas sociais e assevera o processo de mercantilização da educação via tentativas sucessivas de privatização da educação superior. Contexto no qual a educação superior confirma-se como estratégia da engrenagem do mercado que serve ao capital financeiro
Abstract: This work is part of the research line "State, Policies and Education Institutions". It aims to understand the policies for the insertion of students in Higher Education from 1995 to 2020, comprising the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Rousseff (2011-Ago.2016), Michel Temer (Ago.2016 a 2018) and Jair Bolsonaro (2019-2020). The study analyzes the Brazilian Higher Education System focusing on the possibilities for young people to access and achieve an undergraduate degree in each federal government from 1995 to 2020, applying the dialectical materialism approach. Data were collected from official reports available on governamental agencies websites (Portal Mec, Portal FNDE, Portal ProUni, Portal Fies). Specialized books and scientific articles about Higher Education were also considered as relevant sources. Marx (1980; 2005; 2011), Bava (1997), Boito Jr (2012), Dowbor (2020), Freitas (2018; 2020), among other authors, were used as theoretical sources. The research analyzes Neoliberalism as the framework that permeates all governments and the results indicate two scenarios experienced by Young people in Higher Education: the first one represented by right-winged, ultraneoliberal government (Fernando Henrique, Michel Temer and Jair Bolsonaro); and the second one, represented by left-winged governments (Luiz Inácio da Silva e Dilma Rousseff). The Workers¿ Party governments contributed to the implementation of the Social Well-being State, where Education is seen as a social right and the foundation of citizenship. On the contrary, the right-winged governments have established a recolonization Project, linked to financial capital and to the USA that destroys the social achievements and asseverates the commodification process of Higher Education, specially after the media - juridical - parliamentary coup held in 2016. In this case Higher Education is seen as an important strategy of the market at the service of financial capital
Palavras-chave: Ensino Superior. ProUni. Fies. Políticas Públicas.
Higher Education, ProUni, Fies, Public Policies
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Lopes, Suely Vieira. Políticas de inserção de estudantes no ensino superior no Brasil de 1995 a 2020: barreiras históricas de exclusão do jovem. 2020. 142 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4610
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

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