Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Antonia de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581007240827246eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Maria da Luz Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500eng
dc.contributor.referee1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee2Oliveira, Custodia Annunziata Spencieri de-
dc.date.accessioned2021-04-23T18:20:17Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationRibeiro, Antonia de Paula. Produção sígnica por ratio difficilis em "O poente da bandeira" de Mia Couto. 2021. 79 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4619-
dc.description.resumoA proposta desta leitura do texto estético de Mia Couto em O Poente da Bandeira, conto publicado no livro Estórias Abensonhadas, se atém ao modo de produção sígnica criativo e inédito, das expressões não convencionais icônicas nos casos de produção sígnica regulada por ratio difficilis. Este modo de produção de função sígnica foi diferenciado por Umberto Eco (2014) a partir da classificação dos signos de C. S. Peirce (2016) que classifica a metáfora como ícone, pela associação que promove com elementos de outra natureza na correspondência entre a expressão, imagem e conteúdo. A forma particular de uso da Língua Portuguesa, a referência das demais línguas de Moçambique, os artifícios expressivos na produção literária de Mia Couto são elementos de análise para alcançar a forma, sentidos e significados presentes na superfície do texto e na sua profundidade estética, imaginativa e discursiva. São apontadas características da linguagem, como marcas da tradição e da oralidade que transparecem como a busca pelo resgate da identidade, na qual a língua é o elemento de constituição, comunicação e de pertencimento; assim como, a complexidade, plurissignificação, inovação, intertextualidade e tudo o mais que constitui os elementos atrativos da linguagem literária de Mia Couto. ECO (2014, 2015), PEIRCE (2016), BARTHES (1973, 1989, 1990, 1992, 2001, 2007), CAVACAS (2015), BRUGIONI (2010, 2012) e RICOEUR (2000) são os principais autores, de cujas teorias nos valemos na realização deste estudoeng
dc.description.abstractThe purpose of this reading of Mia Couto's aesthetic text in O Poente da Bandeira, a story published in the book Estórias Abensonhadas, adheres to the creative and unprecedented way of sign production, of iconic unconventional expressions in the sign production processes regulated by ratio difficilis. This way of producing the sign function was differentiated by Umberto Eco (2014) based on the classification of the signs of C. S. Peirce (2016), which classifies the metaphor as an icon, by the association it promotes with elements of another nature in the correspondence between the expression, image and content. The particular form of use of the Portuguese language, the reference of other Mozambican languages, the expressive devices in Mia Couto's literary production are elements of analysis to reach the form, senses and meanings present on the surface of the text and in its aesthetic, imaginative depth and discursive. Characteristics of language are pointed out, as marks of tradition and orality that appear as the search for the rescue of identity, in which language is the element of constitution, communication and belonging; as well as, complexity, plurisignification, innovation, intertextuality and everything else that constitutes the attractive elements of Mia Couto's literary language. ECO (2014, 2015), PEIRCE (2016), BARTHES (1973, 1989, 1990, 1992, 2001, 2007), CAVACAS (2015), BRUGIONI (2010, 2012) and RICOEUR (2000) are the main authors, whose theories we use in the realization of this studyeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-04-23T18:20:16Z No. of bitstreams: 1 Antonia de Paula Ribeiro.pdf: 770819 bytes, checksum: 34ddc1c50fc273839be7c450b395d4e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-23T18:20:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonia de Paula Ribeiro.pdf: 770819 bytes, checksum: 34ddc1c50fc273839be7c450b395d4e4 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14858/Antonia%20de%20Paula%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCrítica literária. Semiótica. Linguagem Estética. Modo de Produção Sígnica.por
dc.subjectLiterature Critique. Semiotics. Aesthetic Language. Significant Production Modeeng
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artes: Letraseng
dc.titleProdução sígnica por ratio difficilis em "O poente da bandeira" de Mia Coutoeng
dc.title.alternativeSignal production by ratio difficilis in "O west of the flag" by Mia Coutoeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia de Paula Ribeiro.pdf752,75 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.