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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de enfermeiros para o Século XXI: finalidades educativas expressas na literatura científica da área de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Training of nurses for the 21st Century: educational purposes expressed in the scientific literature in the field of nursing
Autor: Saab, Kerlen Castilho 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Santana, Fabiana Ribeiro
Segundo membro da banca: Alves, Sergiane Bisinoto
Resumo: As mudanças na sociedade contemporânea e no processo produtivo capitalista originam transformações de natureza ideológica, cultural, científica, técnica, com demandas de mudanças para as práticas profissionais no cuidado à saúde e as finalidades educativas na formação destes profissionais, particularmente os enfermeiros. Essas novas práticas e finalidades educativas, por sua vez, envolvem questões sociais, culturais, políticas e éticas da formação de enfermeiros, o que leva à necessidade de uma reflexão crítica sobre quais finalidades educativas da formação devem ser atendidas. Dada essa problemática, esta pesquisa buscou elucidar quais finalidades educativas da formação de enfermeiros são tratadas em artigos científicos da área da enfermagem e que discussão é empreendida a respeito dessa questão. Em termos, buscou-se saber: quais são as finalidades que os artigos expressam sobre a formação de enfermeiros para atuarem no século XXI? O presente estudo fundamenta-se no conceito de finalidades educativas, conforme descrito por Yves Lenoir. Metodologicamente a investigação consistiu em uma revisão da literatura do tipo integrativa, com busca nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (MEDLINE/ PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. O período de abrangência do estudo foi de 2000 a 2018. Foram selecionados 58 artigos, cuja análise permitiu identificar as categorias das seguintes finalidades educativas: Desenvolvimentais - pessoal, cognitivo, aprendizado ao longo da vida; Desenvolvimento da Nação - cidadania; Desenvolvimento Econômico - empregabilidade/mercado de trabalho, conhecimento tecnológicos e científicos; Finalidades Normativas - igualdade, democracia e justiça, que beneficiam a Globalização. Ainda emergiram as categorias, Ética, Promoção de saúde, Integralidade, Diretrizes Curriculares, Desenvolvimento de Gerenciamento/liderança e, por fim, a categoria Promoção do vínculo entre paradigma pedagógico da formação e paradigma de atenção à saúde. Assim, englobando o cuidado humano que é o que sustenta os princípios da enfermagem, foi possível projetar as possíveis finalidades educativas da formação do enfermeiro, que são as bases determinantes dos currículos, no processo formativo e profissional dos enfermeiros. Portanto, considerando todas as mudanças globais e os desafios do século XXI, espera-se que esta pesquisa possa contribuir no direcionamento de reflexões, debates, norteamento e reorientações das finalidades da formação, ampliando-se para uma ótica social e política no cenário da Enfermagem
Abstract: The changes in contemporary society and in the capitalist productive process give rise to transformations of an ideological, cultural, scientific, technical nature, with demands for changes in professional practices in health care and the educational purposes in the training of these professionals, particularly nurses. These new educational practices and purposes, in turn, involve social, cultural, political and ethical issues in the training of nurses, which leads to the need for a critical reflection on which educational purposes of training must be met. Given this problem, this research sought to elucidate which educational purposes of the training of nurses are dealt with in scientific articles in the field of nursing and what discussion is undertaken regarding this issue. In terms, we sought to know: what are the purposes that the articles express about the training of nurses to work in the 21st century? The present study is based on the concept of educational purposes, as described by Yves Lenoir. Methodologically the investigation consisted of an integrative literature review, searching the following databases: National Library of Medicine National Institutes of Health (MEDLINE / PUBMED), Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS) and Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The study covered the period from 2000 to 2018. 58 articles were selected, whose analysis allowed to identify the categories of the following educational purposes: Developmental - personal, cognitive, lifelong learning; Nation Development - citizenship; Economic Development - employability / labor market, technological and scientific knowledge; Normative Purposes - equality, democracy and justice, which benefit Globalization. The following categories also emerged: Ethics, Health promotion, Comprehensiveness, Curriculum Guidelines, Management / leadership development and, finally, the category Promotion of the link between the educational pedagogical paradigm and the health care paradigm. Thus, encompassing the human care that sustains the principles of nursing, it was possible to project the possible educational purposes of the training of nurses, which are the determining bases of the curricula, in the training and professional process of nurses. Therefore, considering all the global changes and the challenges of the 21st century, it is hoped that this research can contribute to directing reflections, debates, guidance and reorientation of the purposes of training, expanding to a social and political perspective in the Nursing scenario
Palavras-chave: Formação do enfermeiro. Finalidades educativas. Ensino de enfermagem.
Nurse training. Educational purposes. Nursing education.
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicina
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
Citação: Saab, Kerlen Castilho. Formação de enfermeiros para o Século XXI: finalidades educativas expressas na literatura científica da área de enfermagem. 2020.139 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4625
Data de defesa: 17-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde
Mestrado em Atenção à Saúde

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