Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4631
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mobilidade urbana sustentável: políticas públicas e inovação em meios de transporte
Título(s) alternativo(s): Sustainable urban mobility: public policies and innovation in means of transport
Autor: Guimarães, Bruna Rodrigues 
Primeiro orientador: Pasqualleto, Antônio
Primeiro membro da banca: Moraes, Lucia Maria
Segundo membro da banca: Reis, Renato Barbosa
Resumo: Compreender a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas e de inovações relativas à mobilidade urbana sustentável consiste no objetivo do trabalho. As cidades brasileiras e também fora do país, passaram por um crescimento acelerado por um curto período, o que ocasiona em diversos problemas no dia-a-dia de quem vive nelas. Buscou-se apresentar uma base histórica e conceitual de mobilidade, com informações acerca da valorização do transporte motorizado em políticas implantadas no Brasil e dos impactos negativos. Salientou a importância da Política Nacional de Mobilidade Urbana e mostrou que foi um marco a respeito do desenvolvimento da discussão da temática no Brasil, mas que pouco foi realizado nas cidades brasileiras desde sua instituição em 2012. Afim de apresentar um exemplo positivo de política pública, contemplou-se o PlaNYC, um plano criado pelo prefeito Bloomberg em 2007 com o intuito de tornar Nova Iorque uma cidade melhor e mais verde. Este foi dividido em diversos segmentos com o propósito de fazer mudanças em toda a cidade. O plano tornou referência no segmento de transporte, por utilizar preceitos da mobilidade urbana sustentável valorizando o direito de ir e vir das pessoas, através do transporte não motorizado e o transporte coletivo. Dentro da mobilidade em Nova Iorque, o plano obteve mais pontos positivos que negativos nos seus sete anos de implantação. Por conseguinte, também foi introduzido na pesquisa um estudo sobre o novo sistema de transporte coletivo responsivo à demanda, o Citybus 2.0. Este foi uma inovação em uma capital brasileira, Goiânia, em busca da mobilidade urbana sustentável, e implantado para ser um substituto do transporte individual motorizado. Em dezoito meses de funcionamento já alcançou um alto número de usuários. Para compreender a qualidade do serviço fornecido, foi elaborado um formulário em plataforma digital para obter respostas relativas à satisfação dos usuários desse novo meio de transporte. Os resultados apontaram que o serviço foi avaliado como bom e ótimo por mais de oitenta por cento dos seus usuários
Abstract: Understanding the need to develop public policies and innovations related to sustainable urban mobility is the objective of the work. Brazilian cities and also outside the country, experienced rapid growth for a short period, which causes various problems in the day-to-day lives of those who live in them. We sought to present a historical and conceptual basis of mobility, with information about the valorization of motorized transport in policies implemented in Brazil and the negative impacts. Highlighted the importance of the Nacional Urban Mobility Policy (PNMU, in Portuguese) besides demonstrating that it was a milestone regarding the discussion about sustainable urban mobility in Brazil, although little was implemented in Brazilian cities since its conception. In order to present a positive example of public policy, PlaNYC was contemplated, a plan created by Mayor Bloomberg in 2007 with the aim of making New York a better and greener city. This was divided into several segments in order to make changes across the city. The plan has become a reference in the transport segment, as it uses the principles of sustainable urban mobility, valuing the people¿s right to come and go in the city, through non-motorized transport and public transport. Within mobility in New York, PlaNYC obtained more positives than negatives in its seven years of implantation. Therefore, a study on the new demand-responsive public transport, the Citybus 2.0, was also introduced into the research. This was an innovation in a Brazilian capital, Goiânia, in search of sustainable urban mobility. It was implemented to be a substitute for individual motorized transport and in eighteen months of operation it has already reached a high number of users. To understand the quality of the service provided, a questionnare was implemented on a digital platform to obtain answers regarding the satisfaction of users of this new transport. The results showed that its service is rated as good and excellent by more than eighty percent of its users
Palavras-chave: Cidade, Coletivo, Mobilidade, Satisfação, Transporte
City, Collective, Mobility, Satisfaction, Transport
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: Guimarães, Bruna Rodrigues. políticas públicas e inovação em meios de transporte. 2021.89 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4631
Data de defesa: 12-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Rodrigues Guimarães.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.