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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4636
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arnaldo Antunes: por uma poética pós-concreta, hipermoderna
Título(s) alternativo(s): Arnaldo Antunes: for a post-concrete, hypermodern poetics
Autor: Prudêncio, Leonardo 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Vieira Júnior, Paulo Antônio
Resumo: O trabalho artístico de Arnaldo Antunes tem se destacado por conter uma amplitude estética que engloba diversas ramificações do campo artístico. Isso o coloca como um dos mais inventivos poetas da atualidade. Ao lermos o que Gilles Lipovetsky (2015) salienta sobre a hipermodernidade, conseguimos encontrar algo de sua teoria evidenciado tanto na postura quanto na produção artística de Arnaldo Antunes. Para uma compreensão sobre o fazer literário moderno elencamos nomes como os de Paul Valéry (2018), Peter Bürguer (1993) e Harold Bloom (2003). Elencamos também teóricos que trabalham o tema da literatura contemporânea para nos auxiliarem nesse olhar condizente com o agora como Augusto de Campos (2015); Leonardo Villa-Forte (2019) Carlos Felipe Moisés (2019) e Antonio Cicero (2017). O ensaio crítico que Alessandra Santos (2012) desenvolveu sobre a obra do poeta Arnaldo Antunes nos auxiliou a uma compreensão mais ampla de sua seara poética, bem como, ter algum norte teórico sobre a poética contemporânea. Durante a feitura desse trabalho, foi pensada a estrutura de três capítulos: o primeiro aborda o histórico de como chegamos até a era da hipermodernidade, começando pelos Modernistas de 1922; o segundo capítulo nos apresenta as influências da Poesia Concreta na obra de Arnaldo e o último capítulo nos é mostrada a hipermodernidade em sua obra. Espera-se que esse trabalho, sobre a Hipermodernidade em Arnaldo Antunes, auxilie pesquisadores e entusiastas da obra do poeta paulistano e pós-concretista, como também fornecer amparo teórico sobre a literatura feita nesse início de século
Abstract: Arnaldo Antunes'artistic work has been highlighted for its esthetic amplitude that comes with many ramifications in the artistic field. That puts him on the spot being one of the most creative poets in our days. When we learn about what Gilles Lipovetsky (2015) says about the hypermodernity, we can reach something in his theory that sees eye to eye with Arnaldo Antunes'posture and artistic production. To Enlarge the view about this specific subject we can cite some modern writers such as Paul Valéry (2018), Peter Bürguer (1993) and Harold Bloom (2003) and also some theorists that work with the contemporarity literature such as Augusto de Campos (2015); Leonardo Villa-Forte (2019), Carlos Felipe Moisés (2019) and Antonio Cicero (2017). Alessandra Santos'essay (2012) about the poet Arnaldo Antunes enlightens us to understand much more about his poetry and also helps us to find more information about the contemporarity poetry. This dissertation is structured in three chapters: the first one brings a historical situation of the Hypermodernity since the Modernists from 1922; the second chapter shows us the influences of the Concrete Poetry in Arnaldo Antunes'work; the third chapter shows us the hypermodernity in his work. We expect that this work about the hypermodernity in Arnaldo Antunes helps the researchers and enthusiasts of the paulistano and post-concretist poet and offers more knowledge about the literature in the beginning of the century
Palavras-chave: Arnaldo Antunes. Gilles Lipovetsky. Hipermodernidade. Poesia brasileira
Arnaldo Antunes. Gilles Lipovetsky. Hypermodernity. Brazilian Poetry
Área(s) do CNPq: Linguistica, Letras e Artes: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Prudêncio, Leonardo. Arnaldo Antunes: por uma poética pós-concreta, hipermoderna. 2021. 101 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4636
Data de defesa: 25-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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