Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrudêncio, Leonardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7446348162951493eng
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176eng
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee2Vieira Júnior, Paulo Antônio-
dc.date.accessioned2021-06-28T18:59:34Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationPrudêncio, Leonardo. Arnaldo Antunes: por uma poética pós-concreta, hipermoderna. 2021. 101 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4636-
dc.description.resumoO trabalho artístico de Arnaldo Antunes tem se destacado por conter uma amplitude estética que engloba diversas ramificações do campo artístico. Isso o coloca como um dos mais inventivos poetas da atualidade. Ao lermos o que Gilles Lipovetsky (2015) salienta sobre a hipermodernidade, conseguimos encontrar algo de sua teoria evidenciado tanto na postura quanto na produção artística de Arnaldo Antunes. Para uma compreensão sobre o fazer literário moderno elencamos nomes como os de Paul Valéry (2018), Peter Bürguer (1993) e Harold Bloom (2003). Elencamos também teóricos que trabalham o tema da literatura contemporânea para nos auxiliarem nesse olhar condizente com o agora como Augusto de Campos (2015); Leonardo Villa-Forte (2019) Carlos Felipe Moisés (2019) e Antonio Cicero (2017). O ensaio crítico que Alessandra Santos (2012) desenvolveu sobre a obra do poeta Arnaldo Antunes nos auxiliou a uma compreensão mais ampla de sua seara poética, bem como, ter algum norte teórico sobre a poética contemporânea. Durante a feitura desse trabalho, foi pensada a estrutura de três capítulos: o primeiro aborda o histórico de como chegamos até a era da hipermodernidade, começando pelos Modernistas de 1922; o segundo capítulo nos apresenta as influências da Poesia Concreta na obra de Arnaldo e o último capítulo nos é mostrada a hipermodernidade em sua obra. Espera-se que esse trabalho, sobre a Hipermodernidade em Arnaldo Antunes, auxilie pesquisadores e entusiastas da obra do poeta paulistano e pós-concretista, como também fornecer amparo teórico sobre a literatura feita nesse início de séculoeng
dc.description.abstractArnaldo Antunes'artistic work has been highlighted for its esthetic amplitude that comes with many ramifications in the artistic field. That puts him on the spot being one of the most creative poets in our days. When we learn about what Gilles Lipovetsky (2015) says about the hypermodernity, we can reach something in his theory that sees eye to eye with Arnaldo Antunes'posture and artistic production. To Enlarge the view about this specific subject we can cite some modern writers such as Paul Valéry (2018), Peter Bürguer (1993) and Harold Bloom (2003) and also some theorists that work with the contemporarity literature such as Augusto de Campos (2015); Leonardo Villa-Forte (2019), Carlos Felipe Moisés (2019) and Antonio Cicero (2017). Alessandra Santos'essay (2012) about the poet Arnaldo Antunes enlightens us to understand much more about his poetry and also helps us to find more information about the contemporarity poetry. This dissertation is structured in three chapters: the first one brings a historical situation of the Hypermodernity since the Modernists from 1922; the second chapter shows us the influences of the Concrete Poetry in Arnaldo Antunes'work; the third chapter shows us the hypermodernity in his work. We expect that this work about the hypermodernity in Arnaldo Antunes helps the researchers and enthusiasts of the paulistano and post-concretist poet and offers more knowledge about the literature in the beginning of the centuryeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-06-28T18:59:34Z No. of bitstreams: 1 Leonardo Prudêncio.pdf: 1526469 bytes, checksum: f48118c291d0487bff54aa9c1796f3d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T18:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo Prudêncio.pdf: 1526469 bytes, checksum: f48118c291d0487bff54aa9c1796f3d8 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14927/Leonardo%20Prud%c3%aancio.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectArnaldo Antunes. Gilles Lipovetsky. Hipermodernidade. Poesia brasileirapor
dc.subjectArnaldo Antunes. Gilles Lipovetsky. Hypermodernity. Brazilian Poetryeng
dc.subject.cnpqLinguistica, Letras e Artes: Letraseng
dc.titleArnaldo Antunes: por uma poética pós-concreta, hipermodernaeng
dc.title.alternativeArnaldo Antunes: for a post-concrete, hypermodern poeticseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonardo Prudêncio.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.