Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria do Carmo Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9207377486191732eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee1Ertzogue, Marina Hainzenreder-
dc.contributor.referee2Marinho, Tais Alves-
dc.date.accessioned2021-06-28T19:23:03Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationSouza, Maria do Carmo Teixeira de. Relações étnico-raciais na escola: desafios contemporâneos. 2021. 121 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4637-
dc.description.resumoO presente estudo vinculado à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural aborda o fenômeno da evasão escolar como objeto de investigação, identificando-se com a hipótese de exclusão histórica do sujeito negro nas instituições escolares, bem como as possíveis evidências de evasão de alunos/as negros/as e pardos/as do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio entre os anos de 2010 e 2018. A pesquisa de campo foi realizada em dois colégios estaduais da região sul de Goiânia: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva e Colégio Estadual de Período Integral Pedro Xavier Teixeira. O estudo orienta-se pela proposta metodológica com a verificação de documentos em busca de informações nas fichas individuais dos/as alunos/as evadidos/as arquivadas na secretaria da escola; por relato memorial das experiências próprias ao longo do trabalho como docente em sala de aula; e, por último, bibliográfico, entrecruzando as descrições da relação de trabalho do mundo capitalista reproduzido nas instituições escolares como modelo único de racionalidade eurocêntrica que dialogará com a Lei n.º 10.639, de 2003. Esse foi um modo de trazer para a discussão a escola na perspectiva ¿brasileira¿ e assim dialogar com o pensamento de Otaíza Romanelli (1978), Aníbal Quijano (2005), Ramón Grosfoguel (2008), Stuart Hall (2000), Demerval Saviani (2015), Paulo Freire (2000) e Emília Viotti da Costa (2010). Portanto, o vínculo à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural, optou-se pela perspectiva decolonial com ressignificação, reconhecimento e entendimento dos ¿porquês¿ das desigualdades sociais presentes contemporaneamente na nossa sociedade, possibilitando visualizar novos horizontes de reescrita da história e de outras narrativaseng
dc.description.abstractThe present study linked to the research line History Education and Cultural Diversity approaches the school dropout phenomenon as an object of investigation, identifying itself with the hypothesis of historical exclusion of the black subject in school institutions, as well as the possible evidence of evasion committed by black and brown students students in the 9th grade of elementary school and 1st grade between the years 2010 and 2018. The field research was conducted in two state schools in the southern region of Goiânia: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva and Colégio Estadual de Período Integral Pedro Xavier Teixeira. The study is guided by the methodological proposal in the verification of documents in search of information in the individual files of evaded students arquived in the school administration, and also with a memorial report of one's own experiences as a teacher in the classroom, and finally, a bibliography intertwining with descriptions of the working relationship of the capitalist world reproduced in school institutions as a unique model of Eurocentric rationality that will dialogue with Law 10. 639 of 2003, as one of the ways to bring the school to the discussion in the 'Brazilian' perspective and for that dialogue with the thought of Otaiza Romanelli (1978) Anibal Quijano (2005), Ramon Grosfoguel (2008), Stuart Hall (2000), Demerval Saviane (2015), Paulo Freire (2000) and Emilia Viotti da Costa (2010). Therefore, the link to the research line History Education and Cultural Diversity, opted for the decolonial perspective with re-signification, recognition and understanding of the questions of social inequalities present at the same time in our society, making it possible to visualize new horizons of rewriting history and other possible narrativeseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-06-28T19:23:03Z No. of bitstreams: 1 Maria do Carmo Teixeira de Souza.pdf: 2560437 bytes, checksum: f943b90d0bafd89b4ff0c21d02a0b6f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T19:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria do Carmo Teixeira de Souza.pdf: 2560437 bytes, checksum: f943b90d0bafd89b4ff0c21d02a0b6f6 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/14929/Maria%20do%20Carmo%20Teixeira%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectevasão escolar; epistemologias; poder hegemônico; afrodescendentespor
dc.subjectschool evasion; epistemologies; hegemonic power; afrodescendantseng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: históriaeng
dc.titleRelações étnico-raciais na escola: desafios contemporâneoseng
dc.title.alternativeEthnic-racial relations at school: contemporary challengeseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria do Carmo Teixeira de Souza.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.