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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora
Título(s) alternativo(s): Education as a practice of freedom and pedagogy of autonomy: Paulo Freire: for a humanizing education
Autor: Ferreira, Maria Magdalena 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Leal, Cristyane Batista
Segundo membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Resumo: Este estudo tem como objeto a proposta educacional de Paulo Freire e foi pensado a partir da concepção temática da constituição do intelectual e sua trajetória e militância política. A assertiva reflete o engajamento político desse pensador na causa educacional, o que nos conduz à busca pela resposta ao seguinte problema/questão de pesquisa: qual foi a trajetória intelectual desse educador que lhe possibilitou a formulação de seus postulados? Com essa reflexão, objetivou-se analisar sua trajetória intelectual a partir de suas obras. Para tanto, foram consultadas fontes primárias, quais sejam, as obras desse estudioso da causa educacional, e fontes secundárias, ou seja, as obras de autores que o estudam ou tratam sobre a Educação de adultos no Brasil. A metodologia empregada, portanto, classifica-se como pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo propósito foi compreender o percurso intelectual de Paulo Freire, como dito, a partir dos livros Pedagogia do Oprimido; A importância do ato de ler - em três artigos que se completam; Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; e em especial, das obras Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia da Autonomia. Essas duas últimas foram escolhidas para compor o último capítulo deste trabalho por serem a primeira e última das obras desse intelectual, respectivamente, sendo, portanto, loco propício para compreender o nascimento e o encerramento de sua escrita sobre os atos de ensinar e aprender em uma sociedade capitalista. Neste contexto, as ideias desse intelectual confrontam a educação bancária e a educação humanizadora. O resultado desse confronto foi o nascimento de uma concepção de educação que tem por princípio o diálogo entre homens e mulheres, sujeitos cognoscentes, capazes de transformarem a si mesmos e o mundo por meio do conhecimento sistematizado
Abstract: This study has as its object Paulo Freire¿s educational proposal and it was thought from the thematic conception of the constitution of the intellectual and his trajectory and political activism. This assertion reflects the political engagement of this thinker in educational cause, which leads us to the search for the answer to the following research problem/question: what was his intellectual trajectory that enabled him to formulate his postulates? Based on this reflection, the objective was to analyze his intellectual trajectory based on his works. For that, primary sources were consulted, that is, the books of this educational cause researcher, and secondary sources, that is, the works of authors who study or deal with adult education in Brazil. The methodology took place through a qualitative bibliographic research in which the aim was to understand Paulo Freire's intellectual path from the books Pedagogy of the Oppressed (Pedagogia do Oprimido); The Importance of the Act of Reading (A Importância do Ato de Ler) - in three complementing articles; Conscientization - Theory and Practice of Liberation - an introduction to Paulo Freire's thoughts (Conscientização - Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire), and, especially, in Education: The Practice of Freedom (Educação como Prática da Liberdade) and Pedagogy of Freedom (Pedagogia da Autonomia). These two last ones were chosen to compose the last chapter of this study because they are the first and last works of this intellectual, being a favorable place to understand the beginning and the end of his writing on the teaching and learning acts in a capitalist society. In this context, Paulo Freire's ideas confront bank education and humanizing education. The result of this confrontation was the birth of a conception of education which has as a principle the dialogue between men and women, cognizant subjects, capable of transforming themselves and the world through the systematized knowledge
Palavras-chave: Educação. Conhecimento. Intelectual. Paulo Freire
Education. Knowledge. Intellectual. Paulo Freire
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Ferreira, Maria Magdalena. Educação como prática da liberdade e pedagogia da autonomia: Paulo Freire : por uma educação humanizadora. 2021.85fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4640
Data de defesa: 30-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

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