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Tipo do documento: Dissertação
Título: A forma narrativa em Una pura formalità; Mulholland Drive; Tlön, Uqbar, Orbis Tertius
Título(s) alternativo(s): The narrative form in Una pura formalità; Mulholland Drive; Tlön, Uqbar, Orbis Tertius
Autor: Silva Neto, Almiro Franco 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Ferreira, Elizete Albina
Resumo: A Dissertação estuda três obras artísticas; duas provenientes do Cinema e uma da Literatura. Os filmes são Una Pura Formalità, de Giuseppe Tornatore e Mulholland Drive, de David Lynch; e o conto Tlön, Uqbar, Orbis Tertius de Jorge Luis Borges. Busca-se descobrir a estratégia textual das obras e, assim, o significado comunicado pela aparência objetiva que apresentam. A teoria que guia as análises provém do neoformalismo e da psicologia cognitiva conforme está nos trabalhos de David Bordwell e Kristin Thompson, majoritariamente, mas também na abordagem de Ernest Gombrich à história da arte. Tal teoria também orienta o estudo da obra de Jorge Luis Borges. Cada filme é analisado minuciosamente pela técnica da segmentação - divisão do filme em partes menores para descobrir como se dá e o que comunica seu desenvolvimento; a análise é feita diretamente pelo contato com a reprodução dos filmes em um programa de edição profissional de vídeos que permite a coleta de cada fotograma. Por fim, esboçamos uma interpretação dos dados obtidos que apontam para uma forma narrativa elaborada de modo a prever e contar com a participação do espectador/leitor capaz de captar pistas narrativas e por meio delas resolver o problema proposto pelo enredo. O conto Tlön, Uqbar, Orbis Tertius apresenta um enredo disposto em camadas imbricadas umas nas outras; embora o narrador em primeira pessoa seja o mesmo a estória é transmitida como conjunto de pequenas narrativas que se desenvolvem à medida que a leitura avança. Jorge Luis Borges tornado personagem da ficção relata a descoberta da região (um país) Uqbar localizado nas imediações do Iraque ou da Ásia Menor; Tlön é um cosmo, um planeta registrado pela literatura de Uqbar; e Orbis Tertius o terceiro momento, quando já a ficção destece as tramas da realidade e passa a existir fora da diegese, insinuando sua existência por entre as linhas da realidade material e objetiva. Outros contos de Borges também desenvolvem enredos imbricados uns nos outros, à semelhança dos contos encontrados em As Mil e Uma Noites; para a Dissertação optou-se por uma aproximação entre o conto Tlön e "O Informe de Brodie". "O informe" é uma espécie de resposta ao conto anterior, uma afirmação da ficção sob a forma de negação, recurso caro ao estilo do fraseado do autor. A forma narrativa do conto Tlön não é elaborada apenas de maneia a esperar a participação do leitor para a construção de seu significado ou significados, mas desafia amistosamente a recepção a conhecer quais dados são reais, quais são fantásticos, e completada a operação, entrega uma peça que apresenta a metaliteratura, a possibilidade da criação literária não apenas restrita às fronteiras inalcançáveis dos literatos profissionais
Abstract: The Dissertation studies three artistic works; two are from Cinema and one from Literature. The movies analyzed are the following Una Pura Formalità, by Giuseppe Tornatore and Mulholland Drive, by David Lynch; and the short story Tlön, Uqbar, Orbis Tertius by Jorge Luis Borges. It seeks to discover the textual strategy of the works and, thus, the meaning communicated by the objective appearance they present. The theory that guides the analysis comes from neoformalism and cognitive psychology as it is in the works of David Bordwell and Kristin Thompson, mostly, but also in Ernest Gombrich's approach to art history. This theory also guides the study of the work of Jorge Luis Borges. Each film is minutely analyzed using the segmentation technique - the division of film into smaller parts to find out how it works and what his development communicates; the analysis is made directly by contact with the reproduction of the films in a professional video editing program that allows collect of each frame. Finally, we outline an interpretation of the data obtained that point to a narrative form elaborated in order to predict and count on the participation of the viewer / reader capable of capturing narrative clues and, through them, solving the problem proposed by the plot. The short story Tlön, Uqbar, Orbis Tertius presents a plot arranged in layers imbricated into each other; although the first person's narrator is the same the story is transmitted as a set of small narratives that develop insofar reading advances. Jorge Luis Borges converted in fiction character reports the discovery of the region (a country) Uqbar located in the immediate vicinity of Iraq or Asia Minor; Tlön is a cosmos, a planet recorded by the literature of Uqbar; and orbis tertius is the the third moment, when fiction undoes the fabric of reality and happens to exist outside the diegesis, insinuating its existence between the lines of material and objective reality. Other Borges¿s short stories also develop plot lines overlapped each other, like the tales found in The Thousand and One Nights; for this work was opted for an approximation between Tlön and " Doctor Brodie's Report ". The report is a kind of response to the previous short story, an affirmation of fiction in the form of denial, expensive resource in the style of the author's phrasing. The narrative form of Tlön's short is not only drawn up in ways to expect the participation of the reader for the construction of its meaning or meanings, but challenges the reception to know which data are real, which are fantastic, and completed the operation delivers a piece that presents the metaliterature, the possibility of literary creation not only restricted to the unreachable borders of professional writers
Palavras-chave: Forma Narrativa, Neoformalismo, Psicologia Cognitiva, Metaliteratura, Hipermodernidade
Narrative Form, Neoformalism, Cognitive Psychology, Metaliterature, Hypermodernity
Área(s) do CNPq: Linguistica, Letras e Artes: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Silva Neto, Almiro Franco. A forma narrativa em Una pura formalità; Mulholland Drive; Tlön, Uqbar, Orbis Tertius. 2021. 124 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4653
Data de defesa: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras
Mestrado em Letras

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