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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Lízia Khênya de Campos Rosa Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7966440037866921eng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Átila Silva Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311689779309999eng
dc.contributor.referee1Correia, Paulo Petronilo-
dc.contributor.referee2Vieira Júnior, Paulo Antônio-
dc.date.accessioned2021-07-23T20:13:49Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationMachado, Lízia Khênya de Campos Rosa Oliveira. Pelos Becos da memória: uma análise da autorrepresentação negro-feminina em Conceição Evaristo. 2021. 80 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4655-
dc.description.resumoEsta dissertação pretende refletir como a literatura negro-feminina vem através dos escritos de Conceição Evaristo e, especificamente pela narrativa de Becos da Memória, reivindicar uma narrativa protagonizada pela mulher preta para torná-la sujeito de sua própria história. Em um momento em que a literatura contemporânea se propõe a discutir e a problematizar o fazer literário a partir do relato de personagens e, de autores que são oriundos de espaços marginalizados social e culturalmente, tenciona-se refletir sobre a capacidade que tal escrita tem de trazer visibilidade a lugares e pessoas antes não, ou pouco reconhecidas no meio literário a partir de seu próprio "lugar de fala" (RIBEIRO, 2019). Através da narrativa de suas memórias Evaristo reivindica uma literatura que, rompe com os padrões impostos em representações estigmatizadas e preconceituosas, que vigoram em nossa sociedade. O estudo dialoga com as teorias de bell hooks (2019) , Lélia Gonzales (2018), Angela Davis (2016), Audre Lorde (2020), Patrícia Hill Collins (2016), Grada Kilomba(2019), Chimamanda Adichie(2019), Gayatri Spivaki (2016), Djamila Ribeiro (2019), Sueli Carneiro (2019) e tantos outras, pretende-se refletir sobre a literatura negro-feminina como forma de resistência e subversão em um contradiscurso que compreenda a identidade da mulher preta como produtora de discursos repletos de significados e proximidade com o leitor. Seja através do reconhecimento de si ou do reconhecimento do outro, Becos da Memória vem propor uma fratura no status quo literário permitindo que outras vozes sejam ouvidas a partir de uma perspectiva que, até então eram exclusivas de uma elite branca, heteronormativa e com privilégios de classeeng
dc.description.abstractThis dissertation intends to reflect on how Black women's literature, through Conceição Evaristo's writings, demands narratives in which a Black woman is the main character of her own story. In a time in which the current literature scene proposes discussions and the critical thought of the writing process coming from the character's perspective, and authors who are from socially and culturally marginalized spaces, it is important to reflect on the ability of this type of writing to bring visibility to places and people not or barely known in the literary world by giving them their own "standpoint speech" (RIBEIRO, 2019). Through the telling of her memories, Evaristo demands that the literature breaks with the imposed standards of prejudiced and stigmatized representations in our society. This study converses with the theories of bell hooks (2019), Lélia Gonzales (2018), Angela Davis (2016), Audre Lorde (2020), Patrícia Hill Collins (2016), Grada Kilomba (2019), Chimamanda Adichie(2019), Gayatri Spivaki (2016), Djamila Ribeiro (2019), Sueli Carneiro (2019), and so many others, and it intends to reflect about Black women's literature as resistance and a subversive way to understand Black women's identity as producers of meaningful and close-to-reader discourses. Whether through the self recognition or the recognition of the other, Becos da Memória proposes a fracture of the literary status quo, allowing other voices to be heard from a perspective that was exclusive to a white, heteronormative, and class privileged eliteeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-07-23T20:13:49Z No. of bitstreams: 1 Lizia Khênya de Campos Rosa Oliveira Machado.pdf: 682207 bytes, checksum: 31a484e9f883e9ca72362d9923b2835b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-23T20:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lizia Khênya de Campos Rosa Oliveira Machado.pdf: 682207 bytes, checksum: 31a484e9f883e9ca72362d9923b2835b (MD5) Previous issue date: 2021-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15007/Lizia%20Kh%c3%aanya%20de%20Campos%20Rosa%20Oliveira%20Machado.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectConceição Evaristo, Becos da Memória, Subalternidade, Lugar de Fala, Escrevivência, Memóriapor
dc.subjectBlack women’s literature; Black feminism; Memoryeng
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artes: Letraseng
dc.titlePelos Becos da memória: uma análise da autorrepresentação negro-feminina em Conceição Evaristoeng
dc.title.alternativeThrough the Alleys of Memory: an analysis of black-female self-representation in Conceição Evaristoeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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